TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervençoes do psicologo

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

AV2: Intervenções do Psicólogo

PASSO 1- SELECIONAR ENTRE A ESCOLA, AS ORGANIZAÇÕES OU OS ESPORTES

Escola

PASSO 2 – ESCOLHER UMA NECESSIDADE PSICOLÓGICA

 Autonomia

PASSO 3 – PROPOR UMA INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO PARA A SATISFAÇÃO DA NECESSIDADE PSICOLÓGICA ESCOLHIDA NO AMBIENTE SELECIONADO.

Transição do Ensino Fundamental I para o Ensino fundamenta II

“Projeto Diário”

A escola A, é uma escola privada, que vai desde o  Ensino infantil até o  5º ano do Ensino fundamental 1 .

A turma do 5º ano, apresenta uma peculiaridade que é a transição do Ensino Fundamental  I e a aproximação com a escola de Ensino Fundamental II.

Eles sentem-se angustiados com a ideia de enfrentar um novo ambiente escolar, com novos métodos de ensino e novas responsabilidades que antes não eram exigidas  a eles.

O psicólogo desenvolverá um projeto chamado “Projeto Diário”, o qual fará com que essas crianças desenvolvam a autonomia e uma segurança  para enfrentar essa nova etapa que está por vir.

O projeto tem como objetivo preparar psicológica e cognitivamente as crianças para essa transição. Para tanto, a proposta será executada  em cinco  etapas.

1º dia – A primeira etapa consisti em um levantamento, por meio de desenhos, onde cada  aluno  irá expressar como imagina que seja a próxima escola. Essa atividade tem como objetivo, a partir do conhecimento e da imaginação de cada criança, elaborar e construir gradualmente um conhecimento coletivo/compartilhado do que seria uma Escola Fundamental II.

A meta é minimizar a ansiedade e medos que poderão  estar implicados na mudança de escola.

2º dia – A Segunda  etapa  consisti em trazer alguns ex alunos da escola que estão cursando o ensino fundamental II para darem uma palestra contando como foi sua experiência, com o ambiente escolar  e com todos que o compõe, suas angústias, dificuldades e como foi encarar essa nova fase.

3º dia-  A terceira  etapa consisti em uma visita a uma escola de Ensino Fundamental II, localizada nas proximidades da instituição de Ensino Fundamental  I. Será realizado contato prévio com a coordenação  pedagógica da escola, assim como uma visita anterior para viabilizar a ida das crianças , organizando a visitação. Para a visita à escola será ,  solicitada autorização por escrito dos pais/responsáveis de cada criança.

Visando potencializar a autonomia das crianças, no dia da visita, elas poderão  escolher a cor da fita dos seus crachás ,os quais as mesmas irão confeccionar.

4º dia- Fazer uma  atividade envolvendo a literatura infantil com a leitura de um livro de Ruth Rocha - “O menino que aprendeu a ver ” - que tem como enfoque principal mostrar que  o mundo é cheio de coisas para se ver e que novas experiências podem ser boas.

Logo após será solicitado a todos que construa uma redação contando as impressões que tiveram com a visita de campo .

5ºdia-  Finalizando o “Projeto Diário”, construir junto com as crianças, no espaço da sala de aula, uma diário individual.

Após todas as crianças estarem de posse dos seus diários , será combinado com elas que o diário   será um símbolo da autonomia e responsabilidade que elas terão , no próximo ano, uma vez que  elas terão que preenche-lo todos os dias assumindo  a responsabilidade sobre o que haverá  escrito ali.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com