TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Individuo e a Sociedade

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

Relações entre o indivíduo e o social

Com a grande avanço para o crescimento industrial no final do século XVIII, advindo da Revolução industrial, houve a migração de um sistema rural para um sistema industrial, vieram também, muitos conflitos entres os indivíduos, agora esses passam a viver em sociedade, obrigados a conviverem com pessoas de diferentes personalidades, culturas e motivações. Esse choque deu início ao estudo da psicologia, que busca o entendimento entre as relações do indivíduo e a sociedade.

A sociedade é a relação entre indivíduos. Os indivíduos são seres únicos, que não podem ser copiados, são um conjunto de determinantes onde é levado em conta elementos biológicos, culturais, econômicos, históricos e familiares. Esses traços vão levar a combinação de maneira particular onde dará a unicidade do indivíduo.

Para entendermos melhor essa relação, procuramos tratar o ser humano em sua individualidade, desviando o foco do coletivo para o singular. Assim podemos extrair do indivíduo a personalidade e a identidade.

Devido a sua complexidade, não existe uma definição única da personalidade, ela pode ser entendida como um processo sempre em formação, tendo atributos externos (sociais, culturais, históricos e ideológicos) e atributos internos (instintos, pulsões e características herdadas). A personalidade seria então a forma como interpretamos e reagimos a vários aspectos do mundo, pode-se ser herdada ou adquirida na vivência com o social.

Já a identidade é o que nos torna único, é construída a partir da biografia, do meio e da cultura. Somos influenciados pelo social, em primeiro lugar pela família, logo pela escola, grupo social, trabalho e outros, ela é que nos diz quem somos e para onde vamos. Podemos entender que a identidade não é algo imutável, mas vai ser transformando pelas experiências vividas ao longo da vida. Podemos encontrar pessoas com personalidades iguais, criadas na mesma família, no mesmo círculo de amizade, com atributos em comum, com tudo a forma com que eles combinarão, com determinada disposição biológica e psíquica o tornarão único.

Complexidade do viver coletivo

Podemos entender então que nós não existimos isoladamente, somos frutos da socialização. E esse meio em que nos relacionamos contribui para nossa evolução e modificação de pensamentos e atitudes. Partindo do pressuposto que a sociedade é exterior e anterior ao indivíduo, como diz Emile Durkheim, esse indivíduo vai se moldar para ser recebido por essa sociedade, a cultura, os objetivos, os ideais, as normas e regras vão se fundir ao seu ser, e esse apenas, não conseguira modificar a sociedade isolado. A sociedade não é apenas a soma de indivíduos, mas sim a interação entre eles, e essa interação do coletivo precisa ser entendida para que haja harmonia no convívio, e a primeira instituição que contribuirá para tal é a escola, é nesse primeiro grupo social que será ensinado as regras, normas, costumes, leis, a ele. Existem outras instituições que contribuirão para a evolução do indivíduo, mas todas elas são construídas através do coletivo, assim porque ela depende da maneira que a coletividade está organizada, da economia, morfologia, geografia, etc.

Portanto, ao mesmo tempo que o ser humano é individual, que exprime sua identidade e personalidade, também é coletivo.

Exemplos do cotidiano

Tomemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com