TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação e cura em Gestalt -terapia

Abstract: Relação e cura em Gestalt -terapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Abstract  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 3

Relação e cura em Gestalt -terapia

Dicionário Gestalt.

Eu-Tu e Eu-Isso: Inicialmente toda pessoa como contato são esses dois objetos, o contato sem interesse, sem esperar receber algo em troca e o outro é uma relação com interesse, sempre esperando receber um retorno por parte do outro (Hycner 1997 p 32)

Exemplo:

Maria sentada na porta de casa com sua mãe disse:’’ Eu agora não preciso de mais nada, só de estar aqui com você me faz tão bem, sua mãe ficou muito feliz pois sentiu a mesma coisa. (Eu-Tu)

Vera mãe de Maria disse:’’ Maria vamos no mercado comigo ‘’, Então Maria disse:’’ Só vou se você comprar minha bolacha”. (Eu-Isso).

Vereda Estreita: Caminha por caminhos estranhos e ainda não conhecidos, sem o entendimento de toda totalidade, e sabendo do seu encontro com algo desconhecido, ainda não visto. (Hycner,1997 p 38)

Exemplo:

João como psicoterapeuta fica a pensar, a cada novo paciente será um novo caminho a percorrer, pois de nenhum deles tenho o saber.

Presença (voltar-se para): Momento de estar completamente a disposição do outro, deixando guardado todo seu ser, as suas vivencias e vivenciando a situação de estar presente com alguém. (Hycner,1997 p 39)

Exemplo:

Pedro sai de casa com muitos problemas, seu filho está doente e ele fica muito preocupado com essa situação, mas Pedro, quanto psicoterapeuta precisa estar presença com paciente. Ele se colocou presente na psicoterapia com o paciente, deixado de lado os seus problemas.

Pôr entre Parênteses: Seria o momento em que o psicoterapeuta guarda todos os seus conhecimentos e suas opiniões de uma forma possível dentro do ser humano que é, esvaziando de si mesmo de uma certa forma, para dar lugar a novos conhecimentos com relação a seu paciente, a Epockê. (Hycner,1997 p 39)

Exemplo: Hoje é meu primeiro dia na psicoterapia, “diz Lucia”, com seus conhecimentos espero que você me ajude a resolver os meus problemas, más seu psicoterapeuta diz, que quer saber tudo dela e através dela é que vão surgir as soluções.

Referências Bibliográficas

Hycner, Richard Relação e cura em Gestalt-terapia/Rchard Hycner/Lynne Jacob

De pessoa a pessoa

Dicionário Gestalt

Dialógica: É estar de uma forma disponível, completa e simples, no mais íntimo do ser cada pessoas tem suas experiências e é preciso entrar no mundo do paciente de forma singular, fazendo com que essas tais experiências não atrapalhe a ligação, psicoterapeuta/paciente (Hycner 1995, p 111)

Exemplo :Vera tem um problema muito parecido com a da minha outra paciente, embora eu possua vários conhecimentos e experiências com muitas psicoterapia, preciso entender Vera de forma singular, pois nenhum de meus paciente tem a mesma vivencia que o outro.

Inclusão: É estar disponível no mundo do outro, se incluindo de forma a saber da necessidade do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com