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Identidade, Alteridade

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Por:   •  21/3/2015  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  501 Visualizações

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Definindo identidade, alteridade e singularidade

Segundo Laing (1986: p.78), “não podemos fazer o relato fiel de "uma pessoa" sem falar do seu relacionamento com os outros.” A identidade é definida pela relação do indivíduo na relação com outros indivíduos, isto é, cada indivíduo se completa e se efetiva no relacionamento com os que estão à usa volta, em seu convívio. É na relação entre o EU e o OUTRO que se constrói a identidade do EU.

Mas não estamos tratando de indivíduos abstratos isolados do contexto social. Na relação entre os indivíduos há uma estrutura econômica que interage e influencia a efetivação da identidade. Parece-nos que Guattari, ao deslocar o foco da sua análise para a micropolítica, consegue, a exemplo de Foucault, oferece uma contribuição importante para a compreensão das relações entre os indivíduos e as estruturas sócio-econômicas.

Não esqueçamos que Guattari diferencia identidade e singularidade:

“A singularidade é um conceito existencial; já a identidade é um conceito de referenciarão, de circunscrição da realidade a quadros de referência, quadros estes que podem ser imaginários.” (GUATARRI & ROLNIK, 1986: p.68)

Enquanto a identidade diz respeito ao reconhecimento, a singularidade articula todos os elementos que costumeiramente constatamos quando definimos a identidade do indivíduo, isto é, como nos sentimos, nossos desejos, nossas atitudes em determinados contextos, em suma, tudo o que diz respeito ao nosso ego.

A singularidade, no sentido de Guattari, não é apenas diferente: é mais ampla. Se afirmo, “sou fulano e estou aqui”, apenas me identifico. A minha singularidade é muito mais complexa do que a afirmação de quem sou eu; ela resulta do cruzamento das várias formas do meu SER em relação às pessoas e às estruturas que me cercam.

Nas palavras de Guattari,

“a identidade é aquilo que faz passar a singularidade de diferentes maneiras de existir por um só e mesmo quadro de referência identificável.” (id, pp. 68-69)

Neste sentido, a identidade, e é interessante observar, está relacionada a processos de identificação, desde um simples “meu nome é tal” até a sujeição a procedimentos policias, burocráticos, documentais etc.

Pensando em termos biográficos, a micropolítica de Guattari complexifica a tarefa do biógrafo. Aqui, trata-se de ir além da apreensão da identidade: é preciso assimilar a singularidade, isto é, as várias formas de ser do sujeito cognoscível. Por outro lado, suas formulações são um convite à reflexão crítica sobre a complexidade do real e do lugar da subjetividade neste. Esta refere-se tanto à dimensão sócio-econômica, quanto à dimensão das relações entre os indivíduos, ou seja, diz respeito a processos de singularização marcados e consubstanciados na subjetividade capitalista.

Identidade

Antes de conceituar identidade, é importante falar da história de controvérsias que há por trás desse conceito. Identidade é um conceito que não comporta uma definição única, como se acreditava inicialmente.

Aristóteles criou a teoria de que identidade é a "unidade da substância.“

Em sentido essencial, as coisas são idênticas do mesmo modo em que são unidade.

já que são idênticas quando é uma só em sua matéria acontece quando se diz que a coisa é idêntica a si mesma." (ARISTÓTELES - primeira definição)

Leibniz é autor da segunda definição do conceito de identidade seria:

“aquele que o aproxima, aquele de igualdade“

Terceira definição de identidade (admite que "a própria identidade pode ser estabelecida ou reconhecida com base em qualquer critério convencional).

Esse conceito explica o caráter de construção da identidade, uma vez que os critérios precisam ser "estabelecidos" e "reconhecidos”.

O conceito de identidade se trata de uma construção também simbólica. A construção da identidade também diz respeito à apreensão e interpretação da realidade, uma vez que é um processo de representação simbólica, uma tentativa de compreensão de sua própria posição no mundo. Essa construção se dá através de esquemas classificatórios, que permite separar em "nós" e "outros" a partir de critérios dados.

Como

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