TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influências Psicológicas na Psicologia

Por:   •  23/6/2017  •  Seminário  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

AS INFLUÊNCIAS FISIOLÓGICAS NA PSICOLOGIA. Por: Juliano Del Gobo

[pic 1]

René Descartes (França, -1600) acreditava que o corpo tinha estruturas ocas pelas quais os espíritos se moviam do cérebro até o músculo. Qualquer estímulo a um órgão dos sentidos tensiona o nervo que, por sua vez, abre um canal na parte correspondente do cérebro e permite que se restabeleça o movimento pelos tubos da área afetada.

Jan Swammerdam (1637-1680), após observar movimento após retirar o cérebro de rãs, afirmou que é possível uma reação motora sem um cérebro presente. Demonstrou que se estimular um nervo, o músculo se contraía. O fisiologista contribuiu sobre a conexão entre a relação estímulo-resposta (E-R).  

Para David Hartley (1705-1757) os nervos eram estruturas sólidas que por meio de vibrações, tal como as cordas de um violão, transmitiam os impulsos de uma parte para outra do corpo.

[pic 2]

Luigi Galvani (Itália, 1737-1798): as experiências  com rãs sugeriu que a natureza dos impulsos nervosos seria elétrica.

Charles Bell (1774-1842), após experimentos com coelhos, descobriu que os nervos sensoriais e motores estão ligados a diferentes lugares na medula espinhal.  Ele confirmou que os sinais cerebrais se movimentam por caminhos distintos. Os nervos sensoriais informam aos órgãos sensoriais, inclusive a pele, e os nervos motores informam aos músculos. Acreditava que existiam tipos de nervos que correspondiam aos sentidos

Frenologia de Gall

O médico alemão Franz J. Gall (1758-1828) dissecava cérebros de animais e de pessoas mortas. Identificou a existência de substâncias cerebrais (branca e acinzentada) e observou que a conexão de cada lado do cérebro era feita com o lado oposto da medula espinhal. Desse fato, concluiu que o lado direito do cérebro comanda a parte esquerda do corpo e vice e versa. Após esse trabalho, Gall se interessou pela superfície cerebral e fundou o movimento cronoscopia,  chamado de frenologia, em que afirmava que pela avaliação dos “caroços ou protuberâncias” da cabeça seria possível conhecer o caráter e as características intelectuais e emocionais.

[pic 3]

O mapeamento das funções mentais:

Marshal Hall (1790-1857) observou que animais decapitados continuavam a se mover por algum tempo mediante o estímulo de várias terminações nervosas. Ele concluiu que os  comportamento tem origem em diferentes partes do cérebro e do sistema nervoso.

O professor de história natural, Pierre Flourens (1794-1867), a partir de técnicas de extirpação de partes do cérebro, concluiu que o cérebro controlava os processos mentais mais elevados.

O método clínico e a técnica dos estímulos elétricos

Pierre Flourens (1794-1867), utilizou técnicas de extirpação de partes do cérebro de animais.Os hemisférios cerebrais, em conjunto, atuam sobre percepções, motricidade e julgamento. A remoção do cerebelo afetava o equilíbrio dos animais, sua coordenação motora, e a destruição do tronco cerebral levava à morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (338.2 Kb)   docx (230.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com