TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestalt

Seminário: Gestalt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

Gestalt – termo alemão intraduzível, com um sentido aproximado de figura, forma, aparência, estudo sobre sensações.

Em 1870, estudiosos alemães começaram a pesquisar a percepção humana, tendo como principal fator a visão, tentanto entender os processos da ilusão de ótica quando os estímulos físicos são percebidos de um jeito diferente da realidade pelo sujeito. Para alcançar o resultado eles procuravam através de obras de arte, ao tentar compreender como se atingia certos efeitos visuais e psicológicos. Estas pesquisas deram origem à Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma. Seus maiores praticantes foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer, que desenvolveram as Leis da Gestalt, existente até nos dias de hoje.

Esta doutrina traz a ideia de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto. Só assim o cérebro percebe, interpreta e forma uma imagem ou uma ideia. Segundo o psicólogo austríaco Christian Von Ehrenfels, há duas características da forma: as sensíveis, inerentes ao objeto, e a formais, que incluem as nossas impressões sobre a matéria. A junção dessas sensações gera a o entender.

Psicologia da Boa Forma: É a forma de interpretação de cada pessoa por meio de estímulos e condições ambientais, se nos elementos não houver equilíbrio, estabilidade, simetria e simplicidade, nunca vamos alcançar a boa forma.

Leis da Gestalt

Observando o comportamento do cérebro durante o processo de percepção, elaborarão leis que mostram o conhecer dos objetor.

- Semelhança: Se as coisas se parecem muito, tendemos a agrupá-las. Agrupamos as coisas em função da cor, do tamanho, ou do cheiro, por exemplo.

- Proximidade: Tendemos a agrupar objetos, pessoas ou coisas quaisquer em função da proximidade: Se estão próximos, tendemos a pensar que fazem parte de um mesmo grupo.

- Boa Continuidade: Alinhamento harmônico das formas.

- Pregnância: Este é o fato da simplicidade natural da percepção, para melhor assimilação da imagem.

- Clausura: A boa forma encerra-se sobre si mesma, compondo uma figura que tem limites bem marcados.

- Experiência Fechada: Esta lei está relacionada ao atomismo (estudo onde acreditavam que os elementos básicos da realidade eram átomos), pensamento anterior ao Gestalt. Se conhecermos anteriormente determinada forma, com certeza a compreenderemos melhor, por meio de associações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com