TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intrudução resultados operantes

Por:   •  23/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

De acordo com Moreira e Medeiros 2007, classifica-se como comportamento operante o comportamento que traduz conseqüências (modificações no ambiente) e é afetado por elas. A teoria de Skinner faz uma análise conceitual e entende como reforço um tipo de estímulo produzido pelo comportamento operante que tem como efeito o aumento da probabilidade do comportamento ocorrer. Essa análise é fundamental para entender como acontece o processo de aprendizagem, as nossas habilidades, conhecimentos e como temos a nossa personalidade. Perceber-se com isso que o comportamento operante é um fato apreendido e não possui característica inata e que produz influências nas ocorrências do futuro. O comportamento é um fator determinante para a produção de conseqüências e que é controlado por elas, com algumas dessas conseqüências aumenta a probabilidade do comportamento voltar a acontecer.

Conforme Moreira e Medeiros 2007, há diversas possibilidades de aprendizagem, isto é, existem diversos fatores que levam um sujeito a apresentar comportamentos que não faziam parte do seu repertório, e existem várias teorias da aprendizagem podendo-se destacar a teoria do condicionamento, que define a aprendizagem pelas suas conseqüências no comportamento, enfatizando condições ambientais como forças que promovem a mesma. Através de investigações empíricas em Psicologia, ou seja, aquelas baseadas no pressuposto de que todo conhecimento provêm da experiência, emerge o conceito de aprendizagem. Sendo assim, a Psicologia da Aprendizagem evoluiu baseada nos diferentes resultados de vários experimentos. Há diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, existem diversos fatores que levam um sujeito a apresentar comportamentos que não faziam parte do seu repertório. Baseado no que foi exposto, em virtude de seu significado, essas investigações formam o corpo do que se chama associacionismo, cuja expressão mais imponente é o Behaviorismo.

De acordo com Moreira e Medeiros 2007, sendo assim que quase todo comportamento é resultado de condicionamento, este estudo limitou-se por investigar o comportamento de um animal, através da observação de seus comportamentos, usando métodos específicos, que possibilitaram moldar um ambiente adequado e reforçar hábitos específicos, considerando a importância do mesmo, para compreensão do comportamento humano.

Segundo Moreira e Medeiros 2007, teve como objetivo a análise experimental do comportamento do rato virtual, a partir das relações entre variáveis ambientais e comportamentais. Baseado nos princípios do condicionamento operante realizou-se a observação e análise do comportamento de um rato virtual, possibilitando o uso de procedimentos especiais que, pela ética, não são permitidos a seres humanos.

RESULTADOS

Neste relatório, apresento os resultados representados na forma de gráficos e tabelas que ilustrem o que foi acontecendo com os experimentos com o passar do tempo. Para tanto, foi utilizado de métodos matemáticos de organização de um gráfico.

Corresponde ao gráfico a reta vertical como sendo eixo da ordenadas, apresentando os números de respostas em blocos conforme o decorrer do tempo, estipulado para cada experimento de trinta minutos em blocos de um minuto. No eixo das abscissas constam os níveis de comportamentos operantes. Nota que para o gráfico (em anexo), a reta vertical corresponde a vários tipos de comportamento vistos na mensuração do nível operante da resposta, tais como (L) limpar-se, (A) andar, (E) erguer-se, (F) farejar, (P) parar.

Todos os componentes definidos para análise foram emitidos pelo sujeito. A maior freqüência de resposta encontra-se nos comportamentos de farejou (7,23), andar (3,6) e limpar-se (4,06), seguidos pelo erguer-se (3,7) e parou (2,06) resposta de pressão de barra (0,43), sendo tudo ao longo de trinta minutos, que se manteve freqüente basicamente durante todo o tempo da observação, com alguma alternância entre tais eventos.

Observa-se que farejar é o comportamento que ocorre com maior freqüência, pois o sentido mais desenvolvidos desses roedores é o olfato.
Andar e levantar-se, erguendo-se pelas duas patas traseiras, também foram comportamentos que mereceram atenção nessa observação, já que, aliados ao comportamento de farejar indicariam a necessidade de exploração e adaptação ao ambiente novo. No décimo terceiro minuto, o sujeito levanta-se sete (07) vezes, remetendo, alem da possibilidade de reconhecimento do local, o encontro de uma ‘saída’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com