TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glossário Atenção

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE [pic 1]

ACADÊMICA: Michele Miglioli – 3º ano

PROFESSORA: Arlene Nunes

DISCIPLINA: Psicopatologia

GLOSSÁRIO PSICOPATOLOGIA

ATENÇÃO: Atenção que, em essência, é a focalização consciente e específica sobre alguns aspectos ou algumas partes da realidade. Assim sendo, nossa consciência pode, voluntariamente ou espontaneamente, privilegiar um determinado conteúdo e determinar a inibição de outros conteúdos vividos simultaneamente. Portanto, reconhece-se a Atenção como um fenômeno de tensão, de esforço, de concentração, de interesse e de focalização da consciência.

Hipoprosexia: Consiste no enfraquecimento acentuado da Atenção em todos os seus aspectos, isto é, tanto da Atenção voluntária, quanto da Atenção espontânea (tenacidade e vigilância). É observada nos estados onde haja obnubilação da consciência, seja por razões neurológicas ou psiquiátricas. Também na embriaguez alcoólica aguda ou na embriaguez patológica, em casos de psicoses tóxicas, na amência, nos quadros de demência, na paralisia geral progressiva da neuro-sífilis, na esquizofrenia e em certas reações vivenciais anormais.

Aprosexia: É a falta absoluta de Atenção, dependendo esse tipo de transtorno de acentuada deficiência intelectual ou de inibição cortical. Esse estado difere da insuficiente capacidade de concentração de origem afetiva e das manifestações autistas do esquizofrênico. Observa-se a aprosexia na amência, no estupor e nos estados de demências.

Hiperprosexia: É uma alteração da atenção. Apesar do prefixo "hiper", na realidade há aqui prejuízo da Atenção. O "hiper" refere-se ao aumento quantitativo da Atenção. Como, em termos de Atenção, a quantidade pode ser tida como contrária à qualidade, esse tipo de alteração da Atenção se caracteriza por uma extrema labilidade da Atenção (voluntária ou tenaz), o que leva o indivíduo a se interessar, simultaneamente, para as mais variadas solicitações sensoriais, sem se fixar sobre nenhum objeto determinado. Refere-se, pois, a uma hiperatividade da Atenção espontânea.

Distração: Sinal de superconcentração ativa da atenção sobre um objeto ou conteúdo especificamente, inibindo tudo o mais.

Distraibilidade: Estado patológico que se caracteriza instabilidade marcante e mobilidade acentuada da atenção voluntária, dificultando ou incapacitando de o individuo fixar-se ou deter-se em qualquer coisa que exija esforço produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com