TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestantes em um Ambiente Grupal

Por:   •  24/10/2018  •  Artigo  •  3.448 Palavras (14 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Centro de Ciências da Saúde

Curso de Psicologia

Prática Integrativa IV

Gestantes em um ambiente grupal

Autor: João Pedro Pontes

Prof. Orientador: Luciana Queiroz Fontenele

Resumo

Este artigo foi realizado a partir da disicplina de pratica integrativa IV do curso de psicologia da Universidade de Fortaleza e teve como objetivo a observação de uma Organização Social busvando compreender e descrever sua estrutura e funcionamento, utilizando-se de características da pesquisa etnográfica e de estratégias de observação participante, entrevistas pesquisas documentais.

Diande desse objetivo geral, procurou-se também compreender a relação entre gestantes em um ambiente grupal que se abordavam assuntos referentes a gestação, e como esse apoio vindo de um centro espirita da região em que residiam as gestantes era oferecido. O apoio forecido vinha por meio des palestras que abordavam temas pertinentes a gestação e aconteciam semanalmente em todos os sábados. Houveram supervisões semanais com a professora orientadora Luciana Queiroz Fontenele durantes os meses de agosto a novembro de 2017. A observação se baseou em uma pesquisa qualitativa que teve influência do método etnográfico que aconteceu por meio da inserção do observador participante no ambiente observado. O diário de campo também teve grande importância para a observação, por meio da descrição dos acontecimentos vistos, por meio da entrada do observador no campo estudado. Diante das observações elaboradas, foi visto que as gestantes mostraram grande interesse, e participação em todos os encontros.

Palavras-chave: Gestantes. Grupo. Apoio. Participação.

Introdução

O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida para a disciplina de Prática Integrativa IV, do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Essa disciplina tem como o objetivo desenvolver as competências necessárias para a formação de um profissional de psicologia, por meio de observações, da análise dos fenômenos observados no campo, assim, ampliando a compreensão do que é ser psicólogo. Em meio a esse contexto a disciplina propôs observar uma Organização Social, com o objetivo de compreender e descrever sua estrutura e funcionamento, utilizando-se de características da pesquisa etnográfica e de estratégias de observação participante, entrevistas e pesquisas documentais.

Por meio dessa explicação, foi observado que o atual artigo buscou investigar e compreender como acontece o apoio de gestantes em um ambiente grupal, em relação ao contexto da comunidade carente que é auxiliada por um centro espírita da região.

A experiência da disciplina de Prática Integrativa é de suma importância para uma significação na prática das disciplinas vistas em sala de aula, dessa forma, conduzindo os alunos a obterem uma completude do que está sendo estudado. Em vista disso, há uma grande soma em relação ao que está sendo aprendido na pratica e não apenas na sala de aula, levando o aluno a um preparo maior e a um olhar completo ao final do curso psicologia.

O Lar Beneficente Clara de Assis é uma instituição filantrópica, surgida em 1999 que se encontra no município de Caucaia mais especificamente em Iparana, e tem seus preceitos baseados na doutrina espírita. O seu objetivo é oferecer assistência a comunidades que ficam em seu entorno, oferecendo aulas de ensino infantil, cursos profissionalizantes, evangelização, assistência medica e odontologia, atividades esportivas, doação de alimentos a casas menos afortunadas, e formação de grupos de apoio para gestantes. O grupo de apoio a gestantes, que tem participantes com idades entre 16 e 35 anos, opera todos os sábados no período das 14h30min as 17h00min horas com um grupo de geralmente 15 futuras mães, buscando oferecer palestras sobre assuntos variados que tenham relação com a vida da mãe e do bebê que está sendo gerado. Esse apoio oferecido pelo Lar Clara de Assis tem relação direta com o pré-natal oferecido por postos de saúde, sendo visto como algo a mais e não desobrigando a gestante a fazer o pré-natal, por contrário é obrigatório a apresentação do cartão de pré-natal para fazer parte do grupo. Por fim é oferecido um enxoval para todas as participantes.

As organizações podem ser vista de algumas maneiras, tanto como em um viés mais relacionado à produção de algo como para a utilização de conhecimento para se chegar a um resultado em comum como assinado por André Levy:

O termo organização pode ser interpretado de maneiras diversas dependendo do ponto de vista: ele pode designar uma unidade sociológica orientada para a produção coletiva de bens, de ideias ou de serviços, portanto um conjunto concreto de pessoas e de grupos, mas também de meios técnicos ou materiais, de conhecimento e de experiências associadas para que se possa chegar a objetivos em comum (LEVY, 2001, p. 129).

Em meio a esse ideal de organização, é observado que com o passar do tempo e de gerações, as organizações acabem mudando, como afirma André Levy(2001): “As organizações estão fadadas a se transformar e a evoluir em função dos contextos e dos indivíduos que lhes dão vida". Já as instituições acabam sendo mais duradouras não ocorrendo mudanças durante o tempo em sua estrutura, como dito por André Levy(2001): “As instituições, por outro, só podem cumprir seu papel na medida em que são vistas como intangíveis sustentadas por realidades de uma obra superior”.

Dessa forma, as instituições podem ser ditas como formas que não mudam e acabam dando sustentação para que as organizações e a própria sociedade se estruture como assinalado por André Levy(2001): “A referência de um ponto fixo de uma referência estável. Esta é a função das instituições, ou seja, do conjunto de regras e dos valores que definem a ordem social”. Foram realizadas supervisões semanais com a professora orientadora Luciana Queiroz Fontenele, e foram observadas no total de 5 dias o grupo de gestantes. O presente artigo bem como todas as informações obtidas serão resguardadas apenas para estudo acadêmico.

Metodologia

A metodologia que foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com