TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manejo do Caso "Família Flores"

Por:   •  11/2/2019  •  Resenha  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  1.240 Visualizações

Página 1 de 2

Victoria Coutinho Couto

Atenção Psicossocial e Saúde Mental

Atenção psicossocial e uso de álcool e drogas

Manejo do caso “Família Flores”

        O caso da família Flores chegou ao conhecimento do CAPS através de vizinhos. O serviço então decidiu por fazer uma visita domiciliar. Ao chegar a casa foi constatada a situação precária em que a família Flores, composta por quatro membros, vive.

        A equipe teve conhecimento do caso de alguns membros da família. Dona Vilma apresenta episódios maníacos, delírios com conteúdo mítico-religioso, episódios depressivos de severa prostração e isolamento dentro de casa. Sérgio costumava ter crises de pouca duração com confusão mental, conflitos entre ideias opostas e uso de álcool. João faz uso de várias drogas e se coloca em risco em diversos momentos. Rony não apresenta sintomas.

        Dona Vilma, Sérgio, João e Rony (que dorme numa barraca de camping do lado de fora) residem numa casa de três cômodos sem muita distinção de cada. O banheiro se localiza do lado de fora, sem saneamento básico. A casa se localiza no alto de um morro sendo de difícil acesso. É evidente a precariedade.

         Essa família é caso de articulação da rede como um todo criando, de fato, uma rede de cuidado para que o usuário possa ser atendido integralmente. É importante que haja escuta individual e também familiar para que se possa compreender as demandas familiares.        Neste sentido, o CAPS tem papel importante no cuidado na articulação da rede com a atenção básica e os serviços de assistência social.

        Sendo assim, acionar os serviços do CRAS para que se consiga ter mais informações quanto à pensão recebida pela família e a necessidade de benefício de prestação continuada. Por meio dessa ação pode-se junto à família, oferecer ajuda para que tenham melhores condições de moradia.

        Cabe ao CAPS, fazer matriciamento para ter maior conhecimento do caso e discuti-lo com outros serviços envolvidos, como por exemplo, a atenção básica e possivelmente o CAPS AD.

        Através dessas informações e da escuta de cada individuo é possível, juntamente a ele, montar um projeto terapêutico que seja, de fato, singular e para o sujeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com