TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PRODUÇÃO TEXTUAL

Por:   •  3/3/2016  •  Seminário  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Metodologia do trabalho científico e produção textual

PARADIGMA  é um modelo ou padrão a seguir.

POSITIVISMO  é uma corrente filosófica onde as ideias são baseadas na observação , exatidão, sem especulações ou teorias ou especulações teológicas ou metafísicas.

CONSTRUTIVISMO,  nessa teoria, ou realidade, é uma construção criada por quem observa.

PARADIGMA são padrões psicológicos , modelados que usamos para navegar  na vida; por exemplo, aquilo que vai ser observado e como será, quais questões serão formuladas .

ENFOQUE , toda atenção voltada ao objeto no determinado momento. Pode ser interpretativo por que, cada um pode criar sua própria opinião a cerca do objeto.

PARADIGMA POSITIVISTA

Empírico, racional, quantitativo, altamente eficaz no desenvolvimento científico; trouxe muitos resultados. Toda pesquisa tem como objetivo testar a hipótese, analisando estatisticamente os dados até serem provados cientificamente.

PARADIGMA INTERPRETATIVO

Também chamado de humanista, naturalista, femenemológico ou etnográfico. Sem interesse de generalizar o objeto de estudo. A base de interpretação são desejos, interesses, motivações, expectativas, observação ideológica. Individualizar.

PARADIGMA SÓCIO-CRÍTICO

Veio para servir de alternativa entre o positivismo e o interpretativo. Um equilíbrio entre o reducionismo do positivismo e o conservadorismo do interpretativismo. Tendo um projeto de pesquisa dialético, oferece várias opções que devem ser analisadas diante monitoramento das variáveis para se atingir o objetivo. Significa que é difícil conseguir pureza no uso desses paradigmas.

PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA

Em todas as disciplinas científicas encontramos o método científico, sendo distinguidas especificamente por seus objetos. Eu prefiro dizer que seja o estudo da alma, por isso tanta variação. Temos 4 tipos de metodologias aplicadas ao desenvolvimento e conhecimento em Psicologia; o Clínico, o Comparativo, o Etológico e o Estatistico. Um conjunto de técnicas que podem ser consideradas de desenvolvimento da Psicologia, varia em função de cada área. Podemos dizer que, na Psicologia não há terminologia ou metodologia comum , mas sim, uma grande variedade de orientações técnico-metodológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com