TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INICIAÇÃO CRISTIANA

Seminário: INICIAÇÃO CRISTIANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Seminário  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

INICIAÇÃO CRISTÃ

O Concílio Vaticano II avalia os elementos de iniciação dos ritos de passagem e restaura o catecumenato. O Ritual de iniciação cristã de adultos apresenta a forma completa e ordinário da iniciação dos adultos que tem o objetivo comum a ser cumprido também pela iniciação por etapas. A partir da evolução histórica da práxis iniciática nos deteremos nos três movimentos desse ritual:

a etapa «catecumenal» busca a conversão e o amadurecimento da resposta de fé, com metodologia interativa entre catequese, liturgia e vivência da fé e inclui o Querigma;

- a celebração dos sacramentos do batismo, da confirmação e da eucaristia possui um dinamismo interior que os anima e os relaciona em unidade, de aí a necessidade da fundamentação bíblica e das considerações sistemáticas sobre o efeito sacramental;

– a mistagogia compreende a vida cristã centrada em Cristo como permanente oferenda espiritual realizada no culto em Espírito e Verdade. A completude deste processo conduz ao ser novo, restaurado em Cristo.

Objetivo Geral: Fundamentar a iniciação cristã, a partir do RICA, como modelo de toda iniciação e catequese.

Objetivos específicos:

Comparar a fenomenologia dos ritos de passagem com a iniciação cristã para salientar a identidade cristã.

Partir da ritualidade e dinâmica interna da unidade dos três sacramentos da iniciação para analisar a formação da personalidade cristã.

Analisar o lugar dos sacramentos na iniciação visto que, no período de cristandade, a falta de evangelização levou à chamada “sacramentalização”.

Compreender bem a iniciação cristã a partir do modelo paradigmático do Ritual de iniciação cristã de adultos.

Apresentar as catequeses mistagógicas com sua abordagem histórico-salvífica para adquirir a adequada metodologia teológica para o estudo do sacramento da «iniciação».

Caracterizar a pedagogia catecumenal para encontrar formas efetivas de iniciação cristã.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Dimensão antropológica da iniciação.

Teologia bíblica dos sacramentos de iniciação; o batismo e o dom do Espírito nos evangelhos sinóticos, nas cartas paulinas e no evangelho de João.

2. Evolução histórica da práxis iniciática. A organização do ritual da iniciação até à generalização do batismo de crianças, meados do séc. II até o séc. VI. Aspectos históricos da iniciação cristã no Brasil.

3. Estrutura típica de iniciação segundo o Rito de Iniciação Cristã de Adultos (=RICA).

3.1. Dinamismo catecumenal.

5. 3.2. Dinamismo sacramental da iniciação. Considerações sistemáticas do batismo e da confirmação, efeito sacramental. Aproximação da teologia dos sacramentos da iniciação no Brasil. Ritualidade do batismo de crianças.

4. O estilo catecumenal na pastoral de iniciação. Pedagogia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com