TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração Alpha

Trabalho Escolar: Geração Alpha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 5

Origem do termo (do nome da geração). Por que esse nome?

Apesar de já haver definição para as próximas letras (Geração Z), esta geração não está definida, exatamente numa época, mas segundo seu comportamento e hábito: essa é uma geração eternamente conectada e preocupada com a ecologia e respeito ao meio ambiente.

O atual problema é entender até que época esta geração será considerada, já que as letras do alfabeto Latino, utilizado para classificar as gerações, se esgotaram as letras. Desde a geração X, filha dos Baby Boomers, Y e Z, utilizaram-se o final do alfabeto Latino para denominar as diferentes gerações.

Então qual letra utilizar para classificar a geração que vem a seguir?

Segundo a ordem do alfabeto Latino, não faria sentido utilizar letras anteriores a X, Y ou Z.

A solução desse problema foi dada por diversos sociólogos de uma forma simples: Iniciar os nomes das próximas gerações através do alfabeto Grego, e de preferência começar pela primeira letra desse alfabeto. Assim, surge o nome de geração que é designada pela letra Alfa (Ou Alpha, em Inglês), e já está definida como o nome da geração nascida em 2010.

Segundo estudiosos, esta geração será caracterizada pela instrução e educação, nenhuma outra geração teve tanto acesso ao conhecimento humano como esta que começou a se formar agora. Essa geração será composta tanto pelos filhos da geração Y, como da geração Z.

Em que época, período ela aconteceu (ou está acontecendo)? Por quê?

A geração Alfa não tem características precisas definidas, e, nasceram em um mundo globalizado e conectados em redes, desfrutando da tecnologia no seu dia-a-dia. O modo de pensar dessa geração será influenciado pelo fácil acesso das informações, e da enorme capacidade de assimilação das informações.

Essa geração que hoje embora ainda bebês, tomam uma projeção sugerida pelos acontecimentos, e tendências que as gerações de seus pais e avós deixaram como herança, nos aspectos econômicos no mundo onde os países em desenvolvimento estão ganhando cada vez mais espaços, antes ocupados inteiramente pelos países ricos Europeus e os Estado Unidos da América e que tem o seu poder cada vez mais descentralizado. Também como herança as mudanças de comportamento pessoal, social e profissional. (McCrindle, 2010 )

Quais são os fatos que marcaram ou marcam esta geração? Como marcam? Por quê?

Essa geração de filhos da geração Y em sua maioria e na minoria filhos das gerações X e Z nasceram a partir de 2010. Os principais fatos marcantes são:

1- Barack Obama, eleito como primeiro presidente negro nos Estado Unido da América,

2- Dilma Rousseff primeira mulher a ser eleita presidente da Republica Federativa do Brasil,

3- 2010 foi o ano internacional da biodiversidade,

4- 1º Copa do Mundo de Futebol realizado no continente Africano (África do Sul)

5- Sismo, que abalaram vários países da Europa por causa da crise econômica

6- Início da pacificação dos morros do Rio de Janeiro.

Quais são as suas características gerais dos indivíduos da geração? Por que ocorrem?

Não há característica precisas definida, mas podemos considerar que será uma geração cibernética que nasce em um mundo conectado em redes, com maior acesso ao conhecimento humano, instrução e educação mais ampla em relação às gerações anteriores. Não haverá barreira especial para a tecnologia, e isso vai refletir no crescimento, no estímulo aos relacionamentos virtuais. Está geração será caracterizada a grande consumidora de informações, com uma visão que resulta da possibilidade e oportunidades positivas. Os grupos de pesquisam mostram que uns terços das famílias gastam mais de quinhentos dólares por crianças ao ano, no aspecto de material tecnológico. “Crescerá em maior proporção filhos de pais mais velhos, mais ricos, com menos irmãos e mais entretenimento e opções tecnológicas” (McCrindle,2010).

Fica um mistério no ar quando falarmos de religião para esta geração, em um mundo cada vez menos religioso e mais materialista com ídolos figurados em artistas, atletas e personalidades que se dizem ateus, sem esquecer que vivemos em um Brasil cada vez mais evangélico e menos católico, um mundo com liberdade homossexual e de famílias sem filhos.

Outro dilema seria em relação à saúde da geração Alfa, estes sofrerão de novas doenças decorrentes ao estresse, ansiedade, sedentarismo e obesidade cada vez mais comuns o mundo moderno. Além das possíveis doenças causadas pela agressão ao meio ambiente que afetam o ar, camada de ozônio e outras patologias que futuramente poderão surgir. Em contra partida, também poderão surgir para esta geração às vacinas e curas de doenças hoje existentes, esta geração tende a ser uma geração mais preocupada com o meio ambiente devido à propensão de sustentabilidade e biodiversidade.

Quais são as características dos indivíduos quando atuam na empresa? Por que ocorrem?

A geração alfa começará mais cedo na escola e estudará mais tempo que as gerações anteriores além de representar 64% contra 36% da geração Z na força de trabalho em 2030. Esta geração deverá trabalhar mais e terá uma média de cinco carreiras e vinte empregadores diferentes em sua vida de acordo com a pesquisa de McCrindle.

Conforme Howard

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com