TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogo Das Cores Proibidas

Monografias: Jogo Das Cores Proibidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  1.255 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente trabalho teve por objetivo investigar a habilidade da criança na utilização de instrumentos e signos durante a realização do Jogo das Cores Proibidas, usando para isso há concepção sócio - interacionista do desenvolvimento, de Lev Vygotsky.

Na concepção de Vygotsky, para que se pudesse entender o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, como atenção, memória, cognição, não bastava apenas estudar os aspectos físicos, biológicos dos seres humanos, tal como os mecanicistas e deterministas faziam. Isso porque, para os psicólogos sócio - históricos, o indivíduo não é compreendido apenas como sendo mente e corpo, mas é também influenciado pela sociedade e cultura em que está inserido. Neste sentido, Vyogotsky utilizou das idéias marxistas, e viu no método do materialismo histórico e dialético a solução para a dicotomia existente na época no que diz respeito ao estudo do ser humano. Pensava em desenvolver uma psicologia que fornecesse uma síntese das teorias existentes e que todos os fenômenos fossem estudados como processos em constante movimento e transformação. Materialismo histórico dialético significa parte das condições materiais do ser humano, em que existem duas coisas opostas entre si, as quais se relacionam e modificam, e isto será transmitido de uma cultura para outra, sempre se transformando. Na visão de Vygotsky, nós, seres humanos, nascemos inseridos em uma cultura, com crenças, religiões e características específicas e, por isso, ela é uma das principais influências no desenvolvimento. Pela interação com os outros nós aprendemos e desenvolvemos capacidades de agir sobre o mundo.(OLIVEIRA, 1997).

O teórico pretendia elaborar uma abordagem que buscasse fazer uma síntese do homem como ser biológico, histórico e social. Ele sempre considerou o homem inserido na sociedade e, sendo assim, sua abordagem sempre foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano

Lev Semenovich Vygotsky, nasceu em 5 de novembro de 1896 na cidade de Orsha, país da extinta URSS. Filho de uma família muitíssimo bem estruturada, e de alto poder aquisitivo, teve até os 15 anos professores particulares.

Tanto ele quanto seus sete irmãos, tinham acesso a uma grande biblioteca, que ficava no amplo apartamento onde moravam. Isso facilitava e estimulava o fascínio de Vygotsky pelos estudos. Somente após completar 15 anos, é que teve contato com uma escola convencional, onde permaneceu até concluir o curso secundário. Logo após, ingressou na Universidade de Moscou, para cursar direito, mais por status, que por vocação.

Segundo Marta Khol, Vygotsky tinha grande interesse por literatura, psicologia, história, filosofia, psicanálise, tanto é que paralelamente a faculdade de direito, procurou a universidade popular de Shanyavsky para fazer os cursos que lhe pareciam interessantes e que foram o alicerce de sua vida profissional.

Após formar-se em direito em 1917, voltou para Gomel onde lecionou literatura e psicologia. Sua volta deu-se devido a não conseguir permissão para ficar em Moscou por seus pais e por sai namorada, com que vem a se casar tempos depois, mesmo já estando tuberculoso.

Houve um período na história de Vygotsky, considerado vazio, pois não houve nenhuma publicação de suas teses. Esse período deu-se de 1917 a 1923 e ainda merece explicações

Em 1924, participou de um congresso em Leningrado, mesmo sendo totalmente desconhecido. Sua participação neste congresso, a princípio, não obteve a menor credibilidade. Todos questionavam quem seria Vygotsky. Para espanto geral, Vygotsky surpreendeu aos seus interlocutores e sua teoria e exposição, foi aplaudida de pé. Em razão disso, recebe do reitor da universidade de Moscou um convite de trabalho, implantando o curso de psicologia. Em virtude disso, muda-se para Moscou com sua família e passa a viver nos porões da universidade, o que prejudicou seu estado de saúde. Nota-se aí a discrepância vivida por Vygotsky: antes em convívio com o luxo, e agora vivendo em condições sub-humanas, pois depois do porão veio o quarto superlotado, onde passou a morar com a mulher e suas duas filhas. (A decadência financeira de sua família deu-se devido à revolução popular contra o Czar)

É interessante ressaltar que Vygotsky dedicava-se exclusivamente ao trabalho, pois possuía uma quantidade enorme de trabalhos editoriais e pesada carga de aulas. Seus ataques freqüentes de tuberculose, e seu convívio nos sanatórios impediam sua concentração, tanto é que em razão de sua saúde debilitada, nos últimos anos de sua vida, passou a ditar a seus colaboradores suas teorias, e recusava-se a viver: vivia deprimido e queria a morte.

Vygotsky faleceu aos 37 anos em Moscou e deixou 200 trabalhos científicos escritos, ditados e anotados.

SÍNTESE TEÓRICA:

"Vygotsky preocupou-se com o desenvolvimento humano, o aprendizado e as relações entre desenvolvimento psicológico ao longo da história do homem e da história individual, atribuindo uma “abordagem genética”.

Ele não formulou uma concepção estruturada do desenvolvimento humano, que pudéssemos a partir daí interpretar o processo da construção psicológica do homem, do nascimento até a idade adulta como fizera Piaget. O que este teórico oferece, são reflexões e dados de pesquisas sobre vários aspectos do desenvolvimento.

O conceito mais importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com