TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Literatura Infantil: Como Instrumento de Ensino e Aprendizagem no Desenvolvimento da Leitura e Escrita

Por:   •  5/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.292 Palavras (10 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

A Literatura Infantil: como instrumento de ensino e aprendizagem no desenvolvimento da leitura e escrita nas turmas no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental na

Escola Estadual Monteiro Lobato

Boa Vista

2013

JOABIA RABELO VELOSO

A Literatura Infantil: como instrumento de ensino e aprendizagem no desenvolvimento da leitura e escrita nas turmas no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental na

 Escola Estadual Monteiro Lobato

Boa Vista

2013

1. INTRODUÇÃO

A Literatura Infantil é um recurso rico em informações e que oferece várias formas de instigar a criança ao hábito da leitura de maneira prazerosa e divertida.  Neste sentido, o estudante que tiver mais cedo contato com os livros, perceberá o prazer que a leitura produz e maior será a probabilidade de tornar-se um adulto leitor narrador de suas próprias historias e pensamentos. Assim, é por meio da leitura que a criança adquire um caráter crítico-reflexivo, extremamente relevante à sua formação cultural e cognitiva.

Assim, a Literatura Infantil surge como instrumento de ensino e aprendizagem que permite ao professor viabilizar aos alunos a ter a capacidade de uso da língua falada e escrita, a reconhecer sua estrutura e suas respectivas características dentro desse eixo literário, como também permite uma interação social com o aluno, criando possibilidades na formação de leitores apreciadores de literatura, valorizando a produção coletiva e respeitando o pensamento do outro. Enfim, aproximar o sujeito a ter cognação com a cultura e escrita.

Desse modo, a continuidade do trabalho com a Literatura Infantil em sala de aula nos primeiros anos do Ensino Fundamental é de total relevância, pois, na maioria das vezes o estudante tem contato com a referida literatura apenas na Educação Infantil. O que se entende, quando o aluno é inserido no Ensino Fundamental há uma ruptura com esse trabalho, sendo esta etapa onde o educador encontrará terreno fértil para o desenvolvimento e formação integral da criança, com isso, a importância de propiciar a leitura por meio da Literatura Infantil no sentido do sujeito poder criar e recriar o mundo a sua volta, desde que o educador atue como agente estimulador.

Desta forma, procurando compreender a Literatura Infantil como instrumento de ensino e aprendizagem, este projeto de pesquisa será desenvolvido abordando a seguinte questão: A Literatura Infantil: como instrumento de Ensino e Aprendizagem no 1º e 2º do Ensino Fundamental na Escola Estadual Monteiro Lobato. Diante disso, pretende-se refletir sobre as metodologias utilizadas pelos professores para trabalhar a literatura em sala de aula, a contribuição para a formação do leitor, compreender qual é a relação do aluno com a Literatura Infantil e a relação entre Literatura Infantil e escola.

2. JUSTIFICATIVA

O enfoque deste projeto de pesquisa versa sobre A Literatura Infantil como instrumento de ensino aprendizagem no 1º e 2 º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Monteiro Lobato. O interesse por esta abordagem surgiu, durante a Faculdade de Pedagogia, onde, cursei a disciplina “Pedagogia e Literatura Infantil” ministrada pela  Professora Leuda Evangelista.  Atuando como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, fiquei durante o período de dois anos na referida escola onde a pesquisa será realizada.  

Ao observar as crianças que chegavam no 1º ano do Ensino Fundamental, pôde perceber em sala que elas tinham dificuldades de se expressar e até mesmo em decifrar os códigos alfabéticos que a professora ensinara, e que as leituras dos textos didáticos não as incentiva a ler com prazer ou com diversão, era uma coisa obrigada mecânica e acabando ali não teria efeito nenhum. Coelho (2000, p. 15) afirma que “[...] é ao livro, à palavra escrita, que atribuímos à maior responsabilidade na formação da consciência de mundo das crianças e dos jovens”.

 Vivemos em uma sociedade super informatizada em que o livro se tornou um mero e simples objeto, sem atrativo, pois as tentações eletrônicas são muito mais atraentes aos olhos dos pequenos, desta forma devemos nos valer de artifícios que façam com que a Literatura Infantil não seja esquecida pela escola, seja transmitida por meio da leitura e das histórias orais que tanto encantam as crianças e adultos.

Diante disso, a professora titular da sala percebeu a nossa inquietação em ajudar as crianças, perguntou se tínhamos em mente algum projeto para sua turma, e logo veio à ideia de usar a literatura infantil como instrumento de ensino e aprendizagem no incentivo a leitura. Orientada pela coordenadora do PIBID, a professora Leuda Evangelista, aplicamos o projeto de leitura com as duas turmas do 1º ano A e B tendo como o titulo do primeiro projeto “Ler é um Prazer”, no ano de 2012.

Objetivando incentivar o hábito da leitura de maneira prazerosa, o projeto deu inicio  em apresentar a Literatura Infantil por meio das parlendas, da contação de historias, das poesias, das brincadeiras regionais e do teatro de fantoche, percebemos que as crianças deram outro sentido suas leituras no cotidiano escolar. Com todo esse processo de transformação, foi sugerido pelas professoras e a nossa coordenadora, que no ano seguinte elaborássemos outro projeto de leitura, agora, com os mesmos estudantes do 2º ano A e B do Ensino Fundamental, onde, daríamos a continuidade do incentivo ao hábito da leitura, agora de maneira aprofundada, percebemos que as crianças, após as leituras passavam a utilizar-se daquele mundo imaginário relacionando-os a coisas e objetos reais à sua volta.

Para tanto, a participação do professor como motivador e organizador das metodologias é um dos elementos essenciais do processo.

Estamos atualmente desenvolvendo o segundo projeto, cujo titulo provisório: “Ler é Sonhar de Olhos Abertos”, estamos motivando os estudantes a pensar e criar outro título para o referido projeto no ano de 2013, efetivando assim seus registros com suas características nesse processo de ensino e aprendizagem.

Assim, a Literatura Infantil estimula vários sentidos, seu estilo singular pode mostrar a criança uma nova gramática da comunicação sem regras fixas unindo dessa forma, o verbal, o imagético, e o sensorial. É partindo da premissa que a Literatura Infantil como instrumento de ensino aprendizagem que contribui diretamente para o desenvolvimento da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental que se justifica a pesquisa que se pretende desenvolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com