TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestalt Terapia

Trabalho Universitário: Gestalt Terapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

Na Gestalt Terapia existem três etapas: dar-se conta, tempo presente e realidade. São coisas que se interligam e formam o “awareness”, que seria a pessoa perceber o que está passando dentro e fora de si no momento presente, tanto corporal quanto mental e emocional. Segundo Perls, a Gestalt Terapia trata o obvio, o que está na superfície da situação em que o sujeito se encontra, eliminando acontecimentos do passado e do futuro.

Perls utiliza-se da manipulação e da frustração do paciente para que ele se entenda e se descubra nomeando os aspectos de sua existência que carecem de mais atenção e cuidado. Ele descarta o que o paciente diz e busca a compreensão da singularidade de cada pessoa, identificando as expressões sensoriais e o significado de cada experiência que ocorre em tempo real, dando a forma que a pessoa e o meio estão em contato.

A gestalt terapia não faz interpretação, ela viabiliza através de experimentações, que a pessoa se conheça para encontrar o motivo de algo, estando consciente de fatores internos e externos, utilizando-se da fenomenologia que seria uma reflexão dos ocorridos que se mostram para nos mesmos, na associação que fazemos com os outros e com o meio.

Abordagem Centrada na Pessoa- Carl Rogers

O objetivo desta é o sujeito buscar dentro de si recursos para autocompreensão e assim alterar seu comportamento. Esses recursos podem ser adquiridos com atitudes psicológicas facilitadoras, que seriam para um desbloqueio do individuo para que este aja naturalmente sendo congruente, ou seja, sendo ela mesma.

É necessário respeitar a singularidade, na qual o paciente tem seus próprios sentimentos e experiências. Durante essa abordagem utiliza-se a empatia, colocando-se no lugar do outro para uma melhor compreensão do que ele sente.

Segundo Rogers, essas atitudes devem se estabelecer em qualquer aspecto de relacionamento. Tanto terapeuta e cliente quanto nas demais relações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com