TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELOS PEDAGÓGICOS EPISTEMOLÓGICOS - FERNANDO BECKER

Exames: MODELOS PEDAGÓGICOS EPISTEMOLÓGICOS - FERNANDO BECKER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 3

MODELOS PEDAGÓGICOS EPISTEMOLÓGICOS - FERNANDO BECKER

No texto de Fernando Becker, são apresentadas três diferentes formas de ensino/aprendizagem em sala de aula: Pedagogia Diretiva, não-diretiva, Relacional e seus pressupostos epistemológicos.

・PEDAGOGIA DIRETIVA e seus pressupostos epistemológico temos a imagem do professor monopolizados da aula. “O professor fala e o aluno executa. O professor dita e o aluno copia. O professor decide o que fazer e o aluno executa. O professor ensina e o aluno aprende”. Esse seria um exemplo típico de uma aula tradicional, a qual se declara a morte, principalmente, da curiosidade do aluno. O conhecimento se dá à medida que as coisas vão sendo introduzidas pelos professores nas crianças. Para Becker, “o professor age assim porque ele acredita que o conhecimento pode ser transmitido para o aluno. Ele acredita no mito da transmissão do conhecimento”. O professor, representante do meio social, determina o aluno que é considerado uma tabula rasa frente a um novo conteúdo. O professor jamais aprenderá e aluno jamais ensinará. (A←P)

Modelo epistemológico da pedagogia diretiva – Empirismo, o sujeito é o elemento conhecer, centro do conhecimento, o objeto é o que o sujeito não é, sendo o meio físico ou social e o conhecimento e a capacidade de conhecer vem do meio físico e social. (S←O)

・PEDAGOGIA NÃO-DIRETIVA e seu pressuposto epistemológico, busca-se o extremo, onde o professor é apenas auxiliador ou facilitador para o aluno nas atividades. Nesse modelo tem-se a concepção de que o aluno traz consigo uma bagagem hereditária de conhecimento que necessita apenas de auxílio, no caso o professor, para despertar. O próprio aluno é o indivíduo capaz de interferir no meio físico e social, o social, o professor é despojado de sua função e o modelo anterior nessa concepção não funciona. Para Becker, “o professor não-diretivo acredita que o aluno aprende por si mesmo. Ele pode, no máximo, auxiliar a aprendizagem do aluno, despertando o conhecimento que já existe no aluno. - Ensinar? – Nem pensar! Ensinar prejudica o aluno.” (A→P)

Modelo epistemológico da pedagogia não-diretiva – Apriorismo, a bagagem hereditária já traz em si programados os instrumentos do conhecimento esperando apenas sua maturação, a interferência do meio físico ou social deve ser reduzida ao mínimo. (S→O)

・PEDAGOGIA RELACIONAL e seu pressuposto epistemológico. Esse modelo tem por objetivo um trabalho em conjunto, no qual a construção do conhecimento se dá por meio da reflexão. “ O professor construirá, a cada dia, a sua docência, dinamizando seu processo de aprender. Os alunos construirão, a cada dia, a sua discência, ensinando aos colegas e ao professor novas coisas.” “ O resultado desta sala de aula é a construção e a descobertas do novo, é a criação de uma atitude de busca,e de coragem que esta busca exige”. Assim tem-se aqui a superação dos dogmas impostos pelos modelos anteriores citados, pois o aluno e o professor desenvolvem o trabalho juntos, numa contínua troca de experiências e saberes, ou seja, um aprende com o outro. (A⇔P)

Modelo epistemológico da pedagogia relacional – Construtivismo, no desequilíbrio o sujeito refaz seus instrumentos de assimilação em função da novidade. O sujeito constrói

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com