TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideologia E Direito

Dissertações: Ideologia E Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda dois textos de ideologia onde a essência do texto está mascarada em que a ideologia serve para ocultar as desigualdades sociais e que a classe dominante não demonstre que domina a classe baixa. Abrange também vocabulários das palavras de difícil compreensão do texto, onde foi feito o fichamento dessas palavras. Também envolve as partes importantes dos dois textos que são a introdução, desenvolvimento, conclusão, as ideias principais.

A ideologia e o direito são dois conceitos que andam juntos no qual a ideologia é o conjunto de idéias e direito são conjunto de normas estabelecidas pelo homem proposta a dar ordem à vida em sociedade.

2. FICHAMENTO DO TEXTO

2.1 Glossário

Alienação - Ação ou efeito de alienar; alheação. Cessão de bens. Desarranjo das faculdades mentais. Arrebatamento, enlevo, transporte. Indiferentismo moral, político, social ou mesmo apenas intelectual. Antôn: (acepção 5): engajamento, participação. A. mental: loucura.

Alienação social - A alienação social está relacionada com um estado mental do ser humano. Neste estado mental, ele não compreende que é o formador da sociedade e da política, e aceita tudo sem questionar. A alienação social incapacita o pensamento independente do ser humano, e ele passa a aceitar tudo como algo natural, racional ou divino.

Dissimular - (lat. dissimulare) vtd 1: Não dar a perceber; calar: Dissimulou o seu despeito. vint 2: Não revelar seus sentimentos ou desígnios; ter reserva: Ela sabia dissimular. vtd 3: Não deixar aparecer; ocultar, disfarçar, encobrir: Dissimular uma verruga. Com um chinó dissimularia a calva. vtd 4: Afetar com artifício; fingir: Dissimular indiferença. vtd 5: Atenuar o efeito de: Dissimular culpas. vti 6: Usar de dissimulação: Dissimular sobre algo. Dissimular com alguém. vpr 7: Esconder-se, ocultar-se: Dissimulou-se por trás da árvore.

Imprescindível - É tudo aquilo que não pode faltar, que é vital, que não se pode prescindir ou recusar.

Persuadir - (lat persuadere) vtd e vint 1: Levar à persuasão ou à convicção: Não persuadira os ouvintes. Persuadiu o aluno de (ou a) que devia concluir o curso. Palavras que comovem e persuadem. vtd 2: Levar ou induzir a fazer, a aceitar ou a crer; aconselhar: O médico persuadira-lhe o contrário. Tentara persuadi-lo com boas razões. vpr 3: Acreditar, convencer-se, cuidar, julgar: Persuadira-se de que (ou, com elipse da preposição, Persuadira-se que) só ele estava certo. vpr 4: Admitir como verdadeiro, aceitar como certo: "Se nós os homens entendêssemos esta política natural e nos persuadíssemos a ela" (Padre Antônio Vieira). Antôn: dissuadir.

Coerência - (Etm. do latim: cohaerentia.ae). s.f.: Ligação de um conjunto de ideias ou de fatos cujo resultado é lógico. Característica daquilo que tem lógica e coesão; nexo. Descrição harmônica de ações, fatos ou ideias; conexão. Comportamento constante; modo de pensar uniforme ou estável.

Psicanalítico - adj (pseudo+analítico) Pertencente ou relativo à psicanálise. Análise da mente; separação da psique em seus elementos constitutivos. 2. Psicol: Sistema de psicologia e método de tratamento de desordens mentais e nervosas, criado e desenvolvido por Sigmund Freud (1856-1939), psicanalista austríaco; caracteriza-se por uma visão dinâmica de todos os aspectos da vida mental, conscientes ou inconscientes, salientando, no entanto o papel destes últimos; as técnicas de investigação e tratamento, características da psicanálise, consistem na observação das expressões de associações livres e dos fatos de transferência emocional. 3. Conjunto de fatos descobertos nesse método pela análise dos sonhos e das memórias e desejos inconscientes. 4. Ciência do inconsciente que se baseia nesses fatos e procura interpretá-los.

Incute - (lat incutere) vtd 1: Fazer penetrar no espírito de, infundir, introduzir: "Há meia hora que procuro incutir-lhe as verdades eternas, mas ele resiste" (Machado de Assis). 2 Inspirar, sugerir, suscitar: Ambiente tranquilo e austero, que incute místico recolhimento.

Inversão - sf (lat inversione) 1. Ato ou efeito de inverter. 2. Reviramento para fora. 3 Gram: Disposição das palavras contrária à ordem lógica, como quando se antepõe o complemento ao verbo, o verbo ao sujeito, o adjetivo ao substantivo etc. 4. Uso oposto à função normal. 5 Med: Desvio anormal e congênito de uma víscera que lhe faz tomar uma situação oposta à normal. 6 Mil. Mudança da frente para a retaguarda. 7 Med: Desvio patológico que leva um homem ou uma mulher a só ter afinidade amorosa com pessoas do mesmo sexo. 8. Ato homossexual. 9. Emprego de capital, numa empresa, com fim especulativo ou em empréstimos a juros. 10 Quím: Hidrólise de certos carboidratos, como a sucrose, que resulta na inversão de dextrogira em levogira, ou vice-versa, da solução de carboidrato. I. de temperatura: anomalia da temperatura, quando esta cresce com a altitude. I. Monetária, Dir: troca de moedas ou valores conversíveis por moeda de curso forçado; câmbio de moedas de curso nacional ou internacional.

Subordinado - adj (part de subordinar) 1 Que se subordinou. 2 Que depende de outrem; que recebe ordens de outrem; que recebe a lei de outro. 3 Que está ligado a alguma coisa ou tem conexão com ela. 4 Que tem apenas um papel secundário em relação a outro. 5 Inferior, secundário, subalterno. 6 Gram Diz-se da palavra, frase ou oração cuja ideia depende de outra. sm 1 Indivíduo às ordens ou mando de outrem. 2 Doméstico, serviçal, subalterno.

Lapso - sm (lat lapsu) 1 Ato de decorrer (o tempo). 2 Decurso do tempo. 3 Culpa, erro, falta. 4 Descuido, engano involuntário. adj 1 Caído, decaído. 2 Incurso em erro ou culpa.

Sublimação - sf (lat sublimatione) 1 Ato ou efeito de sublimar. 2. Elevação ao estado sublime. 3 Purificação. 4 Psicol Mecanismo de defesa emocional, pelo qual tendências ou sentimentos que se julgam inferiores, ou socialmente reprovados, se transformam em outros que não o sejam. 5 Quím: Passagem de um corpo diretamente do estado sólido ao gasoso e vice-versa.

Antagônicas - É um adjetivo masculino que significa contrário, adverso, incompatível, contraditório, divergente, rival. Exemplo de antagonismos: guerra e paz, amor e ódio.

Etnia - sf (etno+ia1) Sociol: Mistura de raças caracterizadas pela mesma cultura (termo criado para evitar neste caso a palavra raça).

Laboriosa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com