TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ideologia e o Direito

Por:   •  2/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA– UNIP

DIREITO

IDEOLOGIA E O DIREITO

ALPHAVILLE – SP

2017


UNIVERSIDADE PAULISTA– UNIP

DIREITO

IDEOLOGIA E O DIREITO

Trabalho de conclusão do 1°Bimestre, apresentado ao Professor de Filosofia da UNIP, para a obtenção da nota no curso de   Direito, sob a orientação do Prof. Mario Guide

Thiago Vieira Moreira dos Santos

R.A D279BA-7 Turma: DR1B06

ALPHAVILLE – SP

2017


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        IDEOLOGIA        4

1.1        O que é ideologia?        4

2        HISTÓRICO        5

2.1        Karl Marx        5

3        SURGIMENTO DE NOVAS IDEOLOGIAS        6

4        DIREITO        7

4.1        O que é direito?        7

4.1.1        Conceito de direito        7

4.1.1.1        Visão de Karl Marx sobre o direito        7

4.1.1.1.1        Importância da filosofia no direito        8

4.1.1.1.1.1        Direito é uma ideologia?        8

CONCLUSÃO        9

BIBLIOGRAFIA        10



INTRODUÇÃO

É o conjunto mais ou menos sistemático e coerente de crenças políticas de determinada sociedade. É através dela que se dá sentido ao mundo, que se procura explicar as condições atuais da sociedade e orientar o esforço, por transforma-las. O termo tornou-se corrente com Marx, que o empregou para designar as visões de mundo, crenças próprias de diferentes classes sociais, principalmente da classe burguesa. A ideologia burguesa seria uma falsa consciência, uma representação distorcida da realidade, e se opõe à perspectiva científica, associada a consciência verdadeira, própria da classe trabalhadora.

Ideologia é o conjunto de ideias, conceitos e comportamentos que prevalecem sobre uma sociedade. Seu objetivo é encobrir as divisões existentes na sociedade e na política, mostrando uma forma única


  1. IDEOLOGIA

  1. O que é ideologia?

Ideologia é um conceito tanto estudado em filosofia quanto em sociologia. Ideologia não tem um único conceito. Até porque, o termo ideologia, possui mais de um sentido (mais de um significado). A ideologia é um conjunto de ideias, pensamentos, crenças, doutrinas e de visões de mundo, seja de uma pessoa, um grupo de indivíduos ou até mesmo de toda sociedade

É comum dizermos: “Aquele indivíduo possui essa ideologia, eu tenho a minha ideologia de vida, aquele partido político tem essa ideologia com relação à política, com relação à economia, aquela sociedade possui tal ideologia com relação ao estado, com relação a religião”.

Podemos recorrer até a própria etimologia da palavra ideologia: É o estudo da ciência e das ideias. É a ciência que vai estudar esses sistemas de crenças, sistemas de ideias e pensamentos.

Um sentido muito polêmico, é o sentido Marxista. É óbvio que Karl Marx não criou o termo ideologia, mas, ele deu outro sentido a essa palavra. Segundo Marx, ideologia “é um instrumento de dominação de uma classe social sobre outra”. Marx vai dizer que ideologia é um “sistema de crenças falsas e ilusórias. Que fazem com o que o indivíduo não perceba a sua própria realidade”. Com isso, faz com que o indivíduo não tome consciência de sua verdadeira situação social. Ainda assim, segundo Karl Marx, o sistema de crenças dominantes de uma sociedade, não foi um sistema de crenças construídos por toda sociedade. Mas é um sistema imposto de uma classe sobre a outra.


  1. HISTÓRICO

O termo ideologia foi criado pelo francês “Antoine Louis Claude Destutt de Tracy”. Destutt de Tracy, foi o primeiro filósofo a usar a palavra em seu livro: “Elementos de Ideologia”, ele fez o uso da ideologia para mostrar o estudo científico das ideias (ciência das ideias). Nas próximas décadas com a publicação do livro de Tracy, o termo ideologia foi começado a ser utilizado com outros significados.

O termo ideologia, ganhou um sentido novo quando Napoleão Bonaparte chamou o filosofo De Tracy e seus seguidores de “ideólogos”. Porém, o que Napoleão queria dizer, é que eles eram “deformadores da realidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (303.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com