TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulo da Atividade Estruturada: Entrevista com um Professor

Por:   •  23/5/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]Universidade Estácio de Sá

Curso: Letras – Língua Portuguesa

Disciplina: Filosofia da Educação

Titulo da Atividade Estruturada: Entrevista com um Professor (a)

Aluno (a): Anadir Beatriz Marques Faria / Matrícula: 201909246638


OBJETIVO:

  Observação de uma sala de aula do Ensino Fundamental e conciliação com algum conteúdo estudado nas aulas.

  Através das aulas de Filosofia da Educação conseguir assimilar como verdadeiramente funciona na prática

 

INTRODUÇÃO:

  Este relatório tem a finalidade de apresentar a proposta de pratica com componente curricular, realizado na escola municipal Luis Marques de Oliveira, situada no Córrego Santa cruz – Município de Inhapim – MG, no dia 11 de outubro de 2019.

  A escola atende do 1° ano do ensino Fundamental ao 4° ano do ensino básico.

  O professor observado e entrevistado chama-se Pollyanna Lima, possui nível superior completo, formado em Pedagogia no ano de 2008. Trata-se de uma turma do ensino fundamental, com 20 alunos, contudo somente 17 alunos estavam presentes no momento.

 No dia da entrevista a escola e os alunos comemoravam a semana da criança com jogos brincadeiras e sorteios.

ENTREVISTA:

• Para você o que é ensinar?

Ensinar é a capacidade de transmitir conhecimento, não precisa ser somente dentro de uma sala de aula. Você pode aprender com coisas pequenas, como descer de um ônibus, por exemplo, e até mesmo não ler no ônibus porque lembrou que em uma determinada aula como vimos em física, ler em movimento faz mal as vistas. Ensinar é educar para a vida, é poder ajudar a construir um cidadão que reconhece seus direitos e que se reconhece como tal.  

 

• Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

Podemos usar o quadro, mas tudo depende da aula. Eu gosto de fazer investigação com o uso do livro didático fornecido pela escola. Eu dou assistência, porem tento fazer com que eles procurem uma resposta e ao encontrarem não apenas copiem, mas me questionem o porquê de ser aquela resposta.  

 

• Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

Sim, no Maurice Tardif. Ele diz que podemos repassar o conhecimento através do que os alunos apresentam na aula e que acontece do cotidiano deles.

E também me identifico muito com Paulo Freire. Para mim a educação é libertadora, abre portas, tira vendas e possibilita novas oportunidades e experiências. Acredito na importância relação professor/aluno, aluno/mundo.  

 

• Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula? Como você trabalha com os conflitos?

Nas minhas aulas as turmas são bem tranquilas. Olhando por uma perspectiva de conflitos, eu tento me infiltrar no meio e quando eles percebem estamos todos rindo da situação. Mostro que é bobeira e perda de tempo o conflito e que diferenças existem. Temos que dar aulas observando cada aluno e cada um tem um jeito de se expressar, com isso busco transmitir conforto para todos.

CONCLUSÃO:

  A motivação é fundamental para que os alunos aprendam e também para que se envolvam uns com os outros. O modo como o professor prepara a aula é de muitíssima importância, pois é se baseando neste processo que ele a conduz.

Assim, mantendo uma boa relação com os indivíduos e também os transmitindo conhecimento.

  O professor tem seu plano de aula pronto. Apresenta suas atividades com base nas orientações curriculares. O objetivo desta aula é falar sobre força gravitacional e ele faz uso do quadro disponível na sala de aula e os alunos estão com seus respectivos matérias (caderno, caneta, lápis etc.) sobre suas mesas e eles sentados em cadeiras.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (68.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com