TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestalt

Artigo: Gestalt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Artigo  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Gestalt

A palavra Gestalt tem origem alemã surgiu em 1523 de uma tradição bíblica, cujo significado 'o que é colocado diante dos olhos, exposto aos olhares’. Hoje conhecida no mundo todo tem como significado um processo de dar forma ou configuração. Teve como principais expoente Max Werteimer (1880-1943), Kurt Koffak (1886-1940) e Wolfgang Kohler (1887-1967). Gestalt é uma teoria que estuda como seres humanos percebem as coisas ao seu redor. Ela prega que não se dá por "pontos isolados", mas sim por uma visão de "todo". Então funda-se a ideia de que "Todo" é mais do que a simples soma de suas partes

Uns do principio básicos da Gestalt é utilizado no design, na arquitetura, na psicologia na filosofia dentre outras.

Ela ajuda as pessoas a assimilarem informações e entenderem as mensagens que são passadas.

Leis:

 Semelhança: A lei da semelhança dita que objetos similares se agruparão entre si.

 Continuidade: Essa lei dita que pontos que estão conectados por uma linha reta ou curva, são vistos de uma maneira a seguirem um caminho mais suave.

 Proximidade: Elementos próximos tendem a se agruparem, constituindo uma unidade

 Pregnância: Ela dita que objetos em um ambiente são vistos da forma mais simples possíveis.

 Fechamento: Elementos são agrupados se eles parecem se completar.

 Unidade: Na lei da unificação, mesmo uma imagem abstrata pode ser entendida pela mente humana, pois preenchemos os espaços vazios instintivamente.

A Gestalt-Terapia promove novas formas de olhar para a vida, onde nada é definitivo, existem sempre possibilidades a serem exploradas, escolhas novas a serem feitas. A aceitação genuína de nossa forma de funcionar, nos permite enfrentar as situações com mais criatividade e mais leveza, com a certeza de que sempre fazemos o melhor naquele momento.

No campo da pedagogia, a Gestalt também encontrou terreno fértil. O russo Hilarion Petzold, radicado na Alemanha, foi o primeiro a apresentar esta possibilidade na área educacional. Em 1977, ele cria a Gestaltpedagogia, uma transferência dos princípios terapêuticos da filosofia da Gestalt para o contexto da educação, com o objetivo de resolver os principais problemas pedagógicos da atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com