TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grandes Nomes Da Musica

Exames: Grandes Nomes Da Musica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 8

Grandes Nomes da Música

Há sempre músicas que marcam épocas, todos nós temos um gosto por algumas canções que nos influenciaram quando crianças ou adolescente. Ao longo do tempo em nossa sociedade foram surgindo grandes nomes da música, que não só influenciaram a sociedade, mas também coloca suas questões sobre política e religião.

A música desempenha um papel importante na vida dos seres humanos. É uma linguagem universal que ultrapassa barreiras geográficas e culturais fazendo-se presente em todas as épocas ao longo da história.

Não resta dúvida que a música é uma manifestação tão antiga quanto o homem. As primeiras referências humanas à música foram obtidas de inscrições em pedra ou gravuras de instrumentos musicais em esculturas, paredes de cavernas e monumentos paleolíticos.

Aristóteles acreditava que a música seria a descrição exata das emoções humanas.

Estimular a comunicação entre as pessoas, aumentar a auto estima e a autoexpressão (por exemplo a dança); surgimento de recordações, sensações e emoções que muitas vezes não podem ser expressas por meio da fala ou da linguagem verbal.

Podemos afirmar que a música é um tipo de comunicação que possui formas, regras e tempos diferentes dos da fala. A música é uma linguagem que tem a capacidade de transmitir com facilidade as emoções e desejos mais íntimos ou até inconscientes.

Nascido em uma familia de musicos e compositores, Sebastian Bach, mostrava desde a infância seu talento musical.

A maior parte de sua música caiu no esquecimento após sua morte, mas sua recuperação iniciou no século XIX e desde então seu prestígio não cessou de crescer. Na apreciação contemporânea Bach é tido como o maior nome da música barroca, e muitos o vêem como o maior compositor de todos os tempos, deixando muitas obras que constituem a consumação de seu gênero.

Coreografia

Antonio Vivaldi foi um importante músico e compositor italiano do período Barroco tardio. É considerado uma das figuras mais notáveis da música clássica mundial. Destacou-se, principalmente, por seus concertos que influenciaram diversos músicos de períodos posteriores. Produziu durante sua vida cerca de 770 obras, sendo 477 concertos e 46 óperas.

Coreografia

Na década de 70 um grupo suéco, cujo nome é formado com as iniciais dos integrantes, se tornou a banda mais bem sucedida da gravadora Universal Music. O grupo Abba teve suas canções interpretada por vários artistas, além de serem a base do musical Mamma Mia!

Coreografia

Tenor italiano, Andrea Bocelli manifestou evidentes problemas de visão desde a infancia até perde-la totalmente aos 12 anos. Foi na infancia também que iniciou o seu interesse pela música, frequentando aulas de piano, mas somente depois de completar o curso de Direito se dedicou ao canto. Vencedor de cinco BRIT Awards e três Grammys, Bocelli gravou quatro óperas completas, além de vários álbuns clássicos e populares.

Coreografia

Ray Charles também sofreu com glaucoma, que o deixou cego ainda criança. Iniciou a sua carreira tocando piano e cantando em grupos de música gospel, no final dos anos 40. Mais tarde conviveu com o jazz, gravou baladas românticas chorosas e standards da canção americana. Uma "aura" de genialidade reconhecida acompanhou-o até o fim da vida e mais do que nos últimos álbuns que gravou, era nas suas apresentações ao vivo que o seu talento único podia ser apreciado.

Coreografia

Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce. Foi autor de mais de seiscentas obras. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX.

Coreografia

Johann Strauss foi um compositor austríaco da Era Romântica famoso por ter escrito mais de quinhentas valsas, polcas, marchas e quadrilhas. Conhecido como "O Rei da Valsa", foi responsável pela popularidade da valsa em Viena durante o século XIX. Seus concertos atraíam tanto o público como compositores consagrados que consideraram a obra Danúbio Azul a maior composição clássica de todos os tempos.

Coreografia

Delibes é o maior compositor francês de música para ballet. Especializou-se nas óperas cômicas e operetas (de temáticas leves), embora tenha sido reconhecido também pelas suas óperas sérias.

Suas músicas suaves, refinadas, se harmonizavam com o gosto da corte e da aristocracia do Segundo Império francês: Delibes é um compositor típico do palco, do teatro.

Apesar de não sair muito do modelo convencional, o artista encantou e ainda encanta multidões. Ballets como "Coppélia" e "Sylvia" são encenados até hoje.

Coreografia

Cantor, guitarrista e compositor jamaicano, Bob Marley é o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o género. Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos. A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Levou, através de sua música, o movimento rastafari e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo. A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que considerassem-no a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica. A África e seus problemas como a miséria, guerras e domínio europeu também foram centro de assunto das suas músicas, por se tratar da terra sagrada do movimento rastafari.

Coreografia

Cazuza foi um transgressor por excelencia. Nascido em uma familia de classe social alta, questionava valores, denunciava escandalos e era intransigente com seus dirigentes. Sua postura social refletia em sua poesia. Tencionava chocar, instigar e delatar todos e tudo que não lhe convinha.

Sua rebeldia política impressionava quando, ainda sob os resquícios da recente ditadura, já fazia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com