TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração Y

Pesquisas Acadêmicas: Geração Y. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2013  •  3.420 Palavras (14 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 14

geraçao y trabalho de psicologia organizacional

O ESTILO DE GESTÃO DA GERAÇÃO Y: CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS

Ana Caroline SALVIANO (1); Daniel VIEIRA (2); Maria Luiza COSTA (3); Milton ARAÚJO (4); Pollyanna ARAÚJO (5); Thaiguara LINHARES (6).

(1) IFPB, Av. 1º de maio,720 – Jaguaribe, João Pessoa – PB, e-mail: caroline.salviano@yahoo.com.br

(2) IFPB, Av. 1º de maio,720 – Jaguaribe, João Pessoa – PB, e-mail: daniel_stvieira@hotmail.com

(3) IFPB, Av. 1º de maio,720 – Jaguaribe, João Pessoa – PB, e-mail: mluizacs@gmail.com

(4) IFPB, Av. 1º de maio,720 – Jaguaribe, João Pessoa – PB, e-mail: msegundo_2@yahoo.com.br

(5) IFPB, Av. 1º de maio,720 – Jaguaribe, João Pessoa – PB, e-mail: pollyrn@ymail.com

(6) IFPB, Av. 1º de maio,720 – Jaguaribe, João Pessoa – PB, e-mail: thaiguara_jp@hotmail.com

RESUMO

A era da informação tem sido marcada pelo surgimento de grandes líderes. Neste sentido compreender as características dos gestores da geração Y se reveste de significativa importância no cenário administrativo. Assim, o presente trabalho teve como objetivo geral verificar os estilos de liderança apresentados pelos gestores denominados de Geração Y e como objetivos específicos identificar as características apresentadas pelos gestores da empresa estudada, relacionar as características dos gestores da Geração Y com os estilos de liderança estudados na literatura e apontar as tendências de liderança para os novos gestores.

Para compreensão dos recursos teóricos foram abordados aspectos relacionados com o conceito de liderança, os tipos atuais de liderança e as características da geração Y, além das perspectivas dos líderes dessa geração. Para efeito metodológico, foi utilizado e aplicado um questionário aos gestores e colaboradores de uma empresa privada da área de TI (Tecnologia da Informação). Os resultados alcançados mostram que os gestores da empresa apresentam características relacionadas com inovação, criatividade, abertura, flexibilidade, determinação entre outras, características essas, também, percebidas pelos colaboradores internos.

Palavras-chave: Estilo de liderança - Geração Y- Colaborador Interno.

1 INTRODUÇÃO

No contexto atual, marcado pelas constantes mudanças advindas da globalização, as empresas vivem uma nova realidade: a era da informação e do conhecimento. Para se destacar no mercado competitivo, as empresas buscam por líderes da geração Y, por estarem qualificados e atualizados com essas mudanças.

Para compreender esse novo contexto em sua prática administrativa, o presente artigo buscou verificar os estilos de liderança apresentados pelos gestores denominados de Geração Y. Para isso, é necessário identificar as características apresentadas pelos gestores da empresa estudada, relacionar as características dos gestores da Geração Y com os estilos de liderança estudados na literatura e apontar as tendências de liderança para os novos gestores.

Sendo assim, este artigo pretendeu responder a seguinte questão: Quais as características apresentadas pelos gestores da Geração Y que assemelham-se aos atuais modelos de liderança?

2 O ESTILO DE LIDERANÇA DA GERAÇÃO Y

2.1 Compreendendo o Conceito de Liderança

De acordo com Chiavenato (2004), todas as organizações precisam de líderes em todos os seus níveis e em todas as suas áreas de atuação. A liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre, exclusivamente, em grupos sociais e nas organizações quando se apresenta uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida, através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

Em uma das abordagens clássicas da administração, a das Relações Humanas, foi realizada a Experiência de Hawthorne buscando averiguar a influência das condições físicas de trabalho na produtividade e eficiência dos trabalhadores. Nessa experiência, foi verificada que as maiores influências no grupo eram de líderes que batalhavam pelos objetivos do grupo, ajudando e motivando os funcionários e os demais componentes do grupo a executarem melhor suas tarefas (CHIAVENATO, 2000).

De acordo com o livro Liderança, de John Garner (1990), liderança é o processo de persuasão ou de exemplo, através do qual um indivíduo ou equipes induzem um grupo a dedicar-se a objetivos defendidos pelo líder, ou partilhados pelo líder e seus seguidores. Também, Robbins (2005) define liderança como a capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas.

A origem dessa influência pode ser formal, como a que é conferida por um alto cargo na organização. Como essas posições subentendem certo grau de autoridade, uma pessoa pode assumir um grau de liderança em função do cargo que ocupa. Nem todos os líderes são administradores e nem todos os executivos são líderes. O fato de a organização conferir a seus executivos alguns direitos formais não lhes assegura a capacidade da liderança eficaz. A liderança não sancionada – aquela capacidade de influenciar os outros que emerge fora da estrutura formal da organização – geralmente é tão importante quanto à influência formal, ou até mais. Nesse sentido, os líderes podem surgir naturalmente de dentro de um grupo ou por indicação formal.

O líder desempenha o papel de intermediário entre a organização e seus empregados. Para Wood Jr. (1999) liderar deixa de ser dominar, dirigir, comandar. Deixa também de ser exclusivamente planejar e controlar. Liderar passa a ser convencer e seduzir. E, por isso, nas organizações contemporâneas, líderes tendem a tornarem-se entidades essencialmente políticas, capazes de gerir imagens e significados e sobreviver em complexas redes de interesse.

Existem, atualmente, muitas teorias que são consideradas contemporâneas e que são apontadas como as que atendem ao novo contexto de mercado. Algumas delas, abaixo descritas, estão abordadas neste estudo, na tentativa de identificar características que possam ser associadas aos comportamentos apresentados pela literatura e que delineiam o perfil da chamada geração “Y”.

2.1.1 Liderança Carismática

A liderança carismática é concebida como heróica ou extraordinária devido a determinados comportamentos observados pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com