TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inserção do Psicologo na Area Social

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

Inserção na comunidade e analise de necessidades: reflexões sobre a prática do Psicólogo

    Os Psicólogos nas ultimas décadas contribuíram em diferentes praticas emergentes se fazendo necessária a abertura de discussões, tanto  nos aspectos instrumentais quanto de métodos. A Psicologia Social na comunidade passa por algumas fases como na década de 70 onde o foco era mais higienista. Após essa fase o Psicólogo entrou na comunidade com foco na caridade, dando assistência aos menos favorecidos que precisavam de atendimento mas não poderiam pagar. As instituições universitárias mostraram seu interesse pela comunidade por pura e mera pesquisa a fim de levantar dados relevantes sobre as problemáticas que assolam a população. Hoje emerge a necessidade de que a entrada do Psicólogo possa trazer melhorias reais para as problemáticas da  comunidade.

    Essa pratica vem sendo desenvolvida não só no Brasil mas na America Latina  que tem em sua historia o peso  de regimes políticos e perda de direitos básicos. Bons trabalhos foram realizados  em Porto Rico, com Irmã Serrano Garcia e Lydia S.Adújar, na Costa Rica  com Teresinha Cordeiro e H. Hérman Hermosilla, na Venezuela comMaritza Monteiro, no Chile com os trabalhos de Domingo Asún e na Argentina com Enrique Soforcada.

     Depois da entrada na comunidade, os métodos, instrumentos e estratégias para essa inserção são os mais diversos  como conversas informais , algumas tentativas de se fazer conhecer dentro de uma comunidade com o apoio dos lideres,  a recuperação da historia da comunidade e de suas lideranças, conversas informais e participações em festividades e eventos importantes para aquela comunidade.

    Uma vez se fazendo conhecido, ficaria mais concreto a realização de levantamentos sobre as condições de vida, identificação das reais necessidades,  modos alternativos de soluções trazidos pelos próprios moradores, e constituir grupos para a realização dos mesmos.

Conclusão

    O papel do psicólogo na comunidade é um papel desafiador sabendo que as populações são diferentes e suas necessidades também. Cada necessidade indica um caminho a ser seguido e os objetivos podem ser traçados ao longo do caminho, em geral se tem feito dessa forma.  As incertezas existem, porém, podem ser superadas. Os instrumentos metodológicos usados são importantes, pois pode definir como essa comunidade vai caminhar. A inserção pode ser aquela que produz conhecimento, sem envolvimento ou mudança para a comunidade e a outra que busca a participação da comunidade onde o crescimento e o conhecimento se tornam em conjunto parte da realidade deles, trazendo transformação fazendo o individuo se sentir capaz, e produtivo, trazendo assim esperança.

    Em cada época da nossa historia as necessidades foram mudando, e por isso é preciso que se entenda o contexto em que se vai trabalhar, considerando as problemáticas da comunidade, entender como eles funcionam, entender como são os processos sociais, lembrando que o ser humano é constituído sócio-historicamente. Em alguns casos o papel do psicólogo se torna limitado, onde ele não é questionado sem levar em consideração  sua identidade e seu conhecimento e nem possa intervir. Mas isso também sofre a comunidade, quando se vem com um plano pronto sem a participação da população nesse processo, levando assim o fortalecimento do conformismo e a passividade na posição receptora. Em muitas vezes o que presenciamos são a falta de conhecimento dos próprios direitos como saúde moradia e alimentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com