TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Por Competência

Artigo: Gestão Por Competência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

A Gestão por Competências, muito mais do que uma forma de administras, é uma filosofia de desenvolvimento de talento nas empresas.Em uma instituição de saúde, os gestores realizaram um estudo para analisar as diretrizes necessárias para avaliação de desempenho, utilizando dados coletados junto aos colaboradores no Hospital São Vicente de São Paulo (HSVP), que se localiza na cidade de Três de Maio, Rio Grande do Sul RS.

Analisando o método atual na implantação de Gestão por competências foi proposto um critério mais simples para agilizar os processos de implantação.

Porém o tema proposto está limitado, e o problema é descobrir qual método ideal para o RH do HSVP poderá utilizar para ter um resultado objetivo na implantação do modelo gestão por competência.

O conceito desse estudo na área da saúde é muito importante pois entenda-se que o trabalhador satisfeito e reconhecido, vive e interage melhor com a sociedade. Estrategicamente o alvo desse estudo é um hospital, os colaboradores sendo reconhecido pela sua atuação, estarão felizes e passarão essa satisfação em um bom atendimento e resolução de problemas que os mesmos trazem.

Por se tratar de um método já utilizado por Rogério Leme, a grande colaboração deste é a simplificação do mesmo, para a realidade da organização e a possibilidade de implantação imediata.

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Competência refere-se sempre às características necessárias de uma pessoa individual.

Gestão por competência apareceu para responder as questões particulares do cenário empresarial, onde se torna emergencial a sua metodologia de gestão representando assim uma tentativa de responder às necessidades e dominar a concorrência em um mercado globalizado, as exigências por agilidade, diferenciação e inovação contínua.

INDENTIFICANDO COMPETÊNCIAS

Segundo Leme (2005, p 88) são quatro as principais formas de avaliação existentes:

- Auto Avaliação: consiste no próprio colaborador se avaliar.

- Avaliação Superior a 90º: pressupõe uma análise de cima para baixo, onde o superior avalia o subordinado.

- Avaliação Conjunta ou 180º: deriva da união dos dois tipos anteriores, além de auto-avaliar o indivíduo obtém avaliar o superior.

- Avaliação de múltiplas fontes ou 360º: Quando várias pessoas respondem a avaliação de um mesmo avaliado.

COMPETÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO

Segundo Rogério Leme, algumas expressões claras de uma instituição como: a existência, o seu diferencial, a visão de como estará daqui a alguns anos, como será vista e a colocação no mercado devem expressar os princípios morais e éticos. Estratégia e plano de ação irá determinar os caminhos e servirá como guia para que cumpra os objetivos, dentro dos valores.

Para o método funcionar, é preciso que tenha funções bem definidas, tornando estas informações um material de apoio para a conclusão do perfil comportamental e técnico. Os resultados construídos pelos colaboradores traduzem os comportamentos que a organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com