TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA DO PSICÓLOGO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.204 Palavras (13 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 1]

Instituto De Ciências Humanas

Curso De Psicologia

                    Ana Maria P. de Andrade Sousa   RA: C750EB8

                   Caroline Babo Viana                     RA: C598FA0

                   Cláudia Patricia C. A. Baldasso    RA: T656320

                   Maicon Alexandre Cerqueira        RA: C479IE6

                   Maria Ângela Carlos Santana      RA: C7276I4

                   Paulo Rogério Pacanaro              RA: C71EGH9

A PRÁTICA DO PSICÓLOGO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE

JUNDIAÍ

2016

Ana Maria P. de Andrade Sousa   RA: C750EB8

Caroline Babo Viana                     RA: C598FA0

                    Cláudia Patricia C. A. Baldasso    RA: T656320

                    Maicon Alexandre Cerqueira        RA: C479IE6

                    Maria Ângela Carlos Santana      RA: C7276I4

Paulo Rogério Pacanaro              RA: C71EGH9

A PRÁTICA DO PSICÓLOGO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE

Trabalho apresentado como parte integrante da disciplina Temas em Psicologia Social, ministrada pelo Professor Dr. Aexandre, do curso de Psicologia da Universidade Paulista, Campus Jundiaí.

JUNDIAÍ

2016

1 DESCRIÇÃO DOS ARTIGOS

1.1 Descrição do artigo 1

PSICÓLOGO DA SAÚDE NO HOSPITAL GERAL: UM ESTUDO SOBRE A ATIVIDADE E A FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO HOSPITALAR NO BRASIL

Psicologia: Ciência e Profissão, Vol. 35 – Nº 3, p. 754 – 767. Brasília Jul/Set. 2015.

Autores: Raquel Ayres de Almeida; Lucia Emmanoel Novaes Malagris

1.2 Descrição do artigo 2

PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS SOBRE A ATUAÇÃO DOS PSICÓLOGOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Psicologia: Ciência e Profissão, Vol. 36 – Nº 3, p. 534 – 545. Jul/Set. 2016.

Autores: Francielle Xavier Dias; Luiz Carlos Avelino da Silva

2 OBJETIVO DOS ARTIGOS

2.1 Objetivo do artigo 1

Este artigo tem por objetivo demonstrar o perfil profissional de psicólogos que atuam em instituições hospitalares no Brasil, através de um levantamento sócio-demográfico-ocupacional. Além de tentar contribuir com os psicólogos da saúde fornecendo conhecimento sobre o campo de atuação dos psicólogos na área hospitalar.

2.2 Objetivo do artigo 2

Com o propósito de contribuir para a discussão e fortalecimento de uma atuação profissional crítica e orientada para a concretização dos princípios do Sistema Único de Saúde, o artigo visa investigar a percepção dos profissionais sobre o papel e a importância da atuação do psicólogo.

3 PROBLEMAS DE PESQUISA

3.1 Problema de pesquisa do artigo 1

Este artigo se refere a parte de uma pesquisa maior denominada “ Perfil e Práticas Profissionais do Psicólogo da Saúde no Hospital Geral”, sendo assim, os dados são parciais e restritos à formação acadêmica dos Psicólogos de saúde e as atividades desempenhadas por eles.

3.2 Problema de pesquisa do artigo 2

Apesar de considerarem o profissional de Psicologia importante para composição de uma equipe multidisciplinar, sua atuação não é claramente definida pelos profissionais de saúde, que atribuem essa atuação à função de oferecer apoio emocional ao paciente, à família e à equipe, e essa falta de percepção representa grande dificuldade para os profissionais atuantes no SUS.

4. JUSTIFICATIVAS

4.1 Justificativa do artigo 1

No Brasil e no mundo a área da saúde é uma área que se encontra em grande expansão, e vem se revelando como um campo de muitas possibilidades de atuação para os psicólogos. Neste contexto, para contribuir no desenvolvimento da área, é de fundamental importância conhecer o perfil dos profissionais que atuam nesta área, assim como conhecer as abordagens teóricas metodológicas utilizadas.

4.2 Justificativa do artigo 2

Segundo Andrade e Simon (2009), Uma nova visão sobre o conceito de saúde propiciou condições para inserção de profissionais de outras áreas, além dos tradicionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Desta forma a inserção do psicólogo na saúde pública apresenta uma elevada taxa de crescimento e é resultante de um complexo processo de transformação econômica, política e ideológica no início da década de 1970.  

5 METODOLOGIAS

5.1 Metodologia do artigo 1

Esta pesquisa se insere entre as pesquisas qualitativas. Na execução das diversas etapas deste trabalho, destaca-se a importância do investigador como instrumento, o foco no processo e a busca de significados. (Bogdan e Biklen,1994).

 A coleta de dados ocorreu em duas etapas. Na primeira aplicou-se um questionário de questões abertas e fechadas ao maior numero de sujeitos possíveis. Obteve-se um total de 54 (cinquenta e quatro) colaboradores. Após realizou-se uma entrevista semiestruturada, em uma amostra de 14 (catorze) profissionais. Desse modo obteve-se uma “amostra da amostra”, procedimento respaldado por Spink (2004), quando a amostra é grande.

Colaboraram, neste estudo, profissionais das categorias preconizadas para as equipes das Unidades Básicas de Saúde, a saber: médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, assistentes administrativos e agentes comunitários de saúde, Como os psicólogos também realizavam atendimentos nas unidades e, com base no objetivo desta pesquisa, eles também foram inseridos como colaboradores.

As entrevistas se basearam nas considerações de Alonso (1995), caracterizando-se por serem semiestruturadas e baseadas em um roteiro, contemplando os seguintes temas: formação dos psicólogos, Unidades Básicas de Saúde, equipes multidisciplinares, relação dos psicólogos com outros profissionais e expectativas e avaliação do trabalho do psicólogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com