TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A MELHOR SOLUÇÃO PARA A BAIXA PRODUTIVIDADE, DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES. A IMPORTÂNCIA DO SONO PRODUTIVO.

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

Nome da Revista


Vol. xx, Nº. xx, Ano 2014

Autor 1

Lucas Alves Fonteles

Lucas.fonteles@aedu.com


QUAL A MELHOR SOLUÇÃO PARA A BAIXA PRODUTIVIDADE, DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES.

A IMPORTÂNCIA DO SONO PRODUTIVO.

RESUMO

A principio identifiquei como sendo um dos principais problemas dentro das organizações, a dificuldade causada pela baixa produtividade. Analisando um todo percebe-se que muitas dessas pessoas possuem dificuldades para dormir, e de certa forma, gera uma grande dificuldade e desconforto na hora de executar as tarefas necessárias no dia a dia. O sono produtivo, é de fundamental importância para todas  essas pessoas, pois contribui positivamente tanto na saúde, como melhora a concentração, e rendimento dentro do trabalho.

Palavras-Chave: lista de palavras-chave; separadas por ponto-e-vírgulas; mínimo de 3 e máximo de 5 palavras. (Estilo: )


  1. INTRODUÇÃO

O tema do trabalho abordado tem como objetivo, indicar tanto formas de melhoria na qualidade de trabalho, quanto no estilo de vida adotado pelas pessoas do mundo corporativo, que vivem suas rotinas diárias desordenadamente, e não sabem os riscos gravíssimos de saúde que elas podem estar propiciando  a si mesmas. Além do problema de saúde vejo que as organizações também são prejudicadas pelo baixo desempenho justificado dos colaboradores, vendo por esse lado acredito que a solução para ambos esteja ao alcance de todos: O sono produtivo.

  1. ARTIGO

Associar uma carreira profissional de sucesso , e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida saudável, parecem ser dois caminhos distantes, porem não estão tão distintos assim. a baixa produtividade e dificuldade para a realização das tarefas é gerada pela sonolência diurna, que é conseqüência da ausência de sono durante o período noturno, o que pode contribuir para um grande prejuízo tanto para os colaboradores quanto  para    as          organizações.O sono quando realizado de forma coerente e habitual,ou seja,respeitando um mesmo horário dia após dia, pode se alcançar uma vida saudável, e também melhora o seu rendimento no trabalho, e que pode gerar frutos na sua busca pelos objetivos. Já que quando o seu corpo descansa, o tempo necessário, você costuma acordar mais disposto, o grande problema é conseguir  administrar o tempo  para se manter na rotina saudável.

  “Deitar e conseguir dormir de 6 a 8 horas consecutivas é um problema para mais de 40% da população, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A insônia, o ronco e a apneia (parada respiratória durante o sono) se tornaram distúrbios comuns na sociedade – e muitas vezes negligenciados.
De acordo com especialista o problema, associado aos hábitos da sociedade moderna, levando à privação de sono, têm impacto negativo na saúde e na qualidade de vida da população. Estatísticas demonstram que de 30% a 40% dos indivíduos, em alguma fase da vida, sofrerão de insônia, ou seja, experimentarão dificuldade para pegar no sono ou para voltar a dormir, se acordarem no meio da madrugada’’ (Em <http://www.physicalcare.com.br/Noticias-mais-de-quarenta-porcento-dos-brasileiros-tem-insonia.asp>Acesso  em 17/10/2014).

Atualmente esse problema vem atingindo inúmeras pessoas do mundo todo, devido as cargas excessivas de horas trabalhadas, pois acredita-se que quanto maior for suas horas trabalhadas, melhor, assim dificilmente essas pessoas conseguem adquirir uma rotina que seja agradável tanto para a sua organização quanto para a sua saúde. As vezes costumamos levar trabalho e os problemas para casa, e essa preocupação nos causa pânico, ansiedade e acabamos passando a noite em claro, Estima-se que entre 7 e 9 horas de sono são recomendadas para se prevenir doenças e atingir bons níveis de atenção, porem a media atual entre os adultos não passa de 5  a 7 horas de sono.
             Apesar disso, não conhecemos os males que estamos causando para a nossa saúde,pois ao passar duas ou mais noites sem dormir alem do stress e desconforto que estaremos propiciando, podemos gerar doenças gravíssimas, como problemas cardiovasculares,diabetes e ate câncer futuramente, Assim para se ter um maior aproveitamento na hora de repousar, podemos referir como um ponto importante,  estabelecer horários e metas a serem cumpridas, como acordar e dormir na mesma hora, são muito importantes para regular o relógio biológico, praticar exercício físico também contribui de forma positiva para se ter uma boa noite de sono, devido ao cansaço físico, porem saudável; relaxar também ajuda a aliviar a pressão.Ao criar hábitos saudáveis como tomar um banho quente ao dormir, evitar o uso de celulares e computadores próximo ao horário de dormir, além de evitar álcool, fumar e cafeína são também pontos importantes para contribuir para uma boa noite de sono pois o consumo dos mesmos tendem a aumentar a ansiedade. Acredito que adotando essas praticas, estaremos melhorando muito tanto a nossa qualidade de vida , como o nosso desempenho dentro das organizações, além do que quando realizamos as tarefas sem stress e com prazer, estaremos realizando com qualidade e competência, buscando melhorar cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (214.2 Kb)   docx (733.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com