TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE FILOSOFIA CONSCIÊNCIA, LIBERDADE, RESPONSABILIDADE, DEVER, VIRTUDE, NORMAS, JUÍZOS, ÉTICA.

Por:   •  6/6/2016  •  Dissertação  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  1.542 Visualizações

Página 1 de 5

UNIDADE INTERADA HAYDÉE CHAVES

DISCIPLINA DE FILOSOFIA.

DEVYSON SILVA, FERNANDA BORGES, MELISSA FONTENELE.

TRABALHO DE FILOSOFIA


DEVYSON SILVA, FERNANDA BORGES E MELISSA FONTENELE.

[pic 1]

TRABALHO DE FILOSOFIA

CONSCIÊNCIA, LIBERDADE, RESPONSABILIDADE, DEVER, VIRTUDE, NORMAS, JUÍZOS, ÉTICA.

[pic 2][pic 3]

Trabalho apresentado para fins de avaliação bimestral do curso de Filosofia, Ensino Médio da U.I Haydée Chaves.

                             Professor solicitante: Claudio Coaracy.

Sumário

Introdução........................................................................................................................ 04

Definições do Individuo.................................................................................................... 05

Conceito de Normas Jurídicas e Morais............................................................................ 06

Conceito de Juízo de Fato e Valor..................................................................................... 07

Como a Nossa Sociedade Concebe a Violência ?.............................................................. 08

Relação entre Ética e Violência......................................................................................... 09

 Conclusão.......................................................................................................................... 10



Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar informações e questionamentos sobre consciência, liberdade, responsabilidade, dever, virtude, normas, juízos e ética, tendo em vista os conceitos de cada definição citada, e as perguntas sobre tais assuntos.

O que é?

- Consciência

- Liberdade

- Responsabilidade

- Dever

- Virtude

Definições:

Consciência: é a capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações.É também saber sobre aquilo que se pensa, ou faz, é reconhecer os fatos como certo ou errado.

Liberdade: é o fato de poder de exercer “livremente” a sua vontade. É o estado de uma pessoa que está isenta de restrições externas; não está sujeita a uma submissão.

Responsabilidade: é uma obrigação de responder por suas próprias ações ou ações confiadas a você e também aquelas que de certo modo você esteja inserido.

Dever: é o ato que se tem de executar em virtude de ordem, ou seja ter por obrigação algo.

Virtude: é a disposição, o habito de fazer o bem, buscar o que é justo.

Tendo em vista que você é um cidadão livre, desimpedido, e por esse motivo tem que ter a consciência e responsabilidade de que são através de suas virtudes (valores) que o ser humano como um ser pensante, cresce. É cumprido com seus deveres, seguindo dentro das leis estabelecidas a sociedade que se cria um homem de bem.

A partir das definições e do trecho assim se percebe que de uma maneira ou outra, essas atitudes, valores estão interligadas, podemos até dizer que são parecidas, é uma questão de caráter, um ser humano com sua razão deve ser e seguir de forma a ajudar a melhorar o mundo de forma justa cumprindo com sua responsabilidade como um todo.

Normas Jurídicas e Normas Morais.

O que são essas normas?

Norma jurídica é uma regra de conduta imposta, admitida ou reconhecida pelo ordenamento jurídico. Norma e lei são usadas comumente como expressões equivalentes, mas norma abrange na verdade também o costume e os princípios gerais do direito.

Em outras palavras, essas normas estão presentes em praticamente todos os atos em uma sociedade, algo imensurável e são atribuídas a quem faz algum ato que venha a “magoar” outro alguém, podendo gerar consequências variadas dependendo de cada caso.

Normas morais de forma objetiva, nada mais é que regras (princípios ou normas) de convivência social, ou seja, um meio em que nos guia ao modo de agir em nossas ações. Está ligada a moral, como uma forma de consciência social, onde as pessoas diferem o bem e o mal, o dever e a honestidade. São normas que nem é preciso estar escrita, o ser humano como um ser ciente de seus atos, sabe distinguir quando está cumprindo ou não com essas normas.

A relação entre ambas as normas é que as duas regulam as relações entre os homens, a sociedade como um todo.

E a diferença é que na norma jurídica o Estado pode usar de sua força para nos obrigar a cumpri-la, está na legislação, então você é obrigado a cumprir.

Já na norma moral o Estado não intervém, ela é cobrada pela sociedade e por sua consciência, está mais relacionada ao direito natural de alguém.

Juízo de fato e Juízo de valor

O que é juízo de fato? É aquele que descreve o que realmente são as coisas, pelo simples fato de existir, o que acontece em nosso dia a dia sem depender do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com