TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Linguagem Corporal E O Genero Narrar

Pesquisas Acadêmicas: Importancia Linguagem Corporal E O Genero Narrar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 9

importancia linguagem corporal e Os gêneros textuais são as estruturas que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos.Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre mito parecidas,com características comuns , procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas.Gênero textual ou Gênero de texto se refere ás diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da literatura, por exemplo , poesia, crônicas, contos, prosa, narrativas, etc...

Para a lingüística, os gêneros textuais englobam este e todos os textos produzidos por usuários de uma língua .Assim , ao lado da crônica , do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica ,o e-mail, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.

Quanto á forma ou estrutura das seqüencias lingüísticas encontradas em cada texto, podemos classificá-los dentro dos tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos composicionais.

Segundo Schneuwly e Dolz publicaram um quadro onde as tipologias são cruzadas com gênero. Desse quadro é possível deduzir que é tão importante ensinar tipologias quanto os gêneros .Para os dois autores , há cinco tipologias que é preciso considerar no ensino de língua . Cada uma dessas é mobilizada pelas pessoas que se comunicam em diferente gêneros . É importante considerar que usamos todas essas capacidades em gêneros diversos.Por exemplo, num conto, usamos predominantemente a capacidade de narrar, mas podemos colocar personagens discutindo um assunto, e então aparecerá a capacidade de argumentar.

Sempre que nos manifestamos linguisticamente, o fazemos por meio de texto.Ecada texto realiza sempre por um gênero textual.Cada fez que nos expressamos linguisticamente estamos fazendo algo socila , estamos agindo,estamos trabalhando. Cada produção textual , oral ou escrit,realza um gênero porque é um trabalho social discursivo .

O termo ¨narrar ¨ vem do latim ¨narrativo ¨ e quer dizaer o ato de narrar acontecimentos reais ou imaginários . Na antiguidade clássica , os padrões literários reconhecidos eram apenas épico , o lírico e o dramático .Com o passar dos anos surgiu dentro do gênero épico a variante : Gênero narrativo,a qual apresentou concepções de prosa com características diferentes, o que fez com que surgissem divisões de outro gêneros literários dentro do narrativo : o romance ,a novela o conto ,a crônica,a fábula .Porém ,praticamente todas as obras narrativas possuem elementos estruturais e estilísticos em comum e devem responder a questionamentos, como : quem ?, que ?, quando ?onde ?por quê ?Vejamos a seguir :

• Narrador : É o que narra a história,pode ser onisciente( terceira pessoa, observador, tem conhecimento da história e das personagens ,observa e conta o que está acontecendo ou aconteceu )ou personagem ( em primeira pessoa;narra e participa da históriae, contudo,narra os fatos à medida em que acontecem,não pode prever o que acontecerá com demaais personagens).

• Tempo : É um determinado momento em que as personagens vivenciam as suas experiências e ações .Pode ser cronológico(um dia,um mês ,dois anos)ou psicológicos ( memória de quem narra,flash-back feito pelo narrador).

• Espaço : Lugar onde as ações acontecem e se desenvolvem.

• Enredo : É a trama,oque está envolvido na trama que precisa ser resolvido,e a sua resolução ,ou seja todo enredo tem início , desenvolvimento,clímax e desfcho.

• Personagens: Através das personagens,seres fictícios da trama, encadeiam-se os fatos que geram os conflitos e ações .Àpersonagem principal dá –se o nome de protagonista e pode ser uma pessoa , animal ou objeto inanimado, como nas fábulas.

O que vimos foram os recursos que os etilos narrativos têm em comum , agora vejamos cada um deles e suas características separadamente :

• Romance: É uma narrativa longa, geralmente dividida em capítulos ,possui personagens variadas em torno das quais acontece a história principal e também histórias paralelas a essa, pod aprensentar espaço e tempo variados.

• Novela:È um módulo mais compiladodo romance e também mais dinâmico ,é dividida m episódios ,são contínuos e não tem interrupções .

• Conto: É uma narrativa curta que gira em torno de um só conflito, com poucos personagens.

• Crônica : É uma narrativa breve que tem por objetivo comentar algo do cotidiano;é um relato pessoal do autor sobre determinado fato do dia a dia.

• Fábula :É semelhante a um conto em sua extensão e estrutura narrativa.O diferencial se dá ,principalmente, no objetivo do texto,que é o de dar algum ensinamento,uma moral.O outra diferença é que as personagens são animais, mas com características de comportamento e ocialização semelhantes ás dos seres humanos.

• Parábola: É a versão da fábula com personagens humanas.O objetivo é o mesmo , o de ensinar algo.Para isso sãoo utilizadas situações do dia a dia das pessoas.

• Apólogo : É semelhante á fábula e á parábola,mas pode se utilizar das mas diversase alegóricas personagens: animadas ou inanimadas, reais ou fantásticas, humanas ou não .Da mesma forma que as outras duas ,ilustra uma lição de sabedoria.

• Anedota : É um tipo de texto produzido com o objetivo de motivar o riso,É geralmente breve e depende de fatores como entonação , capacidade oratória do intérprete e até representação.

Nota-se então que o gênero se produz na maioria das vezes na linguagem oral, sendo que pode ocorrer também em linguagem escrita.

• Lenda :É uma história fictícia a respeito de personagens ou lugares reais ,sendo assim a realidade dos fatos e a fantasia estão diretamente ligadas. A lenda é sustentada por meio da oralifdade,torna –se conhecida e só depois é registrada através da escrita. O autor, portanto é o tempo,o povo e a cultura.Normalmente fala de personagens conhecida, santas ou revolucionárias.

Estes acima citados são os mais conhecidos tipos de textos narrativos, mas podemos ainda destacar uma parcela dos textos jornalísticos que são escritos n gênero narrativo, muitos outros tipos que fazem parte da história ,mas atualmente não são mais produzidos ,como as novelas de cavalaria, epopéias ,entre outros.Eainda as muitas narrativas de caráter popular (feitas pelo povo ) como piadas , a literatura de cordel, etc.

A linguagem corporal se refere a todas as nossas expressões a través dos movimentos, posturas ou gestos que se façam com as diferentes partes do corpo.

A ciência que estuda a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com