TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA ENTRE O GÊNERO DO NARRAR E A LINGUAGEM CORPORAL

Pesquisas Acadêmicas: A IMPORTÂNCIA ENTRE O GÊNERO DO NARRAR E A LINGUAGEM CORPORAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  1.092 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 O GÊNERO DO NARRAR E LINGUAGEM CORPORAL

A linguagem corporal um processo dinâmico nas séries iniciais, tem como objetivo principal apresentar possibilidades que a mesma tem a oferecer ao processo de ensino-aprendizagem. No ato de transmitir conhecimento a comunicação é fator primordial para esse processo, buscando a interação entre professor e o aluno, no cotidiano escolar. Vale ressaltar que essa comunicação pode ser expressa de várias formas; a linguagem corporal é uma delas. Visando a interação harmoniosa na prática escolar. Todo e qualquer indivíduo deve saber que o corpo é um grande aliado na transmissão de conhecimento, pois, o mesmo e um recurso de grande relevância para transmissão de novas informações.

Há muitas atividades permanentes que podem ser realizadas na educação infantil, mas é importante pensar, repensar, planejar e organizar para se ter sucesso. Saber o propósito da atividade, ou seja, ter um objetivo, ter regularidade e repetição da atividade, definir o início e o fim da atividade, definir o espaço e organizar os materiais.

O movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano, pois desde a vida intrauterina realizamos movimentos com o nosso corpo. Assim cabe ao professor propor desafios corporais adequados ao seu grupo de crianças.

O gestual, o brincar, o fazer movimentos, o dançar, está vinculado a uma possibilidade direta de motivação na escola, nestas primeiras séries da educação infantil e a exploração desta forma de linguagem é estratégia de ensino e exemplo de trabalho pedagógico. Experimentar, explorar e vivenciar o corpo no espaço, exercitar-se, pensar o movimento, explorar o mundo pelo movimento. Conhecimento do corpo, nomear partes do corpo, identificar partes do corpo, possibilidades e limites corporais, reproduzir, imitar, criar, experimentar e explorar movimentos, de andar, correr, saltar, pular, rolar, espreguiçar, diferenças corporais, construção de uma autoimagem,

Para desenvolver um bom trabalho, torna-se indispensável, desenvolver a força física ao mesmo nível das faculdades intelectuais, conhecer o conjunto de condições sociais, psicológicas e pedagógicas que convergem para o ato de aprender.

Por intermédio da expressão corporal, é possível trabalhar em grupo ou de forma individual, muitas outras matérias. Por meio de jogos e de atividades trabalhar a acuidade visual, que será muito útil na aprendizagem da leitura, a lateralidade necessária na escrita ou o controle da respiração, especialmente útil para ajudar a declamar.

Trabalhando a expressão e a linguagem corporal, convidando os alunos, por exemplo, a utilizarem o olhar para exprimir doçura, raiva, dor, etc. Este processo fará com que, com a prática, os alunos sejam mais capazes de transmitir todos esses sentimentos, através de atividades como teatros a partir de histórias, contos de fadas, despertando nas crianças a capacidade de representar e entender as expressões dos colegas, desenvolvendo assim habilidades de comunicação e interpretação, indispensáveis no decorrer da vida.

Para que o aluno aperfeiçoe a linguagem, é importante que o professor desenvolva um trabalho pautado em sequências didáticas que pertençam a diferentes agrupamentos de gêneros. Isso fará com que o aluno compreenda uma diversidade maior de gêneros, bem como possibilitará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com