TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTALT A PSICOLOGIA DA FORMA

Por:   •  31/8/2015  •  Resenha  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  1.865 Visualizações

Página 1 de 5

A GESTALT

A PSICOLOGIA DA FORMA

A Psicologia da Gestalt é uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia, teoria consistente, mas também uma base metodológica forte, que garantisse a consistência teórica.

Gestalt é um termo alemão de difícil tradução, o termo mais próximo em português seria, “forma” ou “configuração”, não utilizada por não corresponder ao real significado da Psicologia.

Ernst Mach (1838-1916), físico, e Christian von Ehrenfels (1859-1932), filósofo e psicólogo, desenvolveram uma psicofísica com estudos sobre as sensações, o dado psicológicos de espaço-forma e tempo-forma, podendo ser considerados como os mais diretos antecessores da Psicologia da Gestalt.

Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941), basearam nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção. Eles iniciaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento, preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estimulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.

É o caso do cinema, onde uma fita cinematográfica é composta de fotogramas estáticos, movimentos que vemos na tela é uma ilusão de ótica causada pela pós-imagem retiniana, onde a imagem demora um pouco para se apagar em nossa retina. Mas o que de fato está na tela é uma fotografia estática.

A PERCEPÇÃO

A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria, onde levaram os teóricos da Gestalt ao questionamento de um princípio implícito na teoria behaviorismo, causando efeito entre o estimulo e a resposta. Para os gestaltistas, o estimulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção.

A Gestalt e o Behaviorismo, pode ser resumida na posição que cada uma das teorias assume diante do objeto da Psicologia.

O Behaviorismo estuda o comportamento através da relação estímulo-resposta, procurando isolar o estímulo que corresponde à resposta esperada e desprezando os conteúdos de “consciência”.

A Gestalt critica essa abordagem, quando estudado de maneira isolada de um contexto mais amplo.

Esse fenômeno da percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura.

BOA FORMA

A Gestalt encontra nesses fenômenos da percepção as condições para a compreensão do comportamento humano, maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento.

Os comportamentos guardam relação estreita como os estímulos físicos, sendo completamente diferentes do esperado porque “entendemos” o ambiente de uma maneira diferente da sua realidade.

Um “erro” de percepção nos levou ao comportamento de cumprimentar o desconhecido, no momento em que confundimos a pessoa, estávamos “de fato” cumprimentando nosso amigo. Esta pequena confusão demonstra que a nossa percepção do estímulo.

A tendência da nossa percepção e m buscar a boa-forma permitirá a relação, quanto mais clara estiver a forma (boa-forma), mais clara será a separação entre a figura e o fundo, quando isso não ocorre, torna-se difícil distinguir o que é figura e o que é fundo.

MEIO GEOGRÁFICO E MEIO COMPORTAMENTAL

O comportamento é determinado pela percepção do estímulo, submetido à lei da boa-forma. O conjunto de estímulos determinantes do comportamento, é denominado meio ou meio ambiental, são conhecidos dois tipos de meio, o geográfico e o comportamental.

O meio geográfico é o meio físico em termos de objetos, o meio comportamental é o meio resultante da interação do indivíduo com o meio físico e implica a interpretação desse meio através das forças que regem a percepção.

Certamente, a semelhança entre as duas pessoas do exemplo, foi a causa do engano. Essa tendência a “juntar” os elementos é o que a Gestalt denomina de força do campo psicológico.

CAMPO PSICOLÓGICO

O campo psicológico é entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa-forma, funciona como um campo eletromagnético criado por um imã, entre força de atração e repulsão.

Esse processo ocorre de acordo com os seguintes princípios:

1. Proximidade – os elementos mais próximos tendem a ser agrupados.

2. Semelhança – onde os elementos semelhantes são agrupados.

3. Fechamento – ocorre uma tendência faltantes da figura para garantir sua compreensão.

INSIGHT

A psicologia da Gestalt, diferentemente do associacionismo, vê a aprendizagem como a relação entre o todo e a parte, onde o todo tem o papel fundamental na compreensão do objeto percebido, dos objetos mais simples para os mais complexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com