TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestalt Terapia

Exames: Gestalt Terapia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. Introdução

2.1 Fritz Perls

2.2 Gestalt Terapia

3. Conclusão

4. Bibliografia

1 . Introdução

Pode-se considerar que a Gestalt-terapia germinou no espírito de Frederick Perls em 1940, na África do Sul. Quando imigrou nesta mesma época para a América com sua esposa Laura Perls, que era membro da escola Gestáltica da qual Perls sofreu grande influência, integraram-se a um grupo de intelectuais não conformistas com o sistema vigente, entre eles, o anarquista Paul Goodman, Isadore From, Paul Weisz e Ralf Hefferline.

A Gestalt-terapia fundamenta-se no Existencialismo porque muito próximo da Fenomenologia, absorveu o que a maioria das terapias existenciais considera importante, o encontro existencial interpessoal. Um encontro existencial visa a autoatualização e a gestalt-terapia considera todo o campo biopsicosocial, incluindo organismo/ambiente, como importante.

Pode ser considerado “existencial” tudo que diz respeito à forma como o homem experimenta sua existência, a assume, a orienta, a dirige. A noção de responsabilidade de cada pessoa que participa ativamente da construção de seu projeto existencial em sua relativa liberdade.

2.1 Fritz Perls

Friedrich Solomon "Fritz" Perls e sua esposa, Laura, foram os criadores da terapia Gestalt. Perls foi treinado como psicanalista freudiano e, depois foi influenciado por Wilhelm Reich antes de desenvolver suas próprias idéias e redigir a psicologia Gestalt. Seus escritos incluem Ego, Hunger and Aggression (1947), que foi compilado e editado por John O. Stevens (também conhecido como Steve Andreas, que mais tarde se tornou um conhecido escritor, trainer e desenvolvedor de PNL). O livro Eyewitness to Therapy (1973), editado por Richard Bandler, um dos criadores da PNL, foi compilado a partir das anotações de Perls.

Perls foi um dos três grandes terapeutas modelados por Bandler e Grinder na criação da PNL. A ênfase da PNL na experiência sensorial, pistas não verbais, o reconhecimento da incongruência, marcação espacial, trabalho com partes e polaridades, e o foco nas perguntas 'como', tudo isso têm suas raízes no trabalho de Perls. De fato, muito do Metamodelo foi derivado da modelagem dos padrões das perguntas feitas por Perls durante as sessões de terapia.

Livros:

Fritz Perls - Abordagem Gestaltica e Testemunha Ocular da Terapia

John O. Stevens - Tornar-se Presente - Summus - Awareness: exploring, experimenting, experiencing

2.2 Gestalt Terapia

A palavra Gestalt tem origem alemã e surgiu em 1523 de uma tradução da Bíblia, significando "o que é colocado diante dos olhos, exposto aos olhares". Hoje adotada no mundo inteiro significa um processo de dar forma ou configuração. Gestalt significa uma integração de partes em oposição à soma do "todo".

Aproximadamente a partir de 1870 alguns pesquisadores alemães começaram a estudar os fenômenos perceptuais humanos, especialmente a visão. Seus estudos procuravam entender como se davam os fenômenos perceptuais, tendo se utilizado em grande parte deles, de obras de arte. Queriam entender o que ocorria para que determinado recurso pictórico resultasse em tal e tal efeito. A estes estudos convencionou-se denominar de Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma. Seus expoentes mais conhecidos foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer. Criaram as Leis da Gestalt relativas à percepção humana, que até hoje se mantêm válidas.

Inicialmente baseada nas idéias da psicologia gestalt e na psicoterapia tradicional, a terapia gestalt foi desenvolvida como modelo psicoterapéutico, com uma teoria bem desenvolvida que combina abordagens fenomenológicas, existencialistas, dialógicas e de campo ao processo de transformação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com