TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO: PSICOLOGIA

Por:   •  10/9/2019  •  Resenha  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO: PSICOLOGIA

Ana Flávia de Campos Facina

Bárbara Tauany Carvalho Pereira  

Lais Santos da Cruz                  

Lavínia Santos Leme

Talia Bricoli Souza

Nathalia Caroline Vaz

Nathália Vaz da Silva

SÍNTESE DO TEXTO “RETORNANDO À PATOLOGIA PARA JUSTIFICAR A NÃO APRENDIZAGEM ESCOLAR: A MEDICALIZAÇÃO E O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO”

Sorocaba

2019

Ana Flávia de Campos Facina         RA: D215ED5   Turma: PS6P17

Bárbara Tauany Carvalho Pereira    RA: D3839F4    Turma: PS6P17

Laís Santos da Cruz                         RA: D3110A7    Turma: PS6Q17

Lavínia Santos Leme                        RA: D3105D1    Turma: PS6Q17

Talia Bricoli Souza                           RA: D330GD3   Turma: PS6Q17
Nathalia Caroline Vaz                      RA: D1706J1    Turma: PS6Q17
Nathália Vaz da Silva                       RA: D1523H5   Turma: PS6Q17

SÍNTESE DO TEXTO “RETORNANDO À PATOLOGIA PARA JUSTIFICAR A NÃO APRENDIZAGEM ESCOLAR: A MEDICALIZAÇÃO E O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO”

Síntese apresentada à disciplina Psicologia Escolar como parte da composição da nota do 1º bimestre da Graduação em Psicologia no período noturno.

Orientadora: Prof. Dra. Marisa Irene Siqueira Castanho

Sorocaba

2019

O objetivo do artigo é discutir aspectos fundamentais no campo da política educacional e da psicologia Educacional e Escolar, sendo as políticas públicas dentro do âmbito da psicologia, uma área com debates e discussões presentes na atualidade e na psicologia escolar começou a partir do momento que sua epistemologia foi questionada.

De acordo com as pesquisas realizadas por Marilene, a psicologia e a psicologia escolar tiveram alguns questionamentos e algumas críticas a partir de 1980.

Em 1988, a “Constituição Cidadã” abre caminhos para a institucionalização dos espaços democráticos, na recuperação de direitos civis e sociais. Algumas das mais importantes iniciativas institucionais de introduzir mudanças foi o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Declaração de Educação para Todos (1990), a Declaração de Salamanca (1994) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).

A partir do livro “Psicologia e Ideologia: uma introdução critica a Psicologia Escolar” (Patto, 1984) a Psicologia e a Psicologia Escolar começaram a criticar, essas que se baseavam na perspectiva de que a atuação profissional do psicólogo, na área da educação, avançava pouco no quesito de melhoria da qualidade da escola e dos benefícios que ela deveria oferecer, principalmente em relação às crianças de classes mais baixas, destacando a carência cultural como causa que influencia no desempenho escolar.

Conforme citado “[...] é no bojo da redemocratização do Estado, da descentralização do poder para os Municípios e Estados, que a educação passa a ter autonomia para planejar, implementar e gerir suas políticas educacionais”, assim, com essa autonomia, se iniciou pesquisas referente ao “fracasso escolar” para explicar o não aprender das crianças de classes populares, porém houve equívocos nessas explicações, resultando numa concepção preconceituosa a respeito do pobre no Brasil.

Há um complexo universo de questões institucionais, politicas, individuais, estruturais e de funcionamento na vida diária escolar que conduzem ao fracasso, mantendo os altos índices de exclusão. Passa-se a analisar o processo de escolarização e o conjunto de relações institucionais, históricas, psicológicas, pedagógicas e políticas que se fazem presentes e constituem o dia a dia escolar, deslocando a análise do indivíduo para a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com