TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem: Objeto ou Sujeito para Skinner?

Por:   •  13/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 2

Shirley Oliveira de Souza                          Matrícula - 1612043

Homem: Objeto ou Sujeito para Skinner?

Nos dias atuais, vemos que a maioria das pessoas dão mais valor ao objeto do que ao sujeito, pois reconhecem a necessidade de ter algo que seja consistente aos seus olhos. A crítica de skinner afirma que o homem não é um ser agente, mas um objeto controlado pelo meio que está inserido; mediante isso percebemos então que ambos (objeto e sujeito) estão interligados, direta ou indiretamente.

 A predisposição de decidir e contemplar nossos pensamentos, faz com que o mundo subjetivo tenha uma extensa importância para o ser humano. Se nós conseguirmos manipular e entender nosso mundo, assim sendo, poderemos escolher entre sermos sujeito e objeto.

 O texto cita uma frase: “O homem contemporâneo de fato conquistou sua autonomia ou apenas criou formas de dominação? ” Os jeitos de escravização dos indivíduos se dá pelo controle de seus mundos simbólicos. Hoje em dia, elas estão sendo operadas cada vez mais pela mídia, que determina o que denominamos de mito. O mito é uma implantação no mundo da linguagem ainda sem crítica sobre a realidade sobre o sujeito. O entendimento do mundo simbólico é o que nos propicia o pensamento crítico, o que na sociedade presente é muito raro de se achar, já que as pessoas se acostumaram a não pensar e se acomodar com sua escravidão mental.

Contudo, cremos então, que para Skinner o homem é sujeito no mundo, mas ao mesmo tempo é objeto dele, uma vez que é conhecido que o que move as ações do homem, são as relações com o ambiente, resultando em comportamentos que os levará a ser construído pelo mesmo mundo que ele constantemente transforma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com