TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração Y

Artigos Científicos: Geração Y. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

Geração y, é a geração dos jovens nascidos entre o fim da década de 1970 e a metade da década de 1990, conhecidos também por serem chamadas de geração do milênio ou geração da internet, que surgiu exatamente por essa época. A geração y é conhecida por ser uma geração que vivenciou muitos avanços tecnológicos, crescimento de diversos países, que acabaram tornando-se potências mundiais. A geração y também é conhecida por ter grande ambição, e é normal encontrar jovens dessa geração que trocam de emprego frequentemente, porque no emprego anterior não eram desafiados e não tinham oportunidade de crescer profissionalmente. As empresas, sempre interessadas com o tipo de público que querem atingir, fazem diversas pesquisas de mercado para saberem qual o produto que a geração y está interessada, como eles querem ser atendidos, o que eles estão procurando, pois é um público geralmente muito exigente, sempre antenados em novas tecnologias e novos produtos. A geração y é formada por pessoas individualistas e que esperam um mundo melhor. Dessa forma, é possível perceber que esta geração está levando para o mercado de trabalho novos conceitos sobre forma de trabalho. (lombarde et al.,2008).

Utilizam a mídia digital para lazer, aprendizado, comunicação, compras e para administrar suas finanças. Representam uma geração da história “totalmente imersa na interatividade, hiperestimulação e ambiente digital. ( tapscott, 2008 ). Os jovens desta geração são mais bem informados do que as gerações anteriores, e possuem um nível de educação mais alto que as gerações anteriores (lombardia et al, 2008 ).

No mercado de trabalho e no contexto empresarial, muitas vezes existem conflitos entre elementos que são de diferentes gerações, porque têm formas muito diferentes de agir e de pensar.

Por exemplo, se um trabalhador da geração x é hierarquicamente inferior a um da geração y, podem ocorrer alguns problemas. Enquanto um indivíduo da geração y procura inovar, o da geração x prefere manter o equilíbrio e a estabilidade existentes.

Essa geração possui algumas características profissionais, tais como: nível de escolaridade diferenciado como pós graduação ou mba, um segundo idioma fluente, contato com pessoas de diferentes locais através de redes sociais, experiência em multinacionais, sem limites para mobilidade, que contribuem para a busca intensa por uma carreira diferenciada (lombardia, et al., 2008 ).

Outra característica marcante dos jovens da geração y é a capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo[...], situação que comprova as habilidades multifacetadas necessárias para conseguir equilibrar diversas atividades. Muitas vezes esse aspecto também vem junto com a dificuldade de esperar a concretização de um projeto de longo prazo (periscinoto, 2008).

Portanto é possível perceber que a geração y, está se inserindo no mercado de trabalho e começando a influenciar de maneira mais direta no destino da sociedade. Esta geração está em busca pelo reconhecimento no trabalho, pela necessidade de receber constantemente feedback sobre tudo que fazem, procuram estabelecer relações de informalidade com o trabalho, onde a valorização da liberdade foi substituída por flexibilidade e conveniência

As pessoas enquadradas na geração y buscam desenvolvimento rápido da carreira, o que tem revelado instabilidade nas empresas onde atuam (foja, 2009). A geração y possui outro conceito de trabalho, baseado em um contrato psicológico diferente do que foi estabelecido pelos seus antecessores. Esta mudança altera o entendimento de carreira, promoção, estabilidade e vínculo profissional, aspectos relativos à vida organizacional valorizados pelas gerações anteriores. (lombardia et al., 2008).

Estes jovens possuem postura diferenciada no ambiente organizacional, pois não se prendem à empresa, mudam de emprego constantemente, e não deixam clara a razão desta instabilidade (foja,2009). Pois está sempre em busca de seu próprio bem, e dá grande valor ao equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

", a geração y também ficou conhecida por ser a geração mais preocupada com o meio ambiente, uma vez que seus pais não se preocuparam tanto, eles estão muito interessados em deixar um bom lugar para seus filhos viverem."

Cada vez mais empresas estão em busca de formas inovadoras de captar e manter talentos da geração y em seus bancos de currículos. Antes de tudo é preciso conhecer os valores destes profissionais, que muitas vezes têm mais motivação pelo desafio apresentado e as oportunidades de crescimento futuro, do que somente pela questão financeira. Outros fatores que fazem a diferença é um ambiente de trabalho menos formal, que priorize ideias, além da meritocracia e incentivo da atualização profissional, através de cursos e capacitações.

Em tempos de grandes avanços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com