TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro O Que é Psicologia

Tese: Livro O Que é Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 10

O que é psicologia - Resumo do Livro

O QUE É PSICOLOGIA1

A abordagem da escritora inicia-se com uma série de questões relacionadas com o indivíduo e sua relação com o que o cerca, considerando essas questões muito mais antigas que a própria escrita. Acredito que a pergunta mais conflitante seja “Quem sou eu?” – Pag. 7, tendo em vista ser uma pergunta de difícil resposta considerando a pluralidade dos indivíduos que compõem uma sociedade e considerando que todo indivíduo é influenciado por esta sociedade em vários aspectos. Embora as respostas sejam diferentes em lugares e épocas, essa preocupação de relacionamento do homem com outro homem e lugar é sempre presente.

Se no passado estas questões surgiam o tempo todo, no mundo moderno elas se tornaram mais constantes e generalizadas, fazendo com que problemas existentes somente em determinados momentos da vida do indivíduo, se generalize por toda sua vida.

Essas inquietações, aliada ao fato de que nem sempre é possível externá-las, acaba por gerar distúrbios emocionais que acabam refletindo no organismo do individuo.

A Psicologia tentar solucionar estes distúrbios emocionais que geram sintomas no organismo do individuo, através da tentativa de compreender o homem como um todo e seu relacionamento com o outro.

A princípio, a partir de conceitos oriundos da Grécia antiga, a Psicologia era uma ciência que estudava a alma, e durante séculos foi assim que ela existiu. René Descartes rompe com esse conceito e teorizava que havia uma distinção entre corpo e mente. Para ele “a realidade consistia em duas áreas distintas: o domínio físico do material e o reino imaterial da mente”2. Descartes acreditava também, que em alguns momentos as atividades humanas eram decorrentes da interação da mente e do físico. Entre essas atividades havia a sensação, a imaginação e o instinto.

Por volta do séc. XVII/XIX, duas formas de pensar foram estabelecidas: o Empirismo Inglês, que acreditava que todo o conhecimento se baseava nas sensações, e o Racionalismo Alemão, que acreditava que a mente teria o poder de gerar idéias, independentemente da estimulação sensorial. Todo o conhecimento se basearia desta forma, na razão, e a percepção seria um processo seletivo.

Com campo próprio de estudo, a Psicologia se preocupa com o Homem. Segundo Lauro de Oliveira Lima a Psicologia individual pode ser considerada como “Microssociologia”. Para ele, “não é possível observar o ser humano senão através de momentos nos quais se encontra em interação”. Nesse caso, os fenômenos psicológicos são sempre estruturais e estruturantes, pois uma relação humana, sendo circular, tende a criar uma estrutura. Desta forma a Psicologia invade as fronteiras da sociologia. Sendo o indivíduo um organismo em ação, o campo da Biologia também está presente nos estudos da Psicologia.

A psicologia estuda comportamento humano e animal. O estudo do comportamento do animal irracional oferece bases importantes para a compreensão do comportamento humano, porém não se pode ignorar que as reações do ser humano e de qualquer ser irracional são totalmente diferentes tendo em vista que o homem é peculiar em suas manifestações com o meio e com outro individuo. Em síntese, a Psicologia é o estudo do comportamento e especificamente no trabalho da autora, trata-se do estudo do comportamento humano.

O campo da Psicologia é extenso e tenta responder várias questões.3

A psicologia, através do estudo científico do comportamento quer alcançar três objetivos: a descrição, a predição e o controle do comportamento. A descrição é a etapa do estudo científico do comportamento que se refere à necessidade de tornar claras as condições nas quais o fenômeno ocorre, sem qualquer significado. A predição é a etapa do estudo científico do comportamento em que o estudante do fenômeno é capaz de prever o que acontecerá a cada passo de seu estudo. O Exemplo disso é quando se condiciona um rato de laboratório a receber alimento toda vez que pressiona uma determinada alavanca. O controle do comportamento é a etapa do estudo científico do comportamento onde o objetivo é controlar ou manipular o comportamento do indivíduo. Um exemplo muito comum dessa etapa se dá quando uma determinada propaganda induz um comportamento diferente por parte do povo que a assiste.

O HOMEM: UM SER ESPECIAL

Além de ser difícil estudar o homem, a ignorância que temos de nós mesmos é muito grande. A convivência do homem com o outro homem e não a sua capacidade de raciocínio é que o faz diferente dos animais irracionais. Nesse relacionamento com outros homens, mesmo de mesma espécie, mas de comportamento diferente, o homem tem a possibilidade de, interagindo com o semelhante, crescer ou adoecer, conforme for a sua visão do mundo e de si mesmo. Um exemplo da dependência do ser humano que não ocorre entre os animais irracionais é a capacidade de prover seu próprio alimento. O homem, por não ser provido de instinto, como os animais irracionais terá que, ao longo de sua existência aprender tudo, para sua própria sobrevivência. Ao contrário dos animais irracionais, ele deverá aprender até mesmo a se alimentar no seio de sua mãe. Após este aprendizado, ele deverá aprender como comer comida sólida e assim por toda sua vida. Esse aprendizado ocorrerá de acordo com a vivência comportamental e cultural do individuo. Por conta disso, há lugares em que se comem determinados tipos de comidas que são abomináveis em outros. Alguns comem de garfo e faca, outros de rachi e outros com o uso direto das mãos.

Não seria possível ao pensar ou fazer cultura sem a linguagem. Somente o homem consegue falar e utilizar-se dos símbolos para externar o que precisa. Presente e passado podem ser ligados e futuro pode ser antecipado através da linguagem. A capacidade de pensar, lembrar, elaborar, organizar, abstrair, prever, julgar, planejar, idealizar, está diretamente relacionada com a linguagem. Sem linguagem não haveria interação social e os processos de troca onde ocorre aprendizado teriam que ser vivenciados repetidas vezes. A nossa visão de mundo está também ligada a linguagem.

Há vários mecanismos do comportamento que estão relacionados com a necessidade do homem provoca tensões e essa tensão leva o homem a praticar algumas ações visando alguns objetivos. Ao alcançar o objetivo, suas tensões reduzem. As necessidades são tanto no nível físico como no nível subjetivo. Não alcançar os objetivos almejados faz com que o homem se sinta frustrado. As frustrações geralmente se classificam como frustrações por demora, contrariedade e conflito. Mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com