TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipótese Violência Contra Mulher

Por:   •  4/9/2019  •  Monografia  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 9

PRÉ - PROJETO

Danielly Vanderley da Rocha

Emanuelly da Silva Barros

Giovanna Pereira Vieira

Victória Fontes Bugelli

        Orientador: Prof. Mauro Sergio Pereira Fernandes

Estágio Básico: Projetos Sócio Educacionais/ Universidade São Judas

INTRODUÇÃO

      A infância é um período particularmente importante para a construção subjetiva do indivíduo. É durante este período que diversas decisões fundamentais são tomadas, no que diz respeito ao adulto que virá a ser, bem como à maneira de se posicionar diante da vida e de si mesmo.

     A criança, durante seu constante processo de elaboração e estruturação subjetiva, vale-se de uma importante e criativa ferramenta: a brincadeira. De acordo com Vygotsky (1991 apud CORDAZZO; VIEIRA, 2007) é na brincadeira que a criança satisfaz aos seus desejos de realização impossível, havendo, ainda, a importância do brincar para o desenvolvimento da cognição da criança, “pois os processos de simbolização e de representação a levam ao pensamento abstrato” (p.92).

     O estímulo dos alunos para a compreensão e o aprendizado em um ambiente favorável, onde ele pode explorar, criar e interagir através de algumas técnicas acarreta um estruturação mais sólida em seu desenvolvimento.

      Os jogos e brincadeiras sempre estiveram presentes na vida das crianças, pois desde quando vão se desenvolvendo ao decorrer da vida, a prática lúdica as auxiliam a adquirirem experiências e consequentemente aprendizado. Com a relevante atuação do lúdico no desenvolvimento das crianças, a sua prática vem cada dia mais sendo inserida nas escolas para auxiliar no ensino-aprendizado de alunos. Verificando que o papel da dinâmica na aprendizagem, é reconhecido como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento cognitivo do discente, e como facilitador na assimilação de conhecimentos e na resolução de conflitos.

     Devido à grande relevância das atividades lúdicas para o ensino- aprendizagem das crianças, vem a cada dia mais sendo inseridas no ambiente escolar. Com a expansão da Educação Infantil, o lúdico tem cada dia mais um papel fundamental, com a função primordial de facilitar o processo de ensino-aprendizado dos alunos.

JUSTIFICATIVA

     A escola possui um papel muito importante na construção da personalidade da criança, uma vez que atua em duas frentes: como espaço de socialização e como ambiente propício para a aquisição, construção e desenvolvimento do conhecimento. O brincar faz parte da infância e precisa ser valorizado e explorado dentro da escola. Este é o espaço da criança, um ambiente propício a relações sociais e descobertas. Esse é o momento de criação da criança. É quando ela desenvolve sua criatividade, organiza seu mundo, suas expectativas. Segundo Freud, a brincadeira é tão fundamental na vida da criança quanto o trabalho é na vida do adulto. Uma criança que é privada de dinâmicas tem seu desenvolvimento psíquico/psicológico comprometido. 

     Para Dinello (1984) os espaços para os brinquedos e jogos são espaços vitais para que ela (criança) possa desenvolver-se, acrescentar vocabulário e aprender ase expressar. (DINELLO, 1984; p. 5).  

OBJETIVO

GERAL

     Pretende-se destacar a importância do aspecto dinâmico e integrativo social para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Tratando-se de demonstrar a possibilidade do uso da brincadeira na aprendizagem, promovendo uma reflexão teórica a respeito do uso do lúdico como elemento fundamental no processo de apropriação do conhecimento. Para tal será́ apresentadas as ideias fundamentais dos diferentes papéis que as brincadeiras propostas podem exerce no fazer pedagógico e no desenvolvimento humano com a finalidade de propiciar a autonomia intelectual e reflexiva da criança.

ESPECÍFICO [pic 1]

MÉTODO

  • Proporcionar dinâmicas semanalmente agregando e inovando os métodos já aplicados pela instituição.

Encontro 1

Atividades

Desenvolvimento

Finalidade

Integração

Perguntar nome, idade, desenho/filme que mais gosta, cor e comida preferida e se tem animal de estimação.

Apresentação

Gira garrafa

A gente coloca eles em círculo sentados no chão, e gira a garrafa, em quem parar, a criança tem que começar a contar uma história, daí gira a garrafa e em quem for parando, tais crianças vão continuando, usando sua criatividade.

Desenvolve a imaginação da criança; Criatividade

Encontro 2

Atividade

Desenvolvimento

Finalidade

Passa Caixa

Faremos uma caixa com vários cartões lisos, cada cartão com uma tonalidade de cor, tendo neles, o nome e a cor de cada criança. Terão 2 unidades de cada cartão, uma vai ser entregue para as crianças e uma vai ficar na caixa. Colocaremos uma música, elas sentarão em círculo e vão passando a caixa para o lado até que pausemos a música. Quando isso for feito, a criança que estiver com a caixa na mão vai pegar um cartão com os olhos fechados e procurar na roda quem está com a mesma cor, feito isso, essa criança terá que falar uma qualidade/coisa legal/bonita que ela vê na outra criança.

Criar laços; Aumento da percepção

As cores serão usadas para o desenvolvimento da expressão, conhecimento das cores, coordenação, aperfeiçoamento da capacidade motora, concentração, limites e a paciência.

Encontro 3

Atividade

Desenvolvimento

Finalidade

Pega Saquinho

Forma- se 2 grupos mistos e terão vários saquinhos com brinquedinhos dentro na quadra, o grupo que pegar mais saquinhos e colocar no recipiente que levaremos, vence.

Será em ambiente aberto, como quadra, e terão 30 segundos para pegar os saquinhos, contanto que, eles serão colocados em fila, e só poderá ir um por vez de cada grupo pegar no máximo 2 saquinhos, uma criança de cada grupo vai pega os saquinhos, coloca no recipiente e a próxima da fila do seu grupo vai e assim consecutivamente.

E depois daremos os saquinhos com brinquedos para eles.

Trabalho em equipe; Agilidade; Atenção; Liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com