TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão de alunos com síndrome de dawn na rede de ensino

Por:   •  12/10/2019  •  Artigo  •  2.486 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI-UNIASSELVI

A criança, suas múltiplas linguagens e o papel do educador neste processo

Acadêmicas

ELIZÂNIA DE JESUS DOMINGOS L.327520

EVA SIMONE DE OLIVEIRA L840420

JÉSSICA PETERSON REIS L.896801

MARIA LUZIA DOS SANTOS L909106

RITA IRANILDA DE OLIVEIRA SEIZER L.918804

ROSILEIDE APARECIDA DE OLIVEIRA SARAIVA L.918006

Tutora

Lorena Pinheiro Chaves

PEDAGOGIA(1520)

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR IV

CAMPO GRANDE MS

DEZEMBRO DE 2017

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI-UNIASSELVI

ELIZÂNIA DE JESUS DOMINGOS

EVA SIMONE DE OLIVEIRA

JÉSSICA PETERSON REIS

MARIA LUZIA DOS SANTOS

RITA IRANILDA DE OLIVEIRA SEIZER

ROSILEIDE APARECIDA DE OLIVEIRA SARAIVA

INFÂNCIA E SUAS LINGUAGENS

Trabalho realizado para composição de nota parcial da disciplina de pedagogia, como critério para aprovação no 4º semestre de Pedagogia do Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI.

Supervisor: Prof. Lorena Pinheiro Chaves

CAMPO GRANDE MS

2017

TEMA: INFÂNCIA E SUAS LINGUAGENS

OBJETIVOS

  • Instruir acerca dos temas das diversas linguagens, que contribuem para o desenvolvimento da criança e para a educação foram do cidadão;
  • Apontar as bases principais da relação professor-aluno que venha auxiliar em sua formação nas várias formas de linguagem;
  • Indicar as ações pedagógicas e tecnológicas, que facilite a ação dentro e fora da escola.

TIPOLOGIA

Para a realização e contextualização do presente trabalho, iremos realizar uma investigação de cunho documental por intermédio da pesquisa bibliográfica, com intuito de se trabalhar com livros, artigos científicos e outros materiais.


RESUMO

        O presente artigo discute sobre a importância da intervenção pedagógica na Educação Infantil tendo como foco de análise as múltiplas linguagens: oral, escrita, música e artes visuais. Trabalhar as múltiplas linguagens na Educação Infantil pode contribuir com o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, o que desencadeou a investigação da pesquisa. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é adquirir conhecimentos acerca das múltiplas linguagens para o desenvolvimento da criança e identificar de que forma os educadores e instituições promovem as múltiplas linguagens.

        Quanto aos procedimentos técnicos optou-se pela pesquisa bibliográfica, pois foi desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.

        Conclui-se que a disseminação de conhecimentos nessa área, seguida de debates constituiu passo importante para o amadurecimento de ideias e de alternativas com vistas a melhorar a qualidade da pratica pedagógica.

Palavras chave: Múltiplas Linguagens; Educação Infantil; Papel do Educador.


1 INTRODUÇÃO

Muito se discute sobre a temática das múltiplas linguagens na Educação Infantil. De fato desde que a criança nasce é apresentada ao mundo e comunica-se imediatamente com ele, seja através do choro, do sorriso, do pedido de colo, da calma aparente de uma canção de ninar ou até mesmo na forma de birra infantil.

Em virtude dessas múltiplas expressões apresentadas pela criança surge o caráter problemático da proposta do estudo que se define exatamente em como organizar um ensino que privilegie diversas possiblidades de desenvolvimento das múltiplas linguagens na Educação Infantil?

Em síntese, com a realização deste estudo espera-se alcançar possíveis direções que consideramos essenciais ao levar em conta o ensino da Educação Infantil.

Assim o objetivo deste estudo é compreender como o educador desenvolve esse processo bem como a pratica pedagógica a partir das linguagens oral, escrita, música e artes visuais e contribuir como possível alternativa pedagógica capaz de facilitar a compreensão das mais diversas formas de expressar e interagir da criança com o ambiente escolar.


2 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

        Para que possamos discutir sobre as múltiplas linguagens da Educação Infantil, devemos primeiramente compreender o termo linguagens e sua importância no currículo de Educação Infantil, conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil nos orienta.  

O âmbito de conhecimento de conhecimento do mundo refere-se a construção das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento. Este âmbito traz uma ênfase na relação das crianças com alguns aspectos da cultura. A cultura é aqui entendida de forma ampla e plural, como o conjunto de códigos e produções simbólicas, cientificas e sociais da humanidade construído ao longo das histórias dos diversos grupo, englobando múltiplos aspectos e em constante processo de reelaboração e ressignificação (BRASIL, 1998, p. 46).

Como se vê, o trabalho na Educação Infantil requer do educador usufruir das diferentes possibilidades que a imaginação possibilite para oferecer aos educandos conhecimento amplo que abranja as múltiplas linguagens.

A fala como principal veículo de comunicação entre a criança, os familiares, os professores e colegas. Através dela a criança expressa seus sentimentos, desejos ou angustias. Essa visão caracteriza o pensamento das autoras Steuck e Pianezzer (2013, p. 182) ao afirmar que: este desenvolvimento pode acontecer através de conversas informais na (roda de conversa) ou planejadas como numa entrevista ou apresentação. Deve-se proporcionar estes momentos em sala de aula ou mesmo fora dela, e é importante incentivar que todos falem, que todo pinem, que manifestem seus interesses e que saibam compartilhar com o grupo o que pensam, o que sentem a respeito de determinado assunto fazendo-se compreender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com