TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Do Sono Para A Saúde

Artigo: Importancia Do Sono Para A Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

Importância do sono para a saúde, bem-estar e para a própria vida

Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono.

A duração do sono deve estar adequada às necessidades individuais, que variam significativamente com a idade, e também de pessoa para pessoa.

A duração do sono é adequada quando, ao acordar, o indivíduo se sente revigorado e reparado, estando psicológica e fisicamente apto a realizar o seu trabalho e as tarefas diárias.

Vários estudos revelaram os efeitos nocivos que a privação de sono tem sobre a saúde, sobretudo ao nível do risco cardiovascular e hipertensão, obesidade, diabetes, stresse e sintomatologia depressiva.

O Sono apresenta várias funções:

1. Restaurativa: trazer o organismo de volta à condição em que se iniciou o dia após a jornada de obrigações que se tem no decorrer dele. É como se a reserva de substâncias químicas que regulam o funcionamento do organismo fosse reabastecida durante o sono.

2. Termorregulação: o controle da temperatura corporal está intimamente relacionado ao sono, marcadamente notamos as alterações que ocorrem no sono quando se está com febre, por exemplo. Hoje se sabe que a privação do sono reduz a capacidade de se regular a temperatura corporal.

3. Consolidação da memória e aprendizado: toda informação que recebemos no decorrer do dia, seja estudando, trabalhando ou na vida social, é consolidada no decorrer do sono

4. Repouso para o organismo: durante o sono normal ocorre redução da pressão arterial, diminuição dos batimentos cardíacos, relaxamento muscular, redução da produção de urina, ou seja, os vários sistemas descansam durante o sono. Além disso, alguns hormônios são fortemente influenciados pelo sono, são eles: insulina que controla as taxas de glicose no sangue, leptina e grelina, que juntos controlam o apetite, hormônios da tireóide, corticóides produzidos pelo organismo, hormônio do crescimento, prolactina, que controla a produção de leite, dentre muitos outros, explicando porque quem não dorme bem tem mais tendência a engordar, aumentar as taxas de gordura e açúcares no sangue, não crescer adequadamente, não conseguir amamentar bem, ter pressão arterial mais alta, ter maior risco de doenças cardíacas e vasculares, destacando-se acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, impotência sexual, dentre outros problemas.

Benefícios para o bebê

As crianças precisam dormir duas vezes mais do que os adultos. Para os bebês, o ato de dormir é o ingrediente essencial para o seu desenvolvimento e do seu sistema nervoso. Um sono sem interrupções melhora o humor, o comportamento e as funções físicas dos bebês. O sono tem uma função fundamental no desenvolvimento emocional do bebê que é a de organizar e integrar as vivências do bebê com o mundo real.

Importância do sono na qualidade de vida

Saúde Física

Uma excelente alternativa para garantir uma noite bem dormida é praticar atividade física. Exercitar o corpo proporciona sono mais profundo e, conseqüentemente, mais reparador.

Os especialistas apontam a endorfina – o neurotransmissor que atua como analgésico e traz sensação de bem-estar – liberada durante os exercícios, como responsável pelas boas noites de sono. Aliás, os sedentários levam mais tempo para dormir: são em média dez minutos, contra sete dos que se exercitam regularmente.

No entanto, é importante evitar a prática minutos antes de ir para a cama. O ideal é realizar o exercício físico quatro horas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com