TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogo Das Cores Proibidas

Dissertações: Jogo Das Cores Proibidas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 7

Sujeito 01

Nome: E.B.D.A

Idade: 08 anos

Escolaridade: 2ºano

Sexo: Masculino

1- Ele teve um bom desempenho, pois procurou se concentrar bastante no inicio do jogo. Deixei-o bem a vontade, porque parecia ser uma criança muito tímida. Em nenhum momento ele errou, pois teve total concentração e convicção, de que não tinha errado.

2- A criança segura as cartas em suas mãos, enquanto responde o questionário. Separa os cartões das cores proibidas, enquanto responde a sequência de perguntas. Ele tem a iniciativa de fazer essa estratégia de jogo. Além disso, na décima terceira pergunta, ele passa a mostrar o cartão que corresponde a cor da pergunta feita, mas as cores proibidas ele não mostra.

3- Ele continua a usar a mesma estratégia, pois separou as cores proibidas, e utilizou os cartões coloridos para responder. Não quis usar minha sugestão, procurou continuar com sua estratégia.

4- Há variação, pois na primeira etapa. Ele apenas procura se concentrar. Na segunda e na terceira, já pode montar sua própria estratégia de jogo.

5- Quando a resposta era uma cor proibida, tudo o que ele dizia era “não posso falar”. Porém na segunda etapa, ele mostra os cartões das cores proibidas. E apenas diz: “não posso falar”.

6- Procurei deixa-lo à vontade, pois percebi que ele era uma criança tímida. Então dei uma sugestão, que não foi muito aceita. Porque ele já tinha uma estratégia de jogo.

Sujeito 03

Nome: A.A.D.C

Idade: 5 anos

Escolaridade: 2º período (pré-escola)

Sexo: Masculino

1- No inicio do jogo ele acerta as cores, sem perceber que falou as cores proibidas. Tanto que na ultima pergunta ele já não consegue se lembrar do que não podia falar. Sem contar que, em algumas perguntas. Ele dizia que, não sabia a cor.

2- Ele apenas segurou os cartões em suas mãos e respondeu a sequência de perguntas. Lembrou-se do que não podia falar. Mas quando a pergunta era algo muito comum no seu dia-a-dia, como o morango. Respondia a cor, que era correspondente ao morango. Só falou uma vez o azul. Entretanto, as cores que ele não conseguia dizer, falava que não sabia.

3- Nesta etapa, com a interferência do pesquisador ele já consegue ter um desempenho melhor. Porque foram dadas sugestões, como a de separar as cartas com as cores proibidas, sem dizer quais eram. Na última pergunta ele diz que ganhou e me mostra as cartas com as cores que ele podia falar e apontou com o dedo aquelas que não podia.

4- Há variação somente na terceira etapa, quando há interferência do pesquisador. Mas na ultima pergunta, ele fez algo diferente. Ele mostrou as cartas, com as cores que podia falar. E apenas apontou, para aquelas que não podiam. Acredito que foi ma estratégia, que ele mesmo organizou em sua mente.

5- Na primeira etapa, ele ri quando não consegue responder. Na segunda, ele apenas segura as cartas nas mãos sem nem olhar para elas. Lembra-se das cores proibidas, porém fala durante o questionário. Na terceira, quando chega nas cores proibidas, ele diz que não sabe. Mas na última pergunta, ele convicto diz que ganhou. Mostrou as cores que podia falar, e aponta para aquelas que não podiam.

6- Acredito que fui uma espécie de mediador para ele, pois com minha interferência ele conseguiu montar uma estratégia de jogo. Acredito que minha atuação foi mais eficiente nessa faixa etária.

Sujeito 02

Nome: A.C.A.G

Idade: 7 anos

Escolaridade: 2º

Sexo: feminino

1- Teve um ótimo desempenho, em relação as atividades propostas, pois na primeira etapa ela focou nas cores proibidas e teve bastante atenção. Tem uma memória excelente e uma ótima organização de ideias. Tanto que no inicio do jogo, quando é feita a terceira pergunta. Ela deixou bem caro, que não ia falar, pois ainda não tinha esquecido. Além disso, teve muita convicção, de que tinha ido muito bem no jogo.

2- Foi quase o mesmo comportamento da primeira etapa. Entretanto, com o auxilio dos cartões, ela juntou as cores azul e vermelho no seu montinho de cartas. E toda vez em que perguntava, ela olhava para as duas cartas e respondia. Ela teve um bom desempenho, pois criou sua própria estratégia de jogo. Onde fez um montinho com as cartas, e separou em outro montinho as cores proibidas.

3- Excelente desempenho da memória, pois fez um bom uso dos cartões. Quando dei a sugestão, ela não quis. Continuou com sua estratégia de jogo, inclusive na oitava pergunta ele passou a mostrar o cartão com a cor correspondente a pergunta.

4- Houve uma variação entra a 1ª, 2ª e 3ª etapa em seu desempenho. Procurou meios que ajudou a responder as perguntas. Como na primeira etapa, onde ela se focou nas duas cores que eram proibidas. Na segunda ela juntou o montinho, com as cores proibidas na parte inferior do seu montinho. E na terceira etapa, ela continuou com o mesmo processo, porém começou a sinalizar com os cartões, para corresponder as cores.

5- Solta risos, dizendo que não se esqueceu das cores, e mostra os cartões que correspondente as cores desejadas.

6- Acredito que tive uma boa interação com ela. Ela gostou muito do jogo, tanto que quis jogar outra vez. Não aceitou a sugestão no jogo, para facilitar. Chego a conclusão de que minha interferência, não foi tão eficiente.

• SUJEITO 1

Nome: E.B.D.A

Idade: 08 anos

Escolaridade:2ºano

Sexo: Masculino

- Local da pesquisa, quem jogou, quem anotou, quem observou

- material utilizado

• TRANSCRIÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS (SUJEITO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com