TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade

Artigo: Identidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  7.277 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo dirigido

1. Qual a concepção de identidade de Carlos Rodrigues Brandão?

Carlos Rodrigues Brandão diz que identidade explica o sentimento pessoal e a consciência da posse de um eu, de uma realidade individual que torna cada um de nós um sujeito único diante de outros eus; e é, ao mesmo tempo, o reconhecimento individual dessa exclusividade: a consciência de minha continuidade em mim mesmo... e completa ainda que ... é em relação ao outro – diferente de nós - que nos constituímos e nos reconhecemos como sujeito único.

2. Quais as propriedades do conceito de identidade proposto por André Green?

André Green vai defende que o conceito de identidade agrupa várias idéias , como a noção de permanência, de manutenção de pontos de referência que não mudam com o passar do tempo. Assim o termo identidade aplica-se à delimitação que permite a distinção de uma unidade. Por fim, a identidade permite uma relação com os outros, propiciando o reconhecimento de si.

3. Fale da importância do “outro” na formação da identidade. Quem são esses “outros”?

As correntes teóricas da Psicologia afirmam veementemente que a construção de uma identidade passa pelo reconhecimento de um eu. Este reconhecimento só ocorre quando nos diferenciamos do outro. A essa diferenciação do outro, o ser humano procura (conscientemente) ou se apropria de características que possam construir sua identidade. As experiências permitem "montar" seu modelo. Vale lembrar que elas não são condicionadoras factuais, mas podem permitir determinadas construções. Os “outros” com quem nos vivenciamos podem ser referenciais de comportamento e de busca por uma identificação. Exemplos: Os pais, professores, amigos, pessoas com mais idade.

4. Qual a concepção psicossocial de identidade?

A concepção psicossocial da identidade defende que a formação da identidade é como um processo, pois está em constante mudança, em construção permanente, mas pautado numa ótica estática de cada fase de vida do indivíduo.

5. Como se caracteriza a diferença entre mudança (metamorfose) e crise no processo de identidade?

A identidade é um processo de construção permanente e contínua transformação, a cada fase da vida o ser humano passa por modificações, físicas, sociais e psicológicas e tudo isso agregado acaba por formar a identidade do sujeito, mas quando esses momentos, esses períodos - que são muito importantes da vida de uma pessoa – ocorrem de forma dolorosa, angustiante, confusa e intensa caracterizasse a crise de identidade.

6. O que é estigma? Quais seus efeitos na trajetória de vida do indivíduo ou grupo estigmatizado?

Estigma refere-se aos atributos que um indivíduo, grupo ou povo carregam e cujo valor pode ser positivo ou negativo. Caso o sujeito, grupo ou um povo inteiro possua algum atributo negativo que o acompanhe durante toda sua trajetória de vida, isso pode ser internalizado construindo assim um aspecto importante de auto-estima e auto-imagem.

7. Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com