TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liberdade e Responsabilidade Democráticas

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Documento de Validação - Atividade nº1

Formando(a): Beatriz Malta Seroto

Turma:

Data: 11.02.15

ACC:

Cidadania e Profissionalidade

Núcleo

Gerador 1

Liberdade e Responsabilidade Democráticas

DR 1

O Formador: Cristina Jorge

Elemento de Complexidade Tipo

1.

a) contudo, isto não quer dizer que podemos “fazer tudo aquilo que nos apetece”.

b) pelos valores e pelas normas sociais do grupo e da sociedade em que estão inseridos.

c) por isso a sua ação está condicionada.

d) tem de ser articulada com a dos outros.

e) ser responsável 

2. Com base no conceito de liberdade expresso no texto 1, o Homem pode ser considerado um ser livre, pois qualifica a independência do ser humano, ou seja a liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional de comportamentos voluntários, desde que não prejudique o próximo.

3. Segundo o texto 2, responsabilidade é o dever de assumir as consequências do próprio comportamento. Também pode ser a competência para se comportar de maneira sensata ou responsável para assim podermos conhecer e identificar as consequências do mesmo, antes, durante e depois. Responsabilidade não é somente obrigação, mas também a qualidade de responder por seus atos individual e socialmente.

4. Ao longo do nosso dia-a-dia deparamo-nos com grandes responsabilidades, tais como, numa simples decisão, pois teremos de analisar bem as questões para as diversas consequências. Porém neste momento a minha grande responsabilidade será finalizar o meu 12º ano, optei por liberdade a escola José Estêvão pela secundária de Vagos, visto que estava inscrita nas duas, tive esta escolha por motivos de horário e duração do mesmo.

5.

5.1. Na minha opinião a afirmação está ligada ao conceito de liberdade negativa, pois segundo a liberdade negativa o individuo é o mais livre quanto mais o estado deixar de regular a sua vida. Logo não há conexão entre a liberdade e a democracia.

6. Estes dois conceitos estão relacionados, pois a democracia é a forma do governo em que a soberania é exercida pelo povo. Logo para decidir democraticamente é necessário o voto da população, assim entra o dever de cada cidadão. Para isso acontecer é necessário cada cidadão tomar a liberdade de decisão.

7.

7.1. Concordo, pois a liberdade é o poder de escolha, o direito de agir segundo a sua consciência de acordo com a própria vontade, desde que não danifique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão. Liberdade também é ser responsável pois se temos capacidade de escolher e ter o direito de agir também têm de assumir as consequências por cada ato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com