TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MITOLOGIA GREGA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Por:   •  20/1/2017  •  Monografia  •  7.426 Palavras (30 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 30

FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES

Iliani Martins

Roseli Gomes Martins

MITOLOGIA GREGA

INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Ariquemes

2009

Iliani Martins

Roseli Gomes Martins

MITOLOGIA GREGA

INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Aprovado em ____de ________de _______

__________________________________________

Prof. Orientador:

Nome da Instituição

__________________________________________

Prof.

Nome da Instituição

__________________________________________

Prof.

Nome da Instituição

Ariquemes

2009

MITOLOGIA GREGA INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO1

Vanessa Milani Labadessa2

Iliani Martins3

Roseli Gomes Martins4

RESUMO

Este artigo tem como temática a mitologia grega no processo de leitura e interpretação de texto, visto que é essencial a formação de leitores seletivos, críticos e reflexivos, a situação é delicada, e se tornou um enorme desafio, em especial à escola que busca incessantemente solucionar esse déficit. Com base em pesquisa bibliográfica buscou-se compreender a mitologia como instrumento facilitador no processo de leitura e interpretação de texto, bem como apontar as vantagens em se trabalhar textos mitológicos no processo de leitura e interpretação, ressaltando ainda a influência da mitologia grega na cultura ocidental e como aplicar os contos mitológicos gregos através da linguagem simbólica, visando os benefícios que essa atividade propicia para a formação de leitores. Nessa perspectiva, os contos da mitologia grega são peças de fundamental importância para o desenvolvimento da leitura e do leitor.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura, Interpretação, Diversidade textual, Mitologia Grega

ABSTRACT

This article is subject to Greek mythology as the process of reading and interpretation of text, since it is essential to the formation of selective readers, critical and reflective, the situation is delicate, and has become a major challenge, particularly in the school that seeks incessantly resolve this deficiency. Based on literature search sought to understand the mythology as a facilitator in the process of reading and interpretation of text and outlining the benefits to be working mythological texts in the process of reading and interpretation, emphasizing also the influence of Greek mythology in western culture and how to apply the Greek mythological tales through the symbolic language, to the benefits that this activity provides for the training of readers. Accordingly, the tales of Greek mythology are parts of fundamental importance for the development of reading and the reader.

KEY-WORDS: Reading, Interpretation, Textual Diversity, Greek Mythology

INTRODUÇÃO

Na atualidade encontram-se diversos fatores que contribuem para exacerbar o problema de leitura e interpretação de texto. Um desses fatores seria a falta de diversidade textual no cotidiano dos indivíduos. Nessa era de contemporaneidade as exigências acerca da leitura e interpretação de textos são extremamente crescentes, tendo em vista que o mercador de trabalho que exige um profissional preparado, e somente através da leitura pode-se alcançar o conhecimento. A escola é o cenário mais que perfeito para motivar a leitura e interpretação textual, ela é capaz de aperfeiçoar e tornar a leitura um hábito constante. O objetivo principal deste artigo é compreender a mitologia grega como instrumento facilitador no processo da leitura e interpretação de textos, bem como, apontar as vantagens em se trabalhar textos mitológicos para o processo de leitura e interpretação, apontando a influência da mitologia grega na cultura ocidental, e ainda aplicar os contos mitológicos gregos através da linguagem simbólica.

A nossa pesquisa é bibliográfica e utiliza levantamento e análise de referências tais como: livros, revistas, dicionários, artigos, jornais, pesquisas na internet, sendo selecionadas aquelas que possuem conteúdos apropriados para a elaboração do artigo.

Este artigo propõe auxiliar o educador, numa prática que busca atrair os educandos para a leitura e interpretação de boa qualidade, fazendo com que os mesmos construam uma nova realidade, embasada nos contos da mitologia grega, favorecendo ainda a criação de elos que transformam a leitura em fonte de lazer e cultura.

1. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

De acordo com Percilia, a leitura é um ato importantíssimo para a vida do ser humano, através deste ato ele é capaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com