TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TABUADA E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS OS ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE DOURADOS

Por:   •  16/4/2015  •  Artigo  •  4.499 Palavras (18 Páginas)  •  1.574 Visualizações

Página 1 de 18

A TABUADA E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS OS ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE DOURADOS

RESUMO: A preocupação com as dificuldades de aprendizagem da tabuada ocasionou a leitura sobre a Educação Matemática e a procura por metodologias ligadas ao ensino aprendizagem, pretendendo elucidar as influências pedagógicas que nos possibilitam compreender, superar ou minimizar as dificuldades relacionadas a este tema de pesquisa. Desta maneira, o presente artigo aborda o tema A Tabuada e as Dificuldades Enfrentadas pelos os Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma Escola do Município de Dourados, em um bairro de periferia no Estado de Mato Grosso do Sul. Tendo como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos do 4º ano do ensino fundamental na aprendizagem da tabuada, destacando fontes teóricas relacionadas a esta dificuldade, a presentado resultados de uma pesquisa com seis professores da escola pública a fim de verificar junto a elas suas percepções sobre os fatores associados às dificuldades dos alunos na tabuada. Para a pesquisa de campo utilizou-se a coleta de dados através de um questionário com itens que abordavam questões relacionadas às práticas pedagógicas utilizada com os alunos, seguidos e sua análise e a conclusão da pesquisa.

PALAVRAS-CHAVE: tabuada, dificuldades, professores/alunos.

SUMMARY: The concern with the difficulties of learning multiplication tables led reading about mathematics education and the demand for methodologies related to teaching and learning, intending to elucidate the pedagogical influences that enable us to understand, overcome or minimize the difficulties related to this research topic. Thus, this article is about The Tabuada and Difficulties Faced by Students of the 4th year of primary education from a school in the city of Dourados, in a peripheral neighborhood in the state of Mato Grosso do Sul. With the objective to identify the difficulties faced by students in the 4th year of elementary school in learning the multiplication tables, highlighting theoretical sources related to the problem, the results of a survey presented with six teachers from the public school to check with them their insights into the factors associated with difficulties of students in the multiplication table. For field research was used to collect data through a questionnaire with items that addressed issues related to teaching practices used with students, followed and analysis and the search is complete.

KEYWORDS: multiplication tables, difficulties, teachers / students.

  1. INTRODUÇÃO

A tabuada é um dos maiores obstáculos ao avanço em matemática pelos alunos, fazendo com que eles deixem de gostar da disciplina. Neste artigo com o tema “A tabuada e as dificuldades enfrentadas pelos alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola do Município de Dourados”, pretende-se analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos do 4º ano do ensino fundamental na aprendizagem da tabuada. O tema desta pesquisa surgiu após observar as dificuldades que os alunos encontram nos primeiros anos de ensino e aprendizagem da tabuada.

Para atingirmos o objetivo geral, traçamos objetivos específicos que nos permitiram identificar quais as maiores dificuldades dos alunos na aprendizagem da tabuada estabelecendo diálogos com os alunos para entendimentos sobre as causas de suas dificuldades, verificar como está sendo aplicado o ensino que permita aos alunos construir um método de aprendizagem que não necessite decorar e sim compreender como ocorre o processo da tabuada e observar a ação pedagógica do professor para a compreensão das dificuldades dos alunos na aprendizagem da tabuada.

A metodologia utilizada no trabalho foi bibliográfica com consultas em artigos científicos e buscamos os pressupostos teóricos nos estudos como BRASIL (1998), Carreher (1995), Damazio (1996/2000), D’Ambrosio (1996), Duarte (1999), Lorenzato (2006), Monteiro (1998), Sanchez (2004), Toledo (1997) e Vitti (1999) que dialogam sobre o assunto desta pesquisa de campo com entrevistas por meio de questionários distribuídas entre as professoras de uma Escola do Município de Dourados com os alunos do 4º ano das séries iniciais do ensino fundamental para ver como vem sendo trabalhado o ensino-aprendizagem da tabuada. E expondo uma analise sob o resultado dos dados obtidos.  

  1. REVISÃO DE LITERATURA

Segundo Silva (2012), A tabuada se referem como Tabela de Pitágoras, criada por Pitágoras, filósofo e matemático grego, do século VI a.C., com ela é possível efetuar todas as operações de multiplicação existentes na tabuada tradicional. O termo “Tabuada” tem sua origem nas tábuas de cálculos, que serviam como gabaritos para agilizar a contagem nas transações comerciais. Em matemática, uma Tabuada de multiplicar ou multiplicação é uma tabela matemática usada para definir uma operação de multiplicação de um sistema algébrico.

A tabuada teve influência de diferentes concepções explicitas nas diversas tendências, legitimando sua importância histórica. Apesar de ser constantemente criticada e negada, a tabuada tem uma forte presença no ensino de matemática. Para Damazio (2000), no Ensino Fundamental, o ponto de honra para pais e professores é a memorização das tabuadas (0 a 10) de multiplicação dos números naturais. A crença que se imobilizou compreende que o aluno só alcança um nível mais elaborado de conhecimento matemático quando começa a decorar a tabuada. Sobretudo, a manutenção desse pensamento tem ficado a cargo da comunidade e pais analfabetos, semi-alfabetizados e mesmo aqueles com níveis diferentes de escolaridade, mas incapazes de admitir que seus filhos “não saibam as tabuadas”.

A tabuada, há tempos vem sendo trabalhada como um conjunto de números a serem decorados. Destacam-se as formas diferenciadas ao ensino da tabuada, utilizando materiais manipuláveis para a formação de conceitos e o uso de jogos para trabalhar para melhorar compreensão deste conteúdo. Os anos passaram-se, mas ainda nos dias de hoje encontram-se profissionais conservadores, porém camuflando metodologias e utilizando princípios puramente tradicionais. Portanto, a necessidade de destacar-se outras possibilidades para ajudar o aluno a agregar o conhecimento. A tabuada, que muitas vezes tem causado pânico em alunos e professores, por não terem resultados no processo ensino – aprendizagem pode ser trabalhado e enriquecido com jogos e manipulação de materiais concretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (315.7 Kb)   docx (118.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com