TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Responsabilidade e Liberdade Pessoal

Por:   •  4/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

ESCOLA SECUNDÁRIA da AMADORA[pic 3]

Curso de Educação e Formação de Adultos

Nível Secundário

Área de Competência: Cidadania e Profissionalidade

Unidade de Competência: 1

Núcleo Gerador: Direitos e Deveres

Domínio de Referência:1 Contexto Privado

Tema: Liberdade e responsabilidade pessoal

CP-1(1)

[pic 4]

Turma:  EFA 3

Professores:         João Santos

                José Correia

Aluna:   Ana Santos

2020/2021

Introdução

O Presente trabalho é sobre liberdade e responsabilidade pessoal, mais concretamente sobre a definição de liberdade e quais os nossos direitos e deveres enquanto cidadãos.

Este trabalho tem como objetivo definir a liberdade como um direito de que todos nós deveríamos usufruir, mas com a liberdade vem a responsabilidade, pois tudo que fazemos “livremente” tem as suas consequências. Não podemos pensar apenas em nós, pois todas as nossas ações vão influenciar os outros, mesmo que essa não fosse a nossa principal intenção, pois todos nós vivemos na mesma sociedade.

Este trabalho está organizado em três partes. Na primeira parte será abordado o tema como ser cidadão.

Na segunda parte será abordado o regulamento geral de ruído e quais as leis inerentes.

Na terceira parte será abordada a liberdade e responsabilidade pessoal.


Sumário

Introdução        2

1ª Parte        4

2ª Parte        5

3ª parte        6

Conclusão        7


1ª Parte

1- Concordo com a afirmação de Juan Saez referida no texto, de que ser cidadão não é uma tarefa cómoda porque ser cidadão é algo que se conquista com os atos de cidadania que vamos exercendo ao longo da nossa vida. O cidadão além de ter direitos também tem deveres e só cumprindo ambos é que se torna um cidadão.

2- Para mim ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade e à igualdade perante a lei, tendo que exigir os seus direitos, mas também cumprir os seus deveres.

Ser cidadão é também participar na sociedade, votar, ser votado e ter direitos políticos e sociais.

3- Ser um bom cidadão na sociedade em que vivemos não é apenas ajudar pessoas necessitadas. Para a pessoa ser um bom cidadão tem que se guiar pelas leis impostas pelo país onde vive. Temos de pensar em nós e nos que nos rodeiam, como cidadão devemos cuidar e preservar o nosso planeta e não apenas as pessoas que vivem ao nosso redor.

[pic 5]


2ª Parte

1- Na minha opinião, o aniversariante não está correto porque temos de respeitar o espaço dos outros. Embora o aniversariante estivesse em casa estava a causar ruído e a incomodar os vizinhos.

2- Numa situação semelhante, se fosse a aniversariante pediria imediatamente desculpa por estar a causar incómodo e baixaria a música para não causar qualquer incómodo.

3

3.1- O Regulamento Geral do Ruído define ruído de vizinhança como todo o som associado ao uso habitacional e às atividades que lhe são inerentes, produzido diretamente por alguém ou por intermédio de outrem, por coisa à sua guarda ou animal colocado sob a sua responsabilidade, que, pela sua duração, repetição ou intensidade, seja suscetível de afetar a saúde pública ou a tranquilidade da vizinhança. Por outras palavras: todo o barulho que se faz dentro de casa, mas que é ouvido pelos vizinhos e os incomoda.

3.2- As autoridades podem intervir cessando o incómodo, as mesmas deslocam-se ao local e efetuam as diligências necessárias e aplicam as coimas e sanções previstas na Lei.

3.3- O exercício de atividades ruidosas temporárias aos sábados, domingos e feriados e nos dias úteis entre as 20 e as 8 horas pode ser autorizado, em casos excecionais e devidamente justificados, mediante emissão de licença especial de ruído pelo respetivo município.

3.4- As obras de recuperação, remodelação ou conservação realizadas no interior de edifícios destinados a habitação, comércio ou serviços que constítuem fonte de ruído apenas podem ser realizadas em dias úteis, entre as 8 e as 20 horas, não se encontram sujeitas à emissão de licença especial de ruído.[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (110.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com