TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de atividades de Técnicas de Entrevista e Observação

Por:   •  9/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.315 Palavras (14 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Paulista – UNIP

Curso de Psicologia

Lista de atividades de Técnicas de Entrevista e Observação

São Paulo

2020

Exercícios

  1. Quanto à técnica de entrevista, descreva abaixo as áreas da psicologia na qual ela pode ser aplicada e por quê.

    R: A técnica de entrevista pode estar presente em quatro áreas da psicologia, sendo elas clínica, educacional, organizacional e na área de pesquisa.  O objetivo em cada área é diferente. Na área clínica, busca estabelecer o diagnóstico e prognóstico, fazendo assim uma coleta de dados sobre o paciente. Já na área educacional a entrevista torna-se necessária com os pais para que se possa ter ciência do comportamento do aluno e sua personalidade, com a finalidade de colaborar com o professor em alguns aspectos, também é realizada para se obter informações e dados da situação familiar. Na área organizacional a entrevista se dá no objetivo de encontrar um candidato que possa contribuir e atender as expectativas para determinada vaga. Quando se trata de questões na área de pesquisa, o objetivo a ser atingido é a coleta e análise de dados para a pesquisa a ser desenvolvida, sempre tem que ter o consentimento do sujeito.

  2. Explique de que forma a entrevista de anamnese se diferencia da entrevista devolutiva.

    R: O objetivo da entrevista de Anamnese é realizar um levantamento detalhado da história do sujeito e seu desenvolvimento, principalmente na sua infância. Quando se trata da entrevista devolutiva, o objetivo é comunicar ao entrevistado os resultados e também discuti-los.

  3. A entrevista psicológica se diferencia em termos de sua estruturação, conforme proposto por Bleger (2003), podem ser de três tipos. Cite e descreva quais são estas.

    R:
     A entrevista psicológica, pode apresentar três formas diferentes de estruturas, podendo ser:  livre/não estruturada, fechada/estruturada ou semi-dirigida/ semi-estruturada. A livre, busca ouvir o discurso espontâneo, com perguntas abertas, privilegiando a subjetividade do sujeito, buscando conhecer o sujeito com profundidade. Já na fechada, a busca por informações são especificas, padronizadas, usando perguntas fechadas. Na semi-dirigida, o entrevistador tem certeza do que quer buscar e tem certa flexibilidade na formulação de perguntas e nas suas sequências.

  1. Quais as etapas do processo psicodiagnóstico, conforme estudado em Cunha (2000).

    R:
     As etapas do psicodiagnóstico são: entrevista, entrevista de Anamnese, bateria de testes psicológicos (se necessário), devolutiva, encaminhamento e, por fim, o relatório psicológico. Quando se trata do psicodiagnóstico infantil, adiciona-se a entrevista com os pais/ responsáveis e também a observação lúdica.

  2. Considere as técnicas de entrevistas psicológicas estudadas em aula e justifique a frase ao lado, com suas próprias palavras: “um erro diagnóstico impõe ao paciente um esforço inútil no sentido de que ele nos expõe seu mundo interno, falando de seus sofrimentos e angustias e, ao final, diante do erro, poderá não mais confiar em um processo psicoterápico que, se iniciado, não alcançará seu objetivo, que é o da cura”. (extraído de: Freud (1913) em: O Início do Tratamento).

    R:
     A frase apresentada, dita por Freud, retrata que se houver um equívoco no diagnóstico ou durante o processo do psicodiagnóstico pode levar a uma falta de confiança do paciente em relação ao profissional.

  1. A entrevista clínica é considerada uma das principais competências do psicólogo. Destaque as questões internas e externas que podem ocorrer conforme visto em Benjamim (2011).

    R: Na entrevista clinica existem fatores externos e internos que podem influenciar no processo de entrevista. São os fatores externos, a sala que não pode se apresentar como ameaçadora ou barulhenta nem para o entrevistador nem para o entrevistado,e sim deve-se manter um ambiente agradável e evitar interrupções. Como interno se destaca a motivação do profissional em se propor a ajudar, influenciando diretamente a ligação do entrevistador e entrevistado, o conhecer do psicólogo sobre ele mesmo para poder compreender o paciente.

  2. Sobre o procedimento e estrutura da entrevista clínica, como o psicólogo deve proceder no início e no final desta entrevista?

    R: O procedimento inicial a ser realizado é a entrevista de triagem, onde o profissional coleta dados com o objetivo de avaliar a demanda do paciente e fazer um encaminhamento, este que pode vir juntamente com a entrevista devolutiva, que tem por finalidade comunicar o sujeito o resultado da avaliação.

Leia o caso abaixo e responda as questões:

Carlos (nome fictício) é um menino de 8 anos, cursando a quarta série do ensino fundamental de uma escola pública, terceiro filho, mora com sua mãe e seus irmãos de 18 anos e 12 anos na periferia de São Paulo. Seu pai abandonou a família sem aviso e desapareceu, quando ele ainda era um bebê de 3 meses. A situação financeira da família é complicada e seus recursos econômicos muito precários. Por vezes, durante o atendimento psicoterápico, faltou dinheiro para comprar alimentos, quando isso ocorria sua mãe levava Carlos para a casa da avó materna e desta forma ele faria ao menos uma refeição. Carlos é um garoto alegre e bem humorado, não apresenta dificuldades na escola, considerado simpático e comunicativo pelos familiares e colegas. Já no primeiro encontro com a psicóloga Ana, ele mostrou-se afetivo e pode estabelecer um bom vínculo com ela.   Marta, sua mãe procurou o consultório da psicóloga Ana alegando que: "não sabia mais o que fazer com ele", segundo suas palavras. Na escola as professoras reclamavam do seu comportamento em sala de aula, apesar de Carlos apresentar um bom rendimento acadêmico.

  1. De acordo com o que você aprendeu em TEO esclareça como a psicóloga Ana deve proceder com Carlos (8 anos) e sua mãe Marta, antes de começar qualquer tipo de intervenção terapêutica?

    R: O primeiro passo a ser realizado pela profissional é a entrevista com mãe de Carlos para que se possa ter  ciência da situação que se passa com Carlos, tanto em relação ao ambiente escolar como também no familiar.

  2. Dentre os tipos de entrevista conhecidos por você, que tipo delas seria indicado para o caso?

    R: A entrevista de Anamnese.

  3. A entrevista fechada seria indicada para o caso acima?

    R: Não seria indicada, pois em situações como essas é indicado que a subjetividade do paciente flua de modo natural, sem nenhum tipo de controle sob sua fala.

  4. Elabore um roteiro de entrevista semiaberta para Ana realizar entrevista sobre o caso de Carlos.
  1. Quem poderia ser chamado para entrevista?
    R: Marta, sua mãe, e suas professoras.
  2. Quais as questões, que deveriam ser feitas por Ana, para coleta de dados sobre Carlos?
    R: Na entrevista com a mãe:
    1. Como Carlos costuma se comportar com você?
    2. Quando seus irmãos estão presentes, esse comportamento costuma a mudar?
    3. Como Carlos lida com a ausência do pai no dia a dia?
    4. Em casa, como ele reage ao receber ordens?

Na entrevista com a professora:
5. Como ele costuma se comportar em sala de aula?
6. Na escola, como ele reage ao receber ordens?
7. Como costuma ser o relacionamento com as outras crianças?
8. Como ele reage ao realizar atividades relacionadas à família?

Leia o caso abaixo e responda as questões:

Ana psicóloga relata que, durante uma sessão, Carlos lhe fazendo a pergunta, “você tem filhos?”, enquanto modela com as mãos, duas metades de massinhas branca imitando um pão e encaixa outra marrom entre as duas, como se fizesse um hamburguer. Ana lhe informa que não. Ele pergunta a seguir se ela sabia fazer panqueca, e quando respondi que não, ele fala: "Quando você tiver filhos vai ter que saber fazer hamburguer, assim como minha mãe faz para mim". Ana pergunta se a mãe faz hamburguer para ele e ele diz que quando não tem pão, pois não têm dinheiro para comprar, a mãe lhe faz panqueca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com