TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura e Síntese do Cap. 5 Instrumentos Psicológicos Informatizados

Por:   •  13/10/2021  •  Resenha  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Universidade Luterana do Brasil

ULBRA – Campus Torres

Curso: Psicologia

Disciplina: Fundamentos da Avaliação Psicológica

Professora: Fátima Oliveira

Acadêmica: Simone Marques de Sousa

Semipresencial: Leitura e Síntese do Cap. 5 Instrumentos Psicológicos Informatizados. (Biblioteca Virtual – Livro: Avaliação psicológica: aspectos teóricos e práticos).

          Os testes informatizados aqui serão entendidos comominstrumentos psicológicos em que o computador (Prieto, 2010) ou outros recursos eletrônicos, tais como os aplicativos em tablets e celulares (Achieri & Nachtigall, 2003), são utilizados como base para a aplicação e/ou correção de testes.

         Prado (2005) aponta que o computador e a informática estão cada vez mais tomando posição central na atuação do profissional da saúde, incluindo os psicólogos, especialmente na área da avaliação. Pietro (2010) refere que, na últimas duas décadas, pôde ser observado um crescimento importante dos estudos em Psicologia envolvendo a informatização da avaliação.

          Joly et al. (2005), citando Olea e Hontangas (1999), apontam que os primeiros usos de testes psicológicos baseados no método informatizado aconteceram por volta de 1930. Andriola (2003), por sua vez, refere que este início ocorreu nos Estados Unidos, em 1950. Lukin et al. (1985) comentam que as primeiras tentativas de administração de testes psicológicos no modelo informatizado aconteceram no final da década de 1960 e inicio da década de 1970.

          O crescimento do uso de testes informatizados e simultâneo ao aumento do uso de computadores pessoais, datando da década de 1970 (Prieto, 2010), No entanto, foi na década de 1980 que houve o desenvolvimento mais frequente de instrumentos de modalidade (Joly et. Al., 2005). Seguindo este interesse pela construção de instrumentos de avaliação psicológica baseados no uso do computador, em 1986,  a American Psychological Associatuion (APA) gerou um importante documento normatizador para a aplicação destes testes (Prieto, 2010).

          Segundo Prado (2005), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) tem estado mais atento aos recursos computadorizados e relacionados à informática. A resolução 011/2000 (CFP, 2000) possibilita a oferta de produtos informatizados, como softwares e licenças de uso. Os estudos estão usando, cada vez mais, recursos tecnológicos refinados voltados para as testagens psicológicas com, por exemplo, a produção de relatórios via internet, facilitando a correção e a análise de escores.

         Na área da avaliação neuropsicológica, De Macedo et al. (2007) observam a existência de diversos instrumentos com versões computadorizadas, como o Teste de Maturidade para Leitura, Teste de Prontidão para leitura, Teste Boston para Diagnóstico Diferencial das Afasias e Escala de Maturidade Mental Colúmbia, demonstrando um crescimento nesta área específica da Psicologia. No entanto, atualmente, apenas este último encontra-se na lista de testes favoráveis para uso no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI). A Escala de maturidade Mental Colúmbia avalia o raciocínio geral dos sujeitos de 3 anos e 6 meses a 9 anos e 11 meses e consiste em selecionar, dentre um grupo de desenhos, aquele que não se relaciona com os demais.

        O documento denominado Guidelines for the Development and Use of Computer-based Assessnents, criado pelo Psychological Testing Centre, da British Psychological Society (2002), foi construído com o objetivo de ser um guia voltado para o desenvolvimento e uso de testes informatizados e outras produções voltadas a este tema. Especificamente, este documento  descreve quatro aspectos integrantes da avaliação psicológica informatizada, sendo eles:

  1. Desenvolvimento do instrumento: atualmente, pode-se considerar os recursos digitais para o desenvolvimento mais preciso de provas de avaliação, marcando um avanço no controle da qualidade e custos da criação de instrumentos de avaliação psicológica.
  2. Administração das avaliações: a possibilidade de uso de computadores para a aplicação, a pontuação e a correção dos escores de testes gera maior controle sobre a aplicação e uma maior padronização do teste, uma vez que há a redução dos vieses de aplicação gerados pela versão tradicional como, por exemplo, erros de anotação por parte do avaliador.
  3. Avaliação e interpretação da pontuação: os softwares já se constituem importantes ferramentas para análise dos escores dos testes, além de gerarem relatórios de resultados, semelhantes ao escrito por avaliadores humanos, auxiliando nas interpretações dos resultados e nas decisões, relacionadas à prática profissional do Psicólogo, a serem tomadas.
  4. Armazenamento , recuperação e transmissão dos dados coletados: os testes informatizados fornecem a possibilidade de um armazenamento de dados mais eficiente do que em papel, reduzindo custos e dando maior flexibilidade e rapidez ao acesso dos dados.

       Segundo os autores, a avaliação informatizada deve ter uma base teórica sólida e reconhecida, por meio de evidências científicas válidas, assim como a avaliação tradicional.

        O documento da ITC (2005), por sua vez, com o aumento da produção e comercialização de testes informatizados, é importante que boas práticas de construção e validação dos mesmos sejam seguidas. Em relação à segurança, o documento salienta a necessidade de redução das possibilidades de cópia e download dos itens dos testes e resultados. Além disso, é necessária a proteção contra vírus e outros tipos de acessos não autorizados. Os instrumentos para serem utilizados via internet, devem ser adequados para uso off-line e online. Em relação ao modo de aplicação, são apontados quatro modos diferentes:

  • Aplicação aberta: realizada sem a supervisão direta do avaliador ao longo da aplicação;
  • Aplicação controlada: utilizada por meio da identificação do usuário e utilização de senha de acesso, sem supervisão do avaliador;
  • Aplicação supervisionada: apresenta supervisão durante a aplicação, além de necessitar de permissão de acesso do avaliando ao teste;
  • Aplicação administrada: apresenta alta supervisão e controle ao longo da aplicação do instrumento.

       Quando na situação de escolha entre versões de um mesmo instrumento, devem ser realizados alguns questionamentos antes da aplicação do instrumento. Considerações éticas  também cabem nas discussões sobre o uso de instrumentos informatizados, Reppold e Serafini (2013), citando o código de Ética Profissional da Psicologia (CFP, 2005), salientam o princípio que revela a necessidade dos psicólogos trabalharem visando a promoção da saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

       Atualmente existe apenas um instrumento informatizado favorável para uso pelo SATEPSI: o Teste Computadorizado de Atenção: versão visual (TCA visual), de Schimidt e Manhães (2001), para avaliação da atenção visual central, impulsividade motora, tempo de reação visual e variabilidade do tempo de reação visual ( Schilindwein-Zanini et al., 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com