TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identidade

Projeto de pesquisa: Identidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 9

SEMINÁRIO - TEMA: IDENTIDADE

Abordar a complexa questão da identidade é algo bastante desafiador, isso porque, ao longo da trajetória do conhecimento humano, a importância conferida ao estudo da identidade foi variável, acompanhando a relevância atribuída à individualidade e às expressões do ‘eu’ nos diferentes períodos históricos. E, desse modo, discorrer sobre a identidade pressupõe considerar a intensa diversidade conceitual que a atravessa, expondo-a a inúmeras variações.

Identidade

É o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes

Pode-se designar, num sentido lato, a identidade pelo desenvolvimento do sentido daquilo que se é, ou seja, do carácter do que é único. Este termo remete para a identidade individual e pessoal de cada indivíduo. A identidade é uma construção dinâmica da unidade da consciência de si, através das relações subjetivas, das comunicações, da linguagem e das experiências sociais. É um processo ativo, afetivo e cognitivo de representação de si no ambiente envolvente, o que implica a existência de um sentimento subjetivo de permanência e de continuidade. É indispensável ainda a existência de funções de regulação tais como a coerência e a estabilidade que são necessárias a uma adaptação às mudanças. Este Desenvolvimento é interrompido de vez em quando por crises, as chamadas crises de identidade, particularmente no período da adolescência, quando o sentido de identidade está sujeito a certa tensão. Assim, o choque entre os sentimentos instintivos e a obrigação social pode levar a uma perda da identidade pessoal. Pode se dizer então que a identidade é o conjunto total das nossas características próprias que nos fazem únicos e exclusivos, diferentes de todos os outros seres humanos e todos os outros animais.

O que nos faz únicos e exclusivos do resto das pessoas são muito mais que características psicológicas. A identidade é o conjunto de características, psicológicas, físicas, culturais, etc. Não existe uma identidade perfeita, mas sim uma identidade mais ou menos adaptada ao meio envolvente. A identidade é o que nos define quem somos, bem como a nossa missão. Ela diz aos outros e a nós, quem somos e para onde vamos. Identidade é única e absoluta em si mesmo. Não tem sentido encontrar duas pessoas com identidades semelhantes, podemos encontrar pessoas que partilham a mesma cultura, de personalidades semelhantes, fisicamente semelhantes, etc. mas não a entidade.

A personalidade é Uma organização, um todo, funcionando como um conjunto e não como um conjunto de partes individuais. Dinâmica, embora geralmente não se altere radicalmente, está longe de ser considerada estática ou mesmo imutável. Psicológico, mas intimamente relacionado com o corpo e os seus processos.

O “filtro” entre a pessoa e o mundo, definindo a forma como se relaciona com o mundo interno e externo. Um construtor analítico e abstrato, não existindo fisicamente, expressando-se unicamente em padrões de comportamento, pensamento e emoções. O conceito de personalidade é complexo, podemos encontrar varias definições, originadas em várias teorias ou mesmo várias “escolas de pensamento”. Não existe uma definição exata e completa, tendo em conta as várias teorias e as várias perspectivas existentes. De forma resumida, podemos dizer que a personalidade é uma organização interna e dinâmica do sistema psicológico, com todos os seus componentes. Esta mesma organização define padrões relativamente coerentes de comportamentos, atitudes, pensamentos, sentimentos e emoções. Esse padrão embora alterável constrói-se e reconstrói-se de forma gradual. Os elementos e componentes que a vão constituindo, inicialmente são mais um elemento, mas posteriormente contribui para a integração do próximo componente ou experiência.

Em termos de comparação a personalidade é um conjunto de elementos e componentes psicológicos, enquanto a identidade é o conjunto de elementos, sendo a personalidade um deles. Existem instrumentos que avaliam a personalidade, mas não que avaliam a identidade.

Quando pensamos sobre nós mesmos ou outras pessoas, geralmente buscamos por definições, traços que nos/as identifiquem, e assim por diante. Mas, na maior parte das vezes, há uma grande confusão sobre os termos utilizados, e muita gente não faz a menor diferenciação entre eles, bem como não fazem a menor ideia de que há diferença entre esses termos.

A identidade pode ser definida como sendo um conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma determinada pessoa. A identidade permite que o indivíduo se perceba como sujeito único, tomando posse da sua realidade individual e, portanto, consciência de si mesmo.

A identidade depende da diferenciação que fazemos entre o “eu” e o “outro”. Passamos a ser alguém quando descobrimos o outro porque, desta forma, adquirimos termos de comparação que permitem o destaque das características próprias de cada um.

Segundo Erik Erikson podemos dividir a identidade em 03 tipos:

Identidade precocemente estabelecida – formada pelos que copiam ou aceitam os modelos impostos (pais, professores).

Identidade difusa – indivíduos que nunca se definem por completo, nem na idade adulta.

Identidade negativa – indivíduos que apenas contestam e nada criam, adotando uma atitude destrutiva, esta é característica de muitos adolescentes.

A identidade social

A identidade social de um indivíduo se caracteriza pelo conjunto de suas vinculações com um sistema social vinculado a uma classe social, a uma nação e etc. A identidade permite que o indivíduo se localize em um sistema social e seja localizado socialmente. A identidade é uma construção que se elabora em uma relação que opõe um grupo aos outros grupos com os quais se está em contato. A identidade é um modo de categorização utilizada pelos grupos para organizar suas trocas, também para definir a identidade de um grupo, e o importante não é inventariar seus traços culturais distintos,mas localizar aqueles que são utilizados pelos membros do grupo para afirmar e manter uma distinção cultural.

A identidade social não diz respeito apenas aos indivíduos, todo grupo apresenta uma identidade que está em conformidade a sua definição social que o situa no conjunto social. Assim a identidade social é ao mesmo tempo inclusão, pois só fazem parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com