TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANILHA DE REGISTRO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO III CARACTERIZAÇÃO, ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO

Por:   •  3/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.056 Palavras (17 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE PEDAGOGIA

[pic 1]

Camila Carniel

ESTÁGIO CURRICULAR III

Lajeado[pic 2]

2010

PLANILHA DE REGISTRO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO III

CARACTERIZAÇÃO, ENTREVISTA E OBSERVAÇÃO

Nome do(a) aluno(a): Camila Carniel

Instituição de Ensino/ Local do estágio: Escola Estadual de Educação Básica São Francisco

Município: Progresso                                                           Estado: RS

Turno de estágio: Manhã, Tarde e Noite

Gestor responsável que será acompanhado pelo estagiário: Zuleide Dartora Mânica

 

Relato e análise das atividades de CARACTERIZAÇÃO, OBSERVAÇÃO E ENTREVISTA junto à equipe gestora:

A Escola Estadual de Educação Básica São Francisco está localizada na Rua 4 de novembro, nº 900 no centro do município de Progresso, a 180 km da capital do Estado, possuindo uma área de 4. 882 m². A área construída é de 1. 170 m², restando uma área livre para recreação de 3. 712 m², na qual há uma quadra de esportes, uma pracinha, uma horta e um ginásio. Esta Escola é a única Escola do Município que oferece Educação Básica, atendendo atualmente alunos nos três turnos,manhã e tarde com Educação Infantil,(sendo mantenedora o município, cedendo somente o espaço físico) ao Ensino Médio nos horários de 7 h 40 min às 12 h  e 13 h  e 30 min às 17 h e 30 min e no turno da noite somente com Ensino Médio no horário de 18 h e 45 min às 22 h e 45 min. Aproximadamente 56% destes são oriundos de localidades do interior do município dependendo assim de transporte escolar para chegarem a escola, os demais residem na Sede,totalizando 588. A Escola conta com um Círculo de Pais e Mestres (CPMC) sendo o presidente Jaime Kipper e o Conselho Escolar tendo como presidente Roberto Inácio Mafassioli.

A equipe gestora, é formada pela Diretora Zuleide Dartora Mânica, por três Vice-diretoras, Roseli Carissimi, Leida Battisti e Jocimara Koempfer Draghetti. Orientadora educacional Maria De Lurdes Nicaretta e a coordenadora pedagógica Maira Zonatto. Atuam na escola 30 professores, e 6 funcionárias.

Gestão (do latim gestio) significa ato de gerir, gerência, administração, (FERREIRA), 1986, p.985). Gestão é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção. Historicamente vem se firmando no âmbito da administração da educação e no estudo das instituições e organizações, incluindo as educacionais, como sinônimo de administração com um sentido mais dinâmico, traduzindo movimento, ação, mobilização, articulação. Embora, existam, na literatura, algumas discordâncias quanto à aplicação do conceito de gestão à educação, hoje é preponderante seu emprego para exprimir a responsabilidade pela direção e qualidade da educação em todos os níveis. (FERREIRA, 2000, p. 307). 

A secretaria é composta por quatro mesas, uma da diretora, e as demais das vices, com um computador com internet disponível. Ali também são encontrados, armários com registros, dos alunos, professores e funcionários, como também documentos da escola PPP, Regimento, Plano de estudos. Ao lado em um ambiente separado, fica a sala da coordenadora e orientadora, onde também tem a disposição um computador e duas mesas. E armários, com matérias como históricos, cadernos ponto, atas diversas de reuniões pedagógicas, e materiais de trabalho das orientadoras e supervisoras. A sala é ampla, arejada, iluminada e bem organizada. Há murais com avisos e lembretes de funcionamento interno. Ao lado também se encontra a sala da secretária e monitora da escola, com um computador de acesso e uso somente da secretária, ali também encontram-se as duas máquinas de xerox com impressora que a escola possui.

A sala dos professores é composta com uma mesa grande para o encontro do grupo de professores, nas reuniões pedagógicas, hora do recreio e momentos livres. Cada um dispõe de um armário para guardar seus materiais. Está a disposição ali também, um computador para acesso a internet e outros trabalhos que desejam realizar, como também livros diversos de apoio teórico para a prática educativa.

A diretora do educandário atua na educação há 30 anos e na direção há seis anos. Formou-se em licenciatura em Matemática, fez pós em Estatística e matemática aplicada e também em Educação Especial. A vice-diretora Roseli graduou-se em geografia e fez pós em Psicopedagogia, a vice-diretora Leida graduou-se em Português e fez pós em Educação Especial, a vice-diretora Jocimara graduou-se em Licenciatura curta em Artes, e Curso Normal Superior e fez pós em Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico Supervisão e Orientação Escolar. Todos os professores juntamente com a direção participam anualmente de diversos cursos de aperfeiçoamento de professores.

Em entrevista a diretora ressaltou que as maiores dificuldades encontradas em seu trabalho são a falta de limite, agressividade e violência. Situações estas que sempre tentam solucionar através de conversas, comunicado aos pais, ao Conselho Tutelar, e também são encaminhados aos profissionais que atendam essas situações.

As principais funções que a diretora exerce na escola, é cuidar da parte administrativa e pedagógica da escola, e salienta que o que é gratificante é ser reconhecido pelo trabalho importante que exerce.

Para Saviani, a gestão da educação é responsável por garantir a qualidade da educação, entendida como um processo de mediação no seio da prática social global, por se constituir em um mecanismo de humanização e de formação de cidadãos. A gestão atualmente necessita ser vista a partir do contexto social, econômico, político, cultural e tecnológicas, levando em consideração as novas tecnologias que estão chegando as escolas.

Na entrevista, a diretora da escola relatou que a Escola num processo de compromisso, participação, integração e tentando desenvolver a política de inclusão, abre o espaço para essas crianças especiais, em classe regular, dando assistência de um modo geral, ajudando e auxiliando os professores nas suas dificuldades. Além disso coloca que a partir da lei da inclusão foi adaptado os espaços(precariamente), pois conforme o artigo 205, 206 e 208 da Constituição Estadual do RS, é dever do estado e não do CPM  da escola para dar as condições de adaptação e também continuando nos artigos 199 e 214 inciso 1º, 2º e 3º. Salienta que começaram a incluir os especiais adaptando os currículos conforme a necessidade. Não existe na escola um programa específico, os profissionais estão se adaptando conforme as necessidades. Nas séries inicias não existem profissionais habilitados para trabalhar com a Educação Especial. “Ainda há muito o que fazer”, diz a diretora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (279.3 Kb)   docx (104.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com