TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELAGM TREINO AOM COMEDOURO

Por:   •  30/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  1.571 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO TREINO AO COMEDOURO E MODELAGEM

PRÁTICAS LABORATORIAIS

SÃO PAULO, 2021

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO TREINO AO COMEDOURO e MODELAGEM

PRÁTICAS LABORATORIAIS

Material elaborado para orientação das práticas laboratoriais da disciplina Análise Experimental do Comportamento do curso de Psicologia da Universidade Cidade de São Paulo.

Professoras responsáveis: Profa. Dra. Gisele de Lima Fernandes Ribeiro e Profa. Ma. Mara Poltroniere

SÃO PAULO, 2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................................3

MÉTODO.......................................................................................................................4

Sujeito .......................................................................................................................4

    Materiais ...................................................................................................................4

    Procedimento.............................................................................................................5

    RESULTADOS E DISCUSSÃO.....................................................................................6

       Resultado 1° Análise - Comportamento Operante......................................................8

       Discussão....................................................................................................................9

   REFERÊNCIA ...............................................................................................................10

   ANEXO...........................................................................................................................11

INTRODUÇÃO

 

      O presente relatório, tem como objetivo observar mudanças de comportamento do sujeito experimental em seu nível operante, em um ambiente controlado (versão virtual de uma caixa de Skinner), onde é submetido ao experimento, com o objetivo de modelar tal comportamento a resposta em questão que não se encontrava com frequência ativa no repertório do sujeito no início dos experimentos.

      É necessário ensinar o sujeito em etapas curtas, sendo a primeira delas um procedimento de condicionamento clássico, pareando o som característico de pressionar a barra com a associação som-comida.

      A razão de iniciar por condicionar o estímulo neutro som ao estímulo reforçador primário alimento é o de garantir que, na modelagem a resposta desejada, pressão a barra, seja reforçada imediatamente após sua emissão. Ao se inserir uma nova variável, fala-se sobre comportamentos operantes discriminados, ou seja, se houver a emissão do comportamento em um determinado contexto, ele produzirá consequência reforçadora. 

       Segundo Moreira e Medeiros, a modelagem pode ser conhecida como uma técnica aplicada através de reforços diferenciais até o objetivo ser atingido. Os comportamentos que destoam aprovação objetivo simplesmente não são reforçados, até irem gradualmente se moldando até o comportamento alvo.  

      Após o procedimento da modelagem, esse desempenho passa a ocorrer em frequência maior que os outros registros em nível operante, devido ao reforço inserido no ambiente que trouxe motivação ao animal para exercer o comportamento de pressão a barra.  

      Quando falamos em controlar o comportamento, falamos em “dispor as condições necessárias e suficientes para que o comportamento se torne provável de ocorrer” (MOREIRA e MEDEIROS, 2007).

Utilizando essas definições, é possível uma melhor compreensão dos resultados realizados com o sujeito experimental e seus comportamentos, como será detalhado especificamente em cada parte deste relatório. 

MÉTODO

Sujeito

Para a relização do experimento foi utilizado o sujeito experimental,  o rato virtual do simulador operacional Sniffy Pro 2.0. Um rato albino, semelhante ao rato Wistar - comumente utilizado em experimentos com ratos reais-, submetido ao registro de Nível Operante.

Materiais

O experimento foi realizado em aula conduzido pela professora Gisele, responsável pela disciplina do curso de Análise Experimental do Comportamento.   Foram disponibilizadas na plataforma do BlackBoard, folhas de registro do Treino ao Comedouro e da Modelagem. Foram utilizados os seguintes materiais: computador, Programa Sniffy Pro 2.0, pendriver, livros, artigos e slides das aulas.

Procedimento

   

Treino ao Comedouro

     O procedimento foi realizado por um grupo de três estudantes do curso de Psicologia da turma  do 3º E - da Universidade da Cidade de São Paulo.

     A partir da análise de dados a qual foi solicitado o acesso à plataforma do BlackBoard para acompanhamento e entendimento da orientação da Prática 2 – Treino ao Comedouro e Modelagem – AEC e aos Registros do Rato Virtual para o desenvolvimento do documento.

      A primeira etapa constituiu-se em compreenção, através da explicação das aulas da professora Gisele, com o Treino ao Comedouro, com o objetivo em ensinar o animal encontrar a comida e fazer a associação do som da pressão a barra com o alimento, realizando o condicionamento clássico.

       A segunda etapa movimentou-se no processo de Modelagem, caracterizado pela apresentação de reforços de acordo com seguimentos, sendo  através de treinos de modelagem de respostas que consistiam no reforçamento diferenciativo de aproximações constante.

     Através dos dados disponibilizados pela tutora Gisele, conduziu-se o estudo e preenchimento das  folhas de registro ao Comedouro e da Modelagem.

Após seguir os comandos anteriores, foi possivel a constiuição do relatório, comparando o resultado no nível operante com o  resultado da Modelagem.

RESULTADO E DISCUSSÃO

Treino ao Comedouro

Para os dados do Treino ao Comedouro, apresentamos o tempo transcorrido para a barra “Sound Food” da janela da mente Associações Operantes que atingiram a medida de ¼  até a medida de  ¾.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (334 Kb)   docx (263 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com